Vexatório: Rib. Preto no Cenário Internacional


Vexatório : Ribeirão Preto no cenário internacional através do Puxadinho no Leite Lopes

O falso marketing do Papai Noel Leite Lopes
e seus amplos benefícios

É falsa a imagem que tentam passar que o Aeroporto Leite Lopes sendo ampliado possa ser indutor do desenvolvimento da cidade e região, pois não atenderá às necessidades sociais, econômicas e ambientais da macro região de Ribeirão Preto, que migrará para outros aeroportos de regiões vizinhas.

É equivocada a pretensa inserção de Ribeirão Preto na globalização e seus milagreiros efeitos econômicos através da ampliação tipo  Puxadinho no Leite Lopes porque mesmo que ampliado, não tem capacidade física de promover essa integração. É limitado. Ocorrendo essa ampliação ficaria eternizado um grave problema urbano na cidade, sem solução. Quanto a riscos , seria transformar o Leite Lopes em um novo Congonhas, o Congonhas Caipira do Interior.
É propaganda enganosa o anúncio que do amplo desenvolvimento de nossa cidade como Divisor de Águas após esta ampliação. Na verdade  seria  um grande retrocesso. O Leite Lopes sendo internacional,  a região, e em particular Ribeirão Preto, não se beneficiarão em nada mas apenas uma empresa privada que terá o seu lucro garantido por falta de concorrência direta por causa da exclusividade da operação graças a uma licitação. 
É curta a pista pretendida para a ampliação do Leite Lopes para os cargueiros que a propaganda oficial afirma que irão  operar. Então  não poderão ter carga plena (tanque cheio mais mercadorias transportadas) e por isso a tal internacionalização do aeroporto não é verdadeira, não passando de um aeroporto de conexão. Carrega em Ribeirão e descarrega em Viracopos ou Cumbica para seguir viagem internacional.
Outro fato a considerar é que  a região não produz mercadorias na quantidade suficiente para atingir carga plena  especificamente para os vôos diretos ponto-a-ponto (Ribeirão  Preto -  Miami). Ao contrário do que a propaganda insinua, o pretenso Leite Lopes internacional não está homologado para voos de passageiros  mas para carga. 
O que vão mesmo é pegar cargas que são destinadas a outros aeroportos e não vão pagar impostos nenhuns porque eles são recolhidos no município de origem. 

Vejamos a vergonha ao comparar nossa cidade no cenário nacional e internacional de aeroportos, com o LL sendo internacional.
AEROPORTOS INTERNACIONAIS  NO MUNDO
AEROPORTO
 PAÍS
ÁREA  (ha)
Rei Fahd (maior do planeta)
Arábia Saudita
4850
Charles de Gaule
França
3000
Royssy-em-France
França
3000
Houston
USA
2428
Kennedy
USA
2000
Narita
Japão
1060



ALGUNS DOS MENORES AEROPORTOS NO BRASIL
AEROPORTO
ÁREA  (ha)
PORTO ALEGRE
380
CONGONHAS
163
S. JOSE DOS CAMPOS
174
Leite Lopes
170
SANTOS DUMONT  (não é de cargas)
83

O carater vexatório do Puxadinho no Leite Lopes para Ribeirão Preto  e região também fica notório quando comparado  com regiões vizinhas. Bauru já conquistou o seu segundo aeroporto,  São José do Rio Preto já elaborou os estudos necessários e vai começar a construir o seu  e Uberlândia já definiu pela necessidade de construir um novo aeroporto para poder ser internacional de verdade.  
Deveriam ser bons exemplos para a atual administração municipal  e seus apoiadores (súditos), mas estes de forma medíocre e casuísta, preferem tomar como referência o pequeno aeroporto de Santos Dumont  - RJ  que só serve para a ponte aérea e tem horário de funcionamento. Não tem dúvidas: a mediocridade é a extrema felicidade dos mediocres.
O Papai Noel Leite Lopes não existe.  Seus propalados benefícios são na verdade um presente de Grego que iria  inserir Ribeirão Preto no cenário nacional e internacional de forma vexatória, ridícula, através de um Record no guiness : A cidade com o menor e pior aeroporto internacional de Cargas do planeta com sérios riscos a toda uma população urbana ou como a única cidade do planeta com um aeroporto "meia boca" de carga internacional, a meia carga, operando meio período em outro aeroporto a plena carga.
E porque é que vai operar meio período em outro aeroporto? Porque vai causar ruído que vai incomodar o entorno que irá recorrer ao judiciário que vai sentenciar a proibição de vôos noturnos e  a maioria dos vôos cargueiros são noturnos, como acontece em Congonhas  e no Santos Dumont.
Que vexame! Um aeroporto internacional de cargas que não pode operar cargas à noite!
 A verdade sobre o Puxadinho é que coloca em risco a segurança do entorno, dos passageiros e das tripulações, beneficia uma empresa privada, impede o  desenvolvimento futuro de Ribeirão Preto e região e constitui um desrespeito aos direitos fundamentais da população do entorno em particular e à população em geral.

Ribeirão Preto merece um aeroporto que a dignifique. Não um puxadinho para atender aos interesses de uma empresa privada e aos interesses de marketing eleitoral. Ribeirão Preto merece respeito e por isso se exige um novo aeroporto

Contra a fala "bonita" nestas eleições 2012, simplesmente a amarga verdade.

Devemos estar atentos a frases típicas e “bonitas” expressas por pré candidatos demagógicos nestas eleições municipais, tais como : “brigo sim pela cidade, pelo interesse coletivo de Ribeirão”, “ Ribeirão acima de tudo “ , “Se depender de mim ninguém tira este aeroporto de Ribeirão “, entre outras...
Há muito tempo nossa cidade carece de políticos estadistas, que elaborem de projetos a médio e longo prazos.
Somente para ilustrar um aeroporto de verdade vide abaixo o Aeroporto Internacional de Confins, exemplo de aeroporto com capacidade de ampliação sem interferências sócio-ambientais com o seu entorno. Essa concepção de aeroporto, mesmo em escala reduzida não caberia Leite Lopes, porque não tem espaço por onde se expandir quando for necessário.

http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=EjMCsExhSU4

VEXATÓRIO INTERNACIONAL , NÃO!!!
Congonhas em Ribeirão Não!!!
O LEITE LOPES FICA COMO ESTÁ
NOVO AEROPORTO, EM NOVA ÁREA, JÁ!