domingo, 16 de junho de 2013

O Movimento Responde


Tudo fácil, maravilhoso ... lindo !!!
Vamos ter um novo Aeroporto porque o povo de Ribeirão quer e merece, porque os Promotores exigem, porque o Movimento Pró Novo Aeroporto luta por isso.
Muito bem : comecemos então a passar o pires de mão em mão para podermos arrecadar só 1 Bilhão de reais (valor por baixo) para a construção do tão sonhado novo aeroporto (sem considerar o valor da nova área); quando esse pequeno detalhe for resolvido, ou seja, daqui uns 20 anos, então sim realizaremos com certeza todos esses nossos sonhos.
FÁCIL !!!


Calma! As pretensões aeroportuárias do Movimento Pro Novo Aeroporto são um pouco mais modestas. Não pleiteamos nenhum Heathrow, para custar isso tudo. Também não será construído na zona sul. Será em área rural. Tiramos um pouco de cana e geramos desenvolvimento de verdade.

Já ficou comprovado em 2008 que se constrói um aeroporto novinho em folha, do padrão regional que Ribeirão precisa para já (pista com pelo menos 3300 metros e Terminal de passageiros para 1,5 milhões de passageiros/ano), sem nenhum problema sócio ambiental e urbanístico, por um valor um pouquinho maior que os 170 milhões de Reais que o governo do estado pretende gastar com a ampliação do Leite Lopes. E ainda com sobra de terreno para futuras ampliações, já previamente licenciadas.

E, sem o desperdício dessa grana toda e sem precisar passar o pires, ficaremos com 2 aeroportos. Igualzinho a Bauru (será que o aeroporto de lá custou 1 bilhão de Reais?) e a brevemente com Rio Preto. Uberlândia também está se preparando para fazer isso. 

Se somarmos os 170 milhões que pretendem gastar com tudo o que já foi gasto, talvez estejamos perto de um bilhão de Reais desperdiçados. E o que conseguimos com todo esse desperdício de dinheiro público?

O melhor aeroclube do planeta e um péssimo aeroporto, todo remendado, que é repudiado por todos os passageiros com experiência, ou seja, um péssimo Portal de Entrada para a região.

Só em Ribeirão Preto, construir um aeroporto decente é impossível! 

Deve haver alguma explicação para isso. Talvez só o Império da Mediocridade não explique.  Será que os interesses econômicos e políticos ligados à ampliação do Leite Lopes são mais importantes que os interesses de Ribeirão?

E se o novo aeroporto para Ribeirão Preto custasse um bilhão de reais? Ribeirão não merece? Esse valor é troco para o PIB regional.

Só a arrecadação municipal anual é maior que isso. Como o aeroporto novo destina-se a uma Região Metropolitana, mesmo que custasse tudo isso, ainda assim seria troco para a região.

Seriam 200 milhões de Reais por ano, se a construção durasse 5 anos.

Paremos de pensar como se Ribeirão fosse uma cidadezinha grande do interior. Ribeirão Preto é sede de uma Região Metropolitana, quer o governo do estado reconheça juridicamente ou não. A economia anda mais rápido do que a burocracia. Vamos parar de pensar pequeno?

Núcleo Gestor

Um comentário:

  1. "AEROPORTO DE UBERLÂNDIA, TERÁ ATÉ 2029, NOVA PISTA E TERMINAL DE PASSAGEIROS."

    "O novo plano diretor de expansão do aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, em Uberlândia, apresentado nesta quinta-feira (23), ainda não tem data para ter sua implementação iniciada, mas a previsão da superintendência local da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) é que todas as melhorias sejam concluídas até 2029.

    Entre as mudanças apresentadas no documento estão a construção de uma pista de taxiamento paralela à principal e a instalação de um novo terminal de passageiros. As alterações serão necessárias para comportar, até a data, a expectativa de nove milhões de passageiros utilizando a estrutura por ano.
    O plano diretor foi aprovado no fim de abril pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR).

    A implementação do plano diretor do aeroporto local está dividida em três fases. A primeira está prevista para ocorrer até 2019. Além da segunda pista de apoio (taxiway), entre as benfeitorias está a implementação a construção do terminal de carga e logística, de uma nova torre de controle, de um hangar para a Polícia Militar (PM), de uma nova estação de energia elétrica e outros. Para isso, o terreno do aeroporto será ampliado com a anexação de um terreno de 210 mil m² que será doado pela Prefeitura de Uberlândia até 2014.

    Na segunda etapa, que deve ser concluída até 2022, está somente a expansão das novas instalações previstas na primeira fase. Já na terceira, que deve se concretizar em 2029, a principal mudança se refere à realocação do terminal de passageiros, que hoje é acessado pelo bairro Alto Umuarama, zona leste, para o outro lado do terreno do aeroporto, no bairro Alvorada, também zona leste.
    Segundo o superintendente da Infraero em Uberlândia, Sérgio Kennedy, o plano diretor somente é um balizador para a ampliação dos serviços aeroportuários e, para que sejam concretizados conforme as previsões, será necessário captação de recursos com o governo e a ajuda das instituições locais e empresários. “Ao menos, R$ 200 milhões deverão ser investidos em um prazo de dez anos para dar sequência desejada ao planejamento”, afirmou.
    ILS

    As obras na pista exigidas pela Agência Nacional de Aviação (Anac) para que o Instrument Landing System (ILS), aparelho que auxilia pousos de aeronaves em climas adversos, começasse a funcionar já terminaram. Ainda esta semana, conforme o superintendente da Infraero em Uberlândia, Sérgio Kennedy, um pedido para submeter novamente as condições do aeroporto à análise da agência será feita.
    “Há um prazo de 90 a 120 dias para a resposta de liberação ou não”, disse. Paralelamente, explica ainda Kennedy, uma área de segurança também exigida para o funcionamento definitivo do ILS será feita enquanto a pista reformada passa por análise."

    fonte:
    http://aeroportodeuberlandia.blogspot.com.br/


    Vejam, que quem promove a desinformação são vcs mesmos, Uberlândia ainda não cogita novo aeroporto, pelo menos até 2029. O plano diretor lá é outro, a Prefeitura está desapropriando áreas próximas do sítio aeroportuário para então doá-las à INFRAERO para futuras ampliações. S.J. Rio Preto também não tem previsão para novo aeroporto, já que boa parte do dia as instalações atuais ficam subutilizadas, o problema é quando chega 2 ou mais voos no mesmo horário, isso provoca a sensação de que o aeroporto está c/a capacidade esgotada, mas a realidade é outra. Parem de falar inverdades, isso não contribui para um debate saudável. É isso aí !!!

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