quarta-feira, 23 de maio de 2012

MURAIS PINTADOS E SLLQC OURIÇADOS

Movimento questiona em mural o marketing do
Papai Noel do Puxadinho Leite Lopes


O Movimento Pro Novo Aeroporto realizou pinturas com o objetivo de alertar a população  de que a pretendida ampliação do leite Lopes é uma grande mentira no que se refere a melhoria e valorização do entorno. Foram pintados para alertar a população cumprindo a função cidadã do Movimento. Já que a mídia transmite apenas a versão oficial, o Movimento optou por essa mídia alternativa.
                                
Num evento ocorrido na Favela do Núcleo da Avenida João Pessoa, um jornalista do jornal A Cidade viu um pintura em mural nas proximidades, fotografou, entrevistou várias pessoas e publicou a noticia no dia 31/03/2012 sob o titulo “Vizinhos reclamam da ampliação do aeroporto Leite Lopes” onde foram considerados três  pontos fundamentais: aumento da pista = aumento de risco aeronáutico; no caso de desapropriação os moradores desapropriados sairão perdendo economicamente, ao contrário da propaganda oficial; e que um aeroporto novo sairá pelo mesmo custo da ampliação (cerca de 177 milhões de Reais) conforme os dados oficiais.



Nesse mesmo dia três leitores postaram comentários, que transcrevemos (omitindo os nomes):
 A.M.fº Em Ibiuna, a 73 quilômetros da capital, a iniciativa privada irá construir um aeroporto. R$ 500 milhões de investimentos. Em São Roque, a 62 quilômetros da capital, a iniciativa privada irá construir um aeroporto. R$ 400 milhões de investimentos.
Em Bananílha, o aeroporto fica entravada por causa de reclamações de indivíduos em terrenos ocupados ilegalmente.
O pessoal não desconfiou, nem a prefeita, que os aviões voam próximos a velocidade do som, muito além da velocidade do populismo e da burocracia.

Os comentários são muito interessantes e conclusivos.  Cita dois municípios, muito menores que Ribeirão Preto em população e em importância econômica, que vão ter aeroportos novos e que não estarão localizados dentro da área urbana. Se o custo deles é da ordem das centenas de milhões de Reais, ótimo para eles, porque se com 180 milhões já é possível fazer um bom aeroporto, isso significa que eles estão pensando no futuro de suas cidades, ao contrário de Ribeirão Preto.  E nem precisaram pedir nada ao DAESP: eles mesmos fizeram.  Não são submissos!

E se um novo aeroporto para Ribeirão Preto também custar 400 ou 500 milhões de Reais? Ribeirão Preto não merece?  600.000 habitantes e mais de 1 milhão de passageiros/ano não  merecem um aeroporto decente e adequado mas apenas um puxadinho espremido dentro da área urbana? Para os SLLQC,  Bananilha não merece mas Ibiúna e S. Roque merecem.

Comentários deste tipo apenas demonstram como Ribeirão Preto é sempre menosprezada pelos SLLQC, e que na sua incompetência são incapazes de visualizar a possibilidade de termos um aeroporto novo, digno e seguro contentando-se com um aeroporto medíocre, um Congonhas Caipira, e no cenário internacional ganhar o titulo no Guiness de “o menor e pior aeroporto de cargas internacional do mundo”, onde um avião cargueiro não consegue decolar com carga plena por falta de pista.
Quanto ao de Bananilha, nome de fantasia que o autor dedicou para Ribeirão Preto, refere-se ao que a propaganda oficial e oficiosa sempre se refere aos moradores do entorno como sendo invasores ilegais, o que não é verdade, porque apenas uma ínfima minoria é composta por  favelas e a maior parte são legítimos proprietários que têm registro em cartório, têm habite-se e a maior parte das residências foram construídas pelo poder público. E não são apenas os moradores que são contra o puxadinho Leite Lopes mas sim um movimento popular desde 1995. Esta ignorância deve-se à falta de informação, inclusive responsabilidade da imprensa que sempre se negou de citar a existência do Movimento Pro Novo Aeroporto, a menos de fatos que a obriguem a citá-lo.

M.C Vcs todos falam coisas sem qualquer embasamento técnico. Viracopos, que é um dos maiores aeroportos cargueiros do Brasil, quantos acidentes tivemos lá? Nenhum, e a pista tem 3.240 mts de comprimento, ou seja, quando temos qualquer problema que coloque em risco o pouso procuramos sempre as maiores pistas como Viracopos, Galeão, Guarulhos etc. Pista maior significa segurança, e o interesse individual não pode se sobrepor ao interesse coletivo da cidade, Ribeirão e região tem interesse neste aeroporto intl.

Este comentário se repetirá em outras oportunidades. O autor é  piloto e deve saber bem o que está afirmando:  uma pista maior é sempre mais segura. Se tiver áreas de escape será muito melhor e se estiver fora da área urbana será muito melhor ainda. Usa como exemplo Viracopos com uma pista de 3240 metros de comprimento contra uma de 2.100 metros (Leite Lopes com puxadinho) e sem área de escape, ou melhor, com área de escape nas casas do Quintino ou no Parque Permanente de Exposições, eventualmente com algum evento ocorrendo.

Outra verdade indiscutível é que o interesse individual não pode se sobrepor ao coletivo. Só que o interesse individual é o de uma empresa privada para explorar um Terminal de Cargas no Leite Lopes porque ganhou uma licitação especifica e que se for construído um novo aeroporto essa licitação perderá o valor. E o interesse coletivo é o da população do entorno e a própria cidade que sofrerá grandes perturbações urbanísticas se ocorrer essa ampliação.

E está corretíssimo quando afirma que Ribeirão e a região têm interesse no aeroporto internacional só que não será no  Leite Lopes mas sim num sítio adequado onde se possa construir um, decente e digno para Ribeirão Preto.

Tivemos um terceiro comentarista:

D.J.J Como um “viajante do mundo”, reitero minha opinião: é dinheiro jogado fora investir neste local do aeroporto. É preciso pensar grande: 5,m 10 milhões de passageiros/ano. Vamos construir um novo e entrar no mapa mundial. “Puxadinhos” é dinheiro jogado fora a longo prazo. Ribeirão tem inúmeras áreas boas. É só ter vontade política. Eu fico triste quando administrações públicas só olham para o seu umbigo – aqui e agora

Bom exemplo de bom senso. É preciso pensar grande. A mensagem dada é que não podemos ficar na estagnação da mediocridade imediatista e do conformismo.

Este embate com os desinformados defensores Só o Leite Lopes a Qualquer Custo (SLLQC) vai prosseguir através da coluna do leitor do jornal A Cidade nos dias seguintes.


Por isso, não percam os próximos e emocionantes episódios do duelo Movimento x SLLQC. 


Papai Noel do Puxadinho Leite Lopes é enganação
Mas, Novo Aeroporto em Nova área, sim é inovação

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