domingo, 6 de maio de 2012

Movimento Pró Novo Aeroporto participa de Mobilização Nacional contra a Reforma do Código Florestal


Conforme previamente divulgamos em nosso blog, em Ribeirão Preto no Parque Maurilio Biagi, no dia 23-04-12 houve manifestação local, organizada pela ONG Pau Brasil, do Veta Dilma.

Importante relembrarmos a chamada:



Por ser domingo, o Parque estava cheio de pessoas que “gostam do verde” e por isso a manifestação teve boa  receptividade e adesão na na coleta de assinaturas contra o projeto de lei modificando o Código Florestal para atender aos interesses do agronegócio predador. Por isso, esse projeto já foi apelidado de Código Desflorestal ou Código Ruralista.

Estivemos presentes com a faixa do Movimento, afinal Aeroporto também é assunto de meio ambiente. 







Não podemos esquecer que o Leite Lopes está inserido numa das zonas de recarga do aquífero Guarani.

Também não podemos esquecer que os interesses pelo puxadinho do Leite Lopes são os mesmos que se interessam em derrubar o Código Florestal, sob as mais absurdas alegações, entre elas a de um tal “crescimento”. Um dos grandes defensores do Código  Desflorestal chegou a afirmar que a construção de um aeroporto novo demora 40 anos e tanto tempo assim atrapalha o “crescimento” de Ribeirão!!!

Por coincidência, a imprensa escrita noticiou a consciência “ambiental” de determinado leitor SLLQC  quando o assunto é puxadinho no Leite Lopes (Coluna do Leitor, Jornal A Cidade  16/04/2012):

Salvação
O Aeroporto Leite Lopes é a salvação  de Ribeirão Preto, pois, além de gerar empregos e impostos para o município, o mesmo se torna o grande escudo do Aquifero Guarani. Com o aeroporto nesta região da cidade, um raio grande ao seu redor não poderá receber qualquer tipo de construção e ocupação. Com isso estaremos preservando o futuro da nossa população propiciando bastante água, empregos e recursos para o município
MFP
contadora

Esta carta é muito interessante, pelas suas diversas vertentes para análise:

Em primeiro lugar a preocupação legitima e cidadã com a preservação do aquífero Guarani. No entanto, atribuir ao Leite Lopes a salvação para o aquífero significa desconhecer o problema do aeroporto: não dispõe de esgoto mas sim de fossas que evidentemente são um foco em potencial para a contaminação do aquífero. Por outro lado, a grande quantidade de combustíveis estocados e lubrificantes  e a possibilidade de infiltração e consequente contaminação do Guarani.

Finalmente, a ampliação da pista consistirá no aumento da área impermeável e o emborrachamento da pista somente é possível de se tratado com grandes quantidades de produtos altamente poluentes (solventes) que irão escorrer e contaminar o solo e depois a água através do sistema de drenagem da pista.

O Leite Lopes não é um bom negócio para o Aquifero Guarani.

Engana-se também quando afirma que no redor do aeroporto não poderá haver edificações nem ocupação de nenhum tipo. Pode sim. Só não pode ter edificações residenciais, escolas, hospitais, etc.

Quanto aos recursos, empregos, arrecadação de impostos gerados pelo Leite Lopes eles também serão gerados – e muito mais em numero e em qualidade – se tivermos um aeroporto novo. Portanto, essas maravilhas sociais não são exclusividade do Leite Lopes.

Mas o Leite Lopes tem uma característica que um novo aeroporto não terá: insegurança, ou seja, será um novo Congonhas Caipira.


CONGONHAS EM RIBEIRÃO, NÃO!!!
Por isso

O LEITE LOPES FICA COMO ESTÁ
NOVO AEROPORTO, EM NOVA ÁREA, JÁ!

E como sabemos que os interesses pelo puxadinho do Leite Lopes são exatamente os mesmos que querem a aprovação do Código Desflorestal e alguns até são pré candidatos à prefeitura de Ribeirão Preto, devemos  tomar mais cuidado com o nosso votop, para não sermos obrigados a fazer novos panelaços:

Em 2012 não vote em político de 3ª linha. Vote em estadista!
Aproveitamos para recomendar o vídeo e a leitura abaixo para entendimento do Código “Desflorestal”. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário