Vexatório : Ribeirão Preto no cenário internacional através do Puxadinho no Leite Lopes
O falso marketing do Papai Noel Leite Lopes
e seus amplos benefícios
É falsa a imagem que tentam passar que o Aeroporto Leite Lopes sendo ampliado possa ser indutor do desenvolvimento da cidade e região, pois não atenderá às necessidades sociais, econômicas e ambientais da macro região de Ribeirão Preto, que migrará para outros aeroportos de regiões vizinhas.
É equivocada a pretensa inserção de Ribeirão Preto na globalização e seus milagreiros efeitos econômicos através da ampliação tipo Puxadinho no Leite Lopes porque mesmo que ampliado, não tem capacidade física de promover essa integração. É limitado. Ocorrendo essa ampliação ficaria eternizado um grave problema urbano na cidade, sem solução. Quanto a riscos , seria transformar o Leite Lopes em um novo Congonhas, o Congonhas Caipira do Interior.
É propaganda enganosa o anúncio que do amplo desenvolvimento de nossa cidade como Divisor de Águas após esta ampliação. Na verdade seria um grande retrocesso. O Leite Lopes sendo internacional, a região, e em particular Ribeirão Preto, não se beneficiarão em nada mas apenas uma empresa privada que terá o seu lucro garantido por falta de concorrência direta por causa da exclusividade da operação graças a uma licitação.
É curta a pista pretendida para a ampliação do Leite Lopes para os cargueiros que a propaganda oficial afirma que irão operar. Então não poderão ter carga plena (tanque cheio mais mercadorias transportadas) e por isso a tal internacionalização do aeroporto não é verdadeira, não passando de um aeroporto de conexão. Carrega em Ribeirão e descarrega em Viracopos ou Cumbica para seguir viagem internacional.
Outro fato a considerar é que a região não produz mercadorias na quantidade suficiente para atingir carga plena especificamente para os vôos diretos ponto-a-ponto (Ribeirão Preto - Miami). Ao contrário do que a propaganda insinua, o pretenso Leite Lopes internacional não está homologado para voos de passageiros mas para carga.
O que vão mesmo é pegar cargas que são destinadas a outros aeroportos e não vão pagar impostos nenhuns porque eles são recolhidos no município de origem.
Vejamos a vergonha ao comparar nossa cidade no cenário nacional e internacional de aeroportos, com o LL sendo internacional.
AEROPORTOS INTERNACIONAIS NO MUNDO
AEROPORTO
|
PAÍS
|
ÁREA (ha)
|
Rei Fahd (maior do planeta)
|
Arábia Saudita
|
4850
|
Charles de Gaule
|
França
|
3000
|
Royssy-em-France
|
França
|
3000
|
Houston
|
USA
|
2428
|
Kennedy
|
USA
|
2000
|
Narita
|
Japão
|
1060
|
ALGUNS DOS MENORES AEROPORTOS NO BRASIL
AEROPORTO
|
ÁREA (ha)
|
PORTO ALEGRE
|
380
|
CONGONHAS
|
163
|
S. JOSE DOS CAMPOS
|
174
|
Leite Lopes
|
170
|
SANTOS DUMONT (não é de cargas)
|
83
|
O carater vexatório do Puxadinho no Leite Lopes para Ribeirão Preto e região também fica notório quando comparado com regiões vizinhas. Bauru já conquistou o seu segundo aeroporto, São José do Rio Preto já elaborou os estudos necessários e vai começar a construir o seu e Uberlândia já definiu pela necessidade de construir um novo aeroporto para poder ser internacional de verdade.
Deveriam ser bons exemplos para a atual administração municipal e seus apoiadores (súditos), mas estes de forma medíocre e casuísta, preferem tomar como referência o pequeno aeroporto de Santos Dumont - RJ que só serve para a ponte aérea e tem horário de funcionamento. Não tem dúvidas: a mediocridade é a extrema felicidade dos mediocres.
O Papai Noel Leite Lopes não existe. Seus propalados benefícios são na verdade um presente de Grego que iria inserir Ribeirão Preto no cenário nacional e internacional de forma vexatória, ridícula, através de um Record no guiness : A cidade com o menor e pior aeroporto internacional de Cargas do planeta com sérios riscos a toda uma população urbana ou como a única cidade do planeta com um aeroporto "meia boca" de carga internacional, a meia carga, operando meio período em outro aeroporto a plena carga.
E porque é que vai operar meio período em outro aeroporto? Porque vai causar ruído que vai incomodar o entorno que irá recorrer ao judiciário que vai sentenciar a proibição de vôos noturnos e a maioria dos vôos cargueiros são noturnos, como acontece em Congonhas e no Santos Dumont.
Que vexame! Um aeroporto internacional de cargas que não pode operar cargas à noite!
A verdade sobre o Puxadinho é que coloca em risco a segurança do entorno, dos passageiros e das tripulações, beneficia uma empresa privada, impede o desenvolvimento futuro de Ribeirão Preto e região e constitui um desrespeito aos direitos fundamentais da população do entorno em particular e à população em geral.
Ribeirão Preto merece um aeroporto que a dignifique. Não um puxadinho para atender aos interesses de uma empresa privada e aos interesses de marketing eleitoral. Ribeirão Preto merece respeito e por isso se exige um novo aeroporto
Contra a fala "bonita" nestas eleições 2012, simplesmente a amarga verdade.
Devemos estar atentos a frases típicas e “bonitas” expressas por pré candidatos demagógicos nestas eleições municipais, tais como : “brigo sim pela cidade, pelo interesse coletivo de Ribeirão”, “ Ribeirão acima de tudo “ , “Se depender de mim ninguém tira este aeroporto de Ribeirão “, entre outras...
Há muito tempo nossa cidade carece de políticos estadistas, que elaborem de projetos a médio e longo prazos.
Somente para ilustrar um aeroporto de verdade vide abaixo o Aeroporto Internacional de Confins, exemplo de aeroporto com capacidade de ampliação sem interferências sócio-ambientais com o seu entorno. Essa concepção de aeroporto, mesmo em escala reduzida não caberia Leite Lopes, porque não tem espaço por onde se expandir quando for necessário.
http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=EjMCsExhSU4
VEXATÓRIO INTERNACIONAL , NÃO!!!
Congonhas em Ribeirão Não!!!
O LEITE LOPES FICA COMO ESTÁ
NOVO AEROPORTO, EM NOVA ÁREA, JÁ!