sexta-feira, 14 de junho de 2013

O Aeroporto e o Império da Mediocridade: lançamento em importante evento

LANÇAMENTO EM IMPORTANTE EVENTO

Jorge de Azevedo Pires*


Com o título “ELEMENTOS PARA UMA TEORIA GERAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO”, foi lançado no dia oito passado, o livro de autoria do Promotor de Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Marcelo Pedroso Goulart, que proferiu magnífica palestra sobre a matéria.

O evento, dentro da programação da 13a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, proporcionou a todos, conhecer um pouco mais do que faz o Ministério Público do Estado de São Paulo. Também, foi mostrado que um Ministério Público do passado, reativo, de antes da Constituição Federal de 1988 morreu, surgindo um outro, pró-ativo, onde o social, o coletivo prevalece, ainda em fase de transição, em vias de consolidação.   

Chegado o momento dos debates, como não tivesse sido mencionado o excelente trabalho do Ministério Público em relação à problemática envolvendo o Aeroporto Leite Lopes, solicitei que sobre ele algo fosse explanado.

Isso, aproveitando a oportunidade para, esclarecer aos presentes o real papel desenvolvido por ele, Ministério Público, nem sempre bem interpretado por uns e outros.

Foi ótima a explanação feita pelo palestrante mostrando que acima de qualquer coisa, estão os interesses da população, da cidade e região visando o bem comum, objetivos do questionamento.

Sem qualquer margem de dúvidas, acho que todos, indivíduos, entidades diversas e poder público, deveriam sim, lutar por um novo e grande aeroporto Regional de Ribeirão Preto, fora do perímetro urbano, e ao qual poderíamos dar o nome de “Aeroporto Internacional Regional de Ribeirão Preto - Santos Dumont”, justa homenagem ao grande gênio brasileiro, inventor do avião e pouco lembrado nestes rincões.

O atual aeroporto continuaria abrigando o Aero Clube, servindo para a aviação particular de pequeno porte, helicópteros e outras variadas atividades relacionadas ao meio aeroespacial.

Estaríamos evitando a remoção da população do seu entorno com todas as conseqüências desumanas que disso resultam. 
Acordemos! Lutemos contra o império da mediocridade! Tenhamos visão de estadistas!

Será que nós todos e Ribeirão Preto não merecemos!?  

* Jorge de Azevedo Pires, professor voltado ao bem comum.

Um comentário:


  1. Mario I. deixou um novo comentário sobre a sua postagem "O Aeroporto e o Império da Mediocridade: lançamento em importante evento:


    Tudo fácil, maravilhoso ... lindo !!!
    Vamos ter um novo Aeroporto porque o povo de Ribeirão quer e merece, porque os Promotores exigem, porque o Movimento Pró Novo Aeroporto luta por isso.
    Muito bem : comecemos então a passar o pires de mão em mão para podermos arrecadar só 1 Bilhão de reais (valor por baixo) para a construção do tão sonhado novo aeroporto (sem considerar o valor da nova área); quando esse pequeno detalhe for resolvido, ou seja, daqui uns 20 anos, então sim realizaremos com certeza todos esses nossos sonhos.
    FÁCIL !!!

    ____________________________________________________________________

    Novo Aeroporto

    Calma! As pretensões aeroportuárias do Movimento Pro Novo Aeroporto são um pouco mais modestas. Não pleiteamos nenhum Heathrow, para custar isso tudo. Também não será construído na zona sul. Será em área rural. Tiramos um pouco de cana e geramos desenvolvimento de verdade.

    Já ficou comprovado em 2008 que se constrói um aeroporto novinho em folha, do padrão regional que Ribeirão precisa para já (pista com pelo menos 3300 metros e Terminal de passageiros para 1,5 milhões de passageiros/ano), sem nenhum problema sócio ambiental e urbanístico, por um valor um pouquinho maior que os 170 milhões de Reais que o governo do estado pretende gastar com a ampliação do Leite Lopes. E ainda com sobra de terreno para futuras ampliações, já previamente licenciadas.

    E, sem o desperdício dessa grana toda e sem precisar passar o pires, ficaremos com 2 aeroportos. Igualzinho a Bauru (será que o aeroporto de lá custou 1 bilhão de Reais?) e a brevemente com Rio Preto. Uberlândia também está se preparando para fazer isso.

    Se somarmos os 170 milhões que pretendem gastar com tudo o que já foi gasto, talvez estejamos perto de um bilhão de Reais desperdiçados. E o que conseguimos com todo esse desperdício de dinheiro público?

    O melhor aeroclube do planeta e um péssimo aeroporto, todo remendado, que é repudiado por todos os passageiros com experiência, ou seja, um péssimo Portal de Entrada para a região.

    Só em Ribeirão Preto, construir um aeroporto decente é impossível!

    Deve haver alguma explicação para isso. Talvez só o Império da Mediocridade não explique. Será que os interesses econômicos e políticos ligados à ampliação do Leite Lopes são mais importantes que os interesses de Ribeirão?

    E se o novo aeroporto para Ribeirão Preto custasse um bilhão de reais? Ribeirão não merece? Esse valor é troco para o PIB regional.

    Só a arrecadação municipal anual é maior que isso. Como o aeroporto novo destina-se a uma Região Metropolitana, mesmo que custasse tudo isso, ainda assim seria troco para a região.

    Seriam 200 milhões de Reais por ano, se a construção durasse 5 anos.

    Paremos de pensar como se Ribeirão fosse uma cidadezinha grande do interior. Ribeirão Preto é sede de uma Região Metropolitana, quer o governo do estado reconheça juridicamente ou não. A economia anda mais rápido do que a burocracia. Vamos parar de pensar pequeno?

    O Grupo Gestor

    ResponderExcluir