sábado, 21 de maio de 2011

Prefeitura se julga competente

A prefeitura não consegue fazer um projeto de destinação dos resíduos sólidos da cidade, que está emporcalhada, mas acha que pode fazer projetos de aeroportos e o máximo que consegue é criar urubus.

A Cidade - Sexta, 20 de Maio de 2011
Urubus colocam aviões em risco no Leite Lopes
Aves buscam áreas que servem como depósito de lixo perto do aeroporto e colidem em aeronaves
Bruna Carvalho - Especial A Cidade
Um acidente registrado nesta semana no Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, trouxe à tona uma discussão que há pelo menos seis meses tem chamado a atenção do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo). O número de urubus atraídos pela grande quantidade de lixo no entorno do aeroporto coloca em risco pousos e decolagem de aeronaves no local.
No início desta semana, um pássaro colidiu com um avião da Passaredo Linhas Aéreas, o que fez a aeronave cancelar a decolagem. A empresa informou que foi feita uma inspeção no equipamento, mas que não foram encontrados vestígios da ave.
De acordo com o Daesp, no mês passado um acidente parecido envolveu um avião da Webjet Linhas Aéreas, que também não ficou muito danificada. Uma pesquisa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) identificou que 45 espécies diferentes de aves vivem em torno do Leite Lopes. Funcionários do aeroporto ouvidos pela reportagem afirmaram que é comum pássaros atrapalharem pousos e decolagens.
Vizinhos afirmam que urubus são diariamente atraídos pelo lixo depositado próximo ao aeroporto. "Aqui tem urubu pra escolher, já até conhecemos pelo nome", ironiza a dona de casa Tatiane Moreira.
Os moradores contam que, por volta do meio-dia, as aves ficam mais agitadas por causa do calor e voam perto dos aviões. "Chegamos a ter a impressão de que vão bater de frente", conta Juliana Aparecida, que mora em frente a uma área que serve de depósito de lixo de moradores da Favela do Aeroporto.
Outro lado
Por meio de assessoria de imprensa, a Prefeitura de Ribeirão Preto informou que a fiscalização nas proximidades do aeroporto Leite Lopes é feita semanalmente e a limpeza, a cada 20 ou 30 dias. No entanto, o serviço ocorre apenas quando o terreno é da prefeitura.
A assessoria disse ainda que a Coordenadoria de Limpeza de Ribeirão mandará uma equipe ao local nesta sexta-feira (20), para a remoção de lixo.
Pedidos
O Daesp afirma que já enviou diversas solicitações à prefeitura para que seja feita a limpeza das imediações do Leite Lopes. No entanto, não informou que sanções podem ser aplicadas caso não sejam atendidas. O departamento informou que os pássaros realmente oferecem riscos de acidentes com as aeronaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário