sexta-feira, 13 de maio de 2011

Análise de Proposta de ampliação do Leite Lopes

Mensagem encaminhada de Jose Gomes / Data: Fri, 6 May 2011 08:33:10
    
Caro José Gomes

Obrigado por nos ter encaminhado o texto abaixo que defende a ampliação do Leite Lopes e, se nos permitir, vamos comentar dentro do próprio texto (em azul):


José concordamos com você há de se pensar nas duas coisas e não só pensar agir.



Temos que ampliar a capacidade do aeroporto atual para que ele consiga servir a cidade e a região nos próximos 5 a 10 anos,  ampliar pista, pátios e terminal. Mas em paralelo é pra desenvolver um aeroporto novo, moderno, com
ligação ao centro da cidade com transporte público de qualidade e com espaço para ampliações, mas isto tudo demora leva tempo e muito dinheiro por isto é
bom pensar hoje pra que em 2020 quem saiba ele saia do papel.

É uma proposta interessante mas precisamos saber se é viável técnica e economicamente. Por outro lado, se o Leite Lopes for ampliado esse fator não será impeditivo para a construção de um aeroporto novo? O que aconteceu com Guarulhos e Congonhas não poderá ser um alerta para analisarmos um pouco melhor essas teses simplistas?


Nos vivemos a realidade brasileira onde a picaretagem política e os interesses pessoais e
particulares de algumas pessoas ditam as regras.

Essa afirmação aplica-se inteiramente como justificativa da atual situação caótica em que se encontra o sistema aeroportuário nacional. Não falta avião nem falta passageiro. O que falta é pista. Todo o sistema aeroportuário foi organizado pelo improviso para atender demandas especificas de interesses corporativos e comerciais pela utilização do que chamamos da “tecnologia do puxadinho” que esses interesses corporativos insistem em aplicar no Leite Lopes, com a mesma argumentação simplista mas sedutora do amplia agora o velho e depois – qualquer dia -, quem sabe, se constrói um novo.

Já passou da hora de se ampliar o aeroporto, é questão de segurança operacional e conforto para os usuários que pagam e caro numa taxa de embarque que não é revertida da forma
correta.

Porque é que já passou da hora de ampliar o Leite Lopes e não passou da hora de construir um novo? Ribeirão Preto está pleiteando esse aeroporto novo desde 1995. Será que não deu tempo para fazer isso?

E se ampliar o aeroporto (pista) será que vai baixar a taxa de embarque (que é abusiva)? E quanto ao conforto dos passageiros não houve uma recente ampliação do terminal de passageiros? E essa ampliação não foi suficiente para atender às necessidades dos passageiros, foi porque o projeto era incompetente ou porque o Leite Lopes não comporta um espaço físico operacional para a construção de um terminal de passageiros a sério com o uso de pontes móveis?

Parece que o Juiz Dr. Gandini está abraçando a causa de ampliar o leite lopes mas em paralelo construir um novo.

Acho que o aeroporto é limitado de alguma forma para crescimento nos próximos 50 anos, mas para os próximos 10 ele consegue suprir as necessidades atuais que já demandam uma pista maior e um terminal decente.

Falar é muito bonito mas precisamos saber se a imaginação pode ser materializada. No caso do leite Lopes, não pode, porque ele não tem condições de implantar nada. É um aeroporto sem qualquer futuro, mesmo que para os próximos 10 anos, supondo um crescimento de demanda muito pequeno. E a tendência é de aumento significativo dessa demanda para vôos regionais.

Infelizmente o Ministério Público só pensa nos interesses de parte da população e esquece dos usuários, da região
e principalmente do 'dinheiro público que seria gasto de imediato.

Aqui a gente percebe a eficiência da manipulação da mídia sobre a comunidade, para atender a certos interesses corporativos e comerciais que querem a qualquer custo ampliar o leite Lopes: a exacerbação do ranço contra o Ministério Publico como se ele fosse o agente gerador do retrocesso social e econômico do município.

Se o Ministério Publico pensa nos interesses de parte da população é a sua obrigação. E quando protege esses interesses, embora possa passar despercebido por causa dessa manipulação midiática, também está protegendo os interesses dos usuários. Um aeroporto decente em local adequado protege o seu entorno e o usuário do transporte aéreo. É o óbvio mas o ranço da campanha contra o aeroporto novo não deixa enxergar.

Quanto aos custos de um aeroporto novo não seria um desperdício de dinheiro publico mas sim a sua efetiva aplicação em coisa útil e a serviço da comunidade – moradores da cidade e usuários do sistema.

As obras que estão sendo feitas e as previstas no curto prazo é que representam o verdadeiro desperdício de dinheiro publico para atender a interesses corporativos.

Rapidamente: refizeram a pista em 90 dias com 2100 metros; refizeram e ampliaram o terminal de passageiros; vão refazer o pátio de aeronaves, vão modificar o sistema de abastecimento de combustível e vão refazer a torre de controle que está despencando sozinha. Puxa a vida: já gastaram um aeroporto novo num aeroporto imprestável e acham que isso é certo. Usar esse mesmo  dinheiro para construir um novo, decente e adequado, é desperdício?

Outro ponto que devemos refletir é que o interesse por um aeroporto novo e a oposição a qualquer tipo de ampliação no Leite Lopes não é responsabilidade do Ministério Publico. Esse ranço anti-MP esquece sempre que existe a exigência de um aeroporto novo desde 1995 (constava na Lei do Plano Diretor do Município) e nessa época não se falava em internacionalização do Leite Lopes. Quem realmente é contra a ampliação do Leite somos nós, o Movimento Pro Novo Aeroporto (Congonhas em Ribeirão, não).

O MP cumpre a suas obrigações legais ao impedir que haja uma ampliação do Leite Lopes quando técnica e cientificamente ficou provado que é inviável.

A inviabilidade técnica e cientifica da ampliação do Leite Lopes, que ficou provado ser um aeroporto imprestável para atender às necessidades regionais é que deve ser sempre levado em conta. Tudo o resto é filosofia e imaginação poética.

Há demanda pra um novo aeroporto grandioso? Construir um novo aeroporto com pista de 4, 5km custa muito caro e talvez não se justifique para o atual
momento...

O Movimento propõe que o novo aeroporto seja localizado numa área que permita a implantação de uma pista com no mínimo 4 km de extensão, porque esse é o comprimento mínimo de pista para uso cargueiro na cota (altitude da pista) do Leite Lopes e isso é um dado técnico que não admite discussão. Em nenhum lugar se falou em construir esse novo aeroporto com essa pista mas apenas a disponibilidade de espaço (previsão para futuras expansões sem uso da tecnologia do puxadinho).

Para as aeronaves que “eles” falam que vão usar o Leite Lopes esse seria o comprimento mínimo de pista e, neste caso, nem mesmo cabe no espaço disponível, com puxadinho ou sem. É claro, supondo operações com segurança.

Mas sabemos que esse tipo de aeronave requere um potencial de cargas que a região não dispõe e que por isso mesmo, o Leite Lopes não tem nenhuma função cargueira internacional de longa distância.

Mas infelizmente o Ministério Público sempre honra com seu "apelido" no meio jurídico... Palpiteiro... infelizmente quem perde é a população de Ribeirão que é vítima desta ladainha que virou a ampliação e
internacionalização do Leite Lopes.

Problemas de projeto de aeroportos não faz parte do escopo jurídico. É área de engenharia e por isso é coisa séria. Não podem ser fundamentados com utopias. Por isso, toda a campanha midiática  sobre a tal internacionalização do Leite Lopes não passa de “parpites”.

Afirmar que a população é vitima desta “ladainha” contradiz a afirmação inicial de que o MP pensa nos interesses de parte da população significa que o MP está cumprindo bem a sua obrigação legal e que a ladainha é que impede a construção de um aeroporto novo que é o objetivo do nosso Movimento. Toda essa ladainha deveria ser dirigida para nós e não para o MP.

Porque é que sempre atacam o MP e nunca o Movimento Pro Novo Aeroporto? Porque se assim fizerem, vão confessar que não existe unanimidade na ampliação do Leite Lopes quando querem transmitir a idéia de que toda a cidade está a favor e só o MP é contra. E isso não é verdade. Estamos na ativa faz muito tempo e derrubamos todos os pretensos estudos técnicos que tentavam justificar a viabilidade dessa ampliação. Essa tática faz parte das técnicas de manipulação da opinião publica.

Quanto à tal internacionalização do Leite Lopes é necessário deixar claro o seguinte: o Leite Lopes já está habilitado a ser internacional de cargas e NÃO É INTERNACIONAL DE PASSSAGEIROS.

A manipulação midiática quando insiste na tal internacionalização do Leite Lopes carrega junto a sugestão de que Ribeirão Preto vai sediar vôos internacionais e intercontinentais para Miami, para Paris, etc. ISSO NÃO É VERDADE.

Só existem vôos desse tipo partindo de Guarulhos (SP) e do Galeão (RJ) e estudos feitos pelo antigo IAC (Instituto e Aviação Civil), hoje ANAC, descarta Ribeirão Preto como sede de vôos internacionais para o MERCOSUL pela distância às fronteiras.

São estudos sérios e não são baseados em “parpites” midiáticos e filosofias.

É por isso que insistimos, desde 1995

O LEITE LOPES FICA COMO ESTÁ e UM AEROPORTO NOVO JÁ!

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