O Movimento Responde – Exemplo para o Brasil
Lydia Maria Goritzki
cincopedrinhas@gmail.com
Para movimentonovoaeroportoribeiraopreto+owner@googlegroups.com
De:
|
Lydia Maria Goritzki (cincopedrinhas@gmail.com)
|
Enviada:
|
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012 03:35:00
|
Para:
|
movimentonovoaeroportoribeiraopreto+owner@googlegroups.com
|
BRAVA GENTE DE RIBEIRÃO PRETO!
Desejo a vocês cada vez mais FORÇA para levar adiante
este movimento tão significativo para o Povo de vossa terra.
O que vocês querem é BOM!
Desejo a vocês cada vez mais FORÇA para levar adiante
este movimento tão significativo para o Povo de vossa terra.
O que vocês querem é BOM!
E a VITÓRIA de vocês será importante não só para a comunidade
de Ribeirão Preto e regiões circunvizinhas, mas para todo o BRASIL,
como exemplo de CIDADANIA: de CONSCIÊNCIA, CORAGEM, FÉ!
VAMOS QUE VAMOS!
Lydia Hortélio
_________________________________________________________
Lydia
Agradecemos as suas palavras de apoio e de incentivo e as redirecionamos para todos os Movimentos
Sociais que lutam pelos direito de cidadania dos chamados não-gente que compõem
os 99% da população.
Embora cada Movimento atue no seu quadrado, todos lutam
para que os interesses econômicos e financeiros dos chamados 1% não se
sobreponham aos direitos dos cidadãos e dos povos.
Grupo Gestor
__________________________________________
9
jan (1 dia atrás)
Caro
Amigo , temos que parar de pensar que Ribeirao Preto , não pode isso não pode
aquilo , hoje a realidade de nossa cidade e outra , temos que trazer novos
investimento para a nossa querida Ribeirão Preto , paramos no tempo e hoje
temos que correr atras para que tudo de bom venha para a nossa cidade , lembra
da nova rodoviaria atras do educandario , se isso acontecesse iriamos quebrar o
centro de Ribeirao Preto e o custo viário seria de R$ 25.000.000,00 milhões
para os nossos cofres , e quem pagaria a conta seriamos nós, vamos nós unir
para que este aeroporto seja ampliado ali mesmo para que venha mais emprego
para nossa cidade , é Ribeirão para frente , obrigado.
_______________________________________________
Caro Weser,
Ao contrário dos interesses ligados à ampliação
do Leite Lopes para implantação de um terminal de cargas mediocre, custe o que
custar, nós gostamos e apreciamos o debate. Por isso a sua mensagem é, para
nós, muito importante.
Muito interessante a sua citação da
rodoviária. Os interesses econômicos ligados à transferência da rodoviária do
local onde ela está nunca estiveram preocupados com as implicações
socioeconômicas da cidade mas apenas se seria ou não um bom negócio para eles.
A coisa chegou a um ponto tal para
justificarem a transferência que conseguiram um
Estudo de Impacto de Vizinhança onde se afirmava que a rodoviária nem
dispunha de um ponto de táxi. Logo, justificada a urgência e a necessidade da transferência.
Inicialmente era para ser na antiga
Matarazzo, com saída pela Via Norte. Um local onde os ônibus precisariam de
motor de popa na época das enchentes e cuja localização não dispunha de um
sistema viário que permitisse a manobra dos ônibus estradeiros de hoje.
Constatado o ridículo da proposta, logo
passaram para o Educandário. Lugar que nem sistema viário de acesso aos ônibus
possuía mas muito interessante para a especulação imobiliária do entorno.
Felizmente conseguimos parar com esse projeto.
Quando um comerciante vai abrir o seu
negócio, costuma estudar as diversas alternativas de localização, o ponto e
muitos outros itens. Não abre o seu negócio em qualquer lugar. Primeiro estuda
e estuda com muito cuidado e profissionalismo.
O mesmo deveria ser feito com relação à
localização de uma rodoviária. Seria necessário, em primeiro lugar, elaborar um
plano de transporte público de massa, incluindo a futura implantação de um
sistema metroviário. A partir daí estudar onde é necessário implantar os
terminais de ônibus e dos quais um, ou mais, sejam também rodoviários.
Mas em Ribeirão isso não é feito. Nada se
planeja, apenas se seguem os interesses imediatistas dos amigos do rei eleito.
Por isso Ribeirão está como está. Está bem atrasada em relação ao que poderia e
deveria ser.
Se Ribeirão fosse uma cidade sustentável,
não precisaríamos ir atrás de ninguém para investir aqui. Os bons investidores
fariam isso espontaneamente.
O mesmo raciocínio se aplica ao Leite
Lopes. Foi feito um estudo sobre a ampliação do Leite Lopes para transformá-lo
num aeroporto internacional, no mesmo estilo do EIV da Rodoviária, apenas para
“provar” a sua viabilidade. Pela análise e contestação da qualidade desse
estudo, ficou demonstrado que um aeroporto internacional não cabe nem pode se
localizar no Leite Lopes. Um aeroporto internacional de verdade, que possa
atender às necessidades de Ribeirão Preto e região necessita de uma área mínima
de 1500 a 2000 ha. O Leite Lopes tem 170!
Comerciante estuda muito bem onde implantar
o seu negócio, que é de uma complexidade muitíssimo pequena comparada com a de
implantação de um aeroporto internacional. Mas estuda.
Com relação ao aeroporto internacional de
Ribeirão e região, certos setores acham que não é necessário estudar nada. Basta
ter vontade e pronto. Para esses setores, o achismo já está de bom tamanho e é
o que Ribeirão precisa e merece.
Basta o interesse de uma empresa
transportadora em implantar o seu terminal no Leite Lopes para começar a ganhar
dinheiro o mais rápido possível, que já está de bom tamanho para a cidade? E os
custos para a cidade e sua população, quem paga? Nós todos!
A licitação para a implantação do terminal
foi em 2003. Como o projeto e construção
de um aeroporto decente demora de 3 a 5 anos para ser implantado e entrar em operação, em 2008 já poderíamos ter
inaugurado esse aeroporto, com um terminal de cargas junto. Estamos em 2012 e
não temos nada. Nem mesmo o terminal.
Somos nós os responsáveis ou é a
irresponsabilidade desses interesses econômicos imediatistas que impedem o
desenvolvimento de Ribeirão?
Se fizer as contas na ponta do lápis, com
tudo o que já foi gasto com o Leite Lopes,
já teria sido possível construir um aeroporto novo. O remendo está
saindo mais caro que uma calça nova e a
calça está podre.
Para terminar, a quantidade de empregos
gerados no Leite Lopes na hipótese de sua ampliação, sempre serão menores do
que os que serão gerados no novo
aeroporto a ser construído, adequado, decente, onde os passageiros não
precisem de galochas e guarda chuva para embarcar ou desembarcar.
Não tenhamos nenhuma dúvida. O Leite Lopes vai ficar como está, não vai
ser ampliado e em breve teremos um aeroporto novo. Esse aeroporto novo também
terá um terminal de cargas internacional mas preferencialmente licitado para
outra empresa que tenha respeito por Ribeirão e sua população.
O Grupo Gestor
Nenhum comentário:
Postar um comentário