sábado, 5 de maio de 2012

O Movimento Responde:


É sempre muito importante o diálogo com os nossos leitores, porque a troca de experiências e de conceitos é um fator que  agrega valores para a consolidação da cidadania.

Como o seu texto se refere a diversos assuntos, tomamos a liberdade de responder no seu próprio texto (que está em azul).

From: weser24@hotmail.com
To: novoaeroporto-emnovaarea-emribeirao@hotmail.com
Subject: RE: Quedas de avião comumente ocorrem próximo a aeroportos
Date: Fri, 20 Apr 2012 20:20:13 +0300
Ola boa tarde , porem devemos pensar em vez de panelaço, quebra-quebra, pensar em trazer recursos para que a nossa cidade de Ribeirao Preto desenvolva da melhor forma possivel,

Em nossa opinião o panelaço veio em boa hora porque significa que a população, está começando a ficar cansada de que os políticos – no caso a Câmara Municipal – se considerem como sendo os donos da cidade e da verdade absoluta, e não deem a menor atenção às reivindicações populares. É  um bom sinal para a consolidação da cidadania porque sinaliza que a população está saindo da apatia e está começando a discutir a cidade, que é de todos nós.

parar com pensamentos que isso vai acontecer risco existem , em todas as situações , mais tenho a grande certeza que a prefeitura de Ribeirão Preto tem um projeto para ampliação do aeroporto com muita segurança

Neste ponto, permita-nos discordar. Não existem acidentes quando são causados por negligência. No caso, por exemplo, da construção civil, se um operário despenca não é por acidente mas sim por falta de prevenção porque não usava cinto de segurança; no trânsito se um motorista não segue as regras, pode causar danos a terceiros mas não é por acidente mas sim por transgressão.

Quando a engenharia nos indica, através de cálculos muito objetivos, que uma pista para operarem aviões cargueiros tem que ter o comprimento mínimo de 3.300 metros  (fora as áreas de escape) e o projeto deles é de ter uma pista de apenas 2.100, parece ser evidente que ocorrendo alguma tragédia não será por acidente mas sim por negligência dolosa. Principalmente quando as áreas de escape são residências ou um Parque de Exposições.

Por outro lado, a prefeitura municipal não tem competência técnica para elaborar projetos de aeroportos, portanto nunca poderá ser afirmado que a prefeitura municipal irá ampliar o aeroporto com segurança.  Por outro lado, esse aeroporto que a atual administração municipal tanto insiste em construir, para ser realmente seguro, não cabe no espaço disponível porque existem alguns obstáculos, físicos, que não podem ser removidos: a Rodovia Anhanguera e a ferrovia. Isso já ficou demonstrado em 2007 quando o estudo feito pelo DAESP foi considerado de má qualidade pelo próprio governo do estado.

Esse fato foi amplamente discutido à época e ainda hoje se continua afirmando da possibilidade de ampliação do Leite Lopes, quando se sabe que essa ampliação não é recomendável tecnicamente.

e mais vai gerar empregos para a nossa população , vamos ajudar a cidade a crescer , temos que olhar nas gerações futuras ,

O Movimento Pro Novo Aeroporto não é contra o aeroporto em  Ribeirão. Desejamos, desde 1995 a construção de um aeroporto  novo, adequado, seguro, sem  causar  danos socioambientais, projetado dentro das mais modernas concepções, ou seja, o aeroporto  que Ribeirão Preto e região precisa e merece.

Com a construção de um aeroporto nessas condições também vão ser gerados empregos (muito mais que o puxadinho Leite Lopes), com qualidade e portanto com mais renda, que vai ajudar a cidade a crescer de forma consistente, dando condições das gerações futuras terem direito a uma estrutura aeroportuária adequada.

Portanto, pleitear um aeroporto novo em lugar de expandir o inadequado, não é ser contra Ribeirão mas sim a favor.

Tanto assim é que uma Comissão Especial de Estudos da Câmara Municipal e o evento Ribeirão Preto 2021, também organizado pela Câmara Municipal, determinaram a necessidade de se construir um novo aeroporto.


entendo sua preocupação, mais pare e pense para que panelaço , não resolve nada e pura demagogia , não acha temos que sentar e discutir e mostrar caminhos concretos, agitação so ira gerar mais confusão , a prefeitura está fazendo em Ribeirão Preto , que nenhum outro Prefeito fez para que a nossa cidade se desenvolvesse neste ritmo , novas empresas , novos oportunidades de emprego , de negocios , infra estrutura , novas moradias reformas de postos de saúde , aumento na frota de onibus urbanos e outras e outras mais ,

O que a prefeitura está fazendo é obrigação embora esteja muito aquém do necessário, da mesma forma que aconteceu com as administrações passadas. Lembrando que as novas frotas de ônibus não são o trabalho da prefeitura mas sim o cumprimento de uma exigência do Ministério Público. E quanto aos negócios que estão vindo para Ribeirão a sua maior parte é do setor imobiliário que provoca o inchaço mas não o crescimento da cidade. As boas empresas, que detenham tecnologia de ponta (afinal Ribeirão Preto é um Centro Universitário importante) que possam trazer desenvolvimento requerem uma infraestrutura que não temos, a começar por um aeroporto que precisa fornecer guarda chuvas aos passageiros quando chove.

Qualquer empresário competente e sério que desembarque num Leite Lopes, com puxadinho ou sem puxadinho, vai ter a certeza que Ribeirão Preto não tem uma administração séria, logo, não será um bom lugar para investir.

vale a pena a gente sentar e discutir o que é bom para Ribeirão Preto , sou morador a 44 anos e tenho a grande certeza que a Prefeitura vai achar a melhor situação para o aeroporto de nossa querida Ribeirão Preto.um grande abraço.

Concordamos  absolutamente que é necessário sentar e discutir os problemas da cidade, porque afinal de contas é nela que todos nós vivemos. E essa discussão deve incluir o novo aeroporto. Infelizmente essa discussão não tem ocorrido.

Com esse objetivo – discutir a cidade -  o Movimento Pro Novo Aeroporto tem ministrado palestras para pessoas, grupos e organizações sociais interessadas, onde expomos,  de forma clara,  a necessidade de se construir um aeroporto novo porque consideramos que seja a melhor solução para Ribeirão Preto e que devemos erradicar a ideia de se ampliar o Leite Lopes. Essas palestras podem ser agendadas diretamente no blog.



t: Quedas de avião comumente ocorrem próximo a aeroportos
> From: novoaeroporto-emnovaarea-emribeirao@hotmail.com
> To: weser24@hotmail.com
> Date: Thu, 19 Apr 2012 18:09:12 -0400

Nenhum comentário:

Postar um comentário