sexta-feira, 13 de maio de 2011

Análise de Proposta de Localização do Novo Aeroporto


Enviada por Mauro Bartolomeu

E quanto à ideia de se construir em Batatais um aeroporto capaz de atender as cidades de Ribeirão Preto e Franca? Não é tecnicamente mais viável para a região?

Caro Mauro.

O projeto de um aeroporto reúne uma serie de especialidades além das próprias de engenharia e arquitetura. Não é apenas a sua localização no solo e todos os problemas daí resultantes, mas  também das chamadas aerovias, ou seja, das condições de rotas (equivalente a rodovias) de acesso e de níveis de navegação e os procedimentos de operação.

A própria localização também apresenta uma série de problemas de arranjo físico (lay-out) e de implantação, regime predominante dos ventos e outras condições atmosféricas.

Na área econômica, a localização depende também do centro de massa  determinado pela origem  de passageiros e da origem das cargas. Também depende das previsões de futuro em termos de expansão de demandas de passageiros e cargas.

Por isso o projeto de um aeroporto é o resultado de um amplo estudo muito complexo e que tem que analisar toda uma serie de elementos e de alternativas de localização e locação.

Não temos a menor condição de afirmar se a sua suposição é válida ou não. Apenas esse estudo poderá responder.

Sob o ponto de vista essencialmente político já houve sim tratativas neste sentido. Na época do então Prefeito de Franca Gilmar Dominici, foi elaborado pelo COMAM (Conselho de Municípios da Alta Mogiana) uma carta Pró Batatais intitulada Carta da Alta Mogiana, em que a estimativa da construção do aeroporto se situava em torno de R$ 100 milhões de reais. Além dos 26 municípios do COMAM, Brodosqui, São Sebastião do Paraíso e Uberaba em Minas Gerais apoiavam a proposta da localização em Batatais.

Recentemente, este Conselho mudou de posição e defende a ampliação tipo puxadinho no Aeroporto Leite Lopes. A razão dessa mudança de posição é inexplicável.

Por isso é que o Movimento Pro Novo Aeroporto propõe que todos os municípios da região e que podem sediar o novo aeroporto se unam num Consórcio Intermunicipal e que contrate esse estudo com urgência porque nem a Prefeitura de Ribeirão Preto nem o Governo do Estado estão interessados  nesse empreendimento, por razões que não conseguimos entender, porque apenas se interessam pela ampliação do Leite Lopes.

Certamente que Batatais será uma das alternativas desse estudo. Mas só um estudo sério, elaborado por profissionais da área,  poderá definir onde estão as alternativas viáveis. Esse estudo não demora mais que 6 meses e um estudo equivalente contratado pela prefeitura de Rio Preto custou aproximadamente R$ 150.000,00.

Se conseguíssemos organizar esse Consórcio Intermunicipal composto por Ribeirão Preto, Sertãozinho, Serrana, Cravinhos, Jardinópolis, Franca e Batatais, entre outros, o custo para cada um seria em torno de R$ 20.000,00, valor que qualquer um dos municípios tem condições de pagar.


O Leite Lopes como está e o Consórcio Intermunicipal

Um comentário:

  1. A MINHA OPINIAO JÁ FIZ VARIAS VEZES.
    DEVE SER CONSTRUIDO ENTRE RIBEIRAO E DUMONT
    ONDE NASCEU GENIO E SEM PROBLEMAS DE RODOVIAS.

    ABRAÇOS
    LORENZATO

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