segunda-feira, 11 de abril de 2011

CEE conclui que construção de novo aeroporto é melhor solução

.
A Comissão Especial de Estudos (CEE) que acompanha o processo para modernização ou construção de um aeroporto internacional em Ribeirão Preto concluiu que um novo terminal aéreo é a melhor solução.

Agora, as propostas de possíveis áreas e de Parcerias Público-Privadas (PPPs) vão ser discutidas na esfera federal com representantes da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

Os integrantes da comissão apresentaram as possíveis soluções para a logística aeroviária na tarde de quinta-feira (24) no salão nobre da Câmara Municipal.

Segundo o presidente da CEE, vereador Jorge Parada (PT), a comissão chegou a esse resultado depois de fazer diversos estudos relacionados e ouvir especialistas no assunto. “Vimos que esse aeroporto pode ser melhorado, mas nunca vai conseguir comportar uma internacionalização”, disse.

Parada falou que os problemas que podem surgir com a internacionalização do Leite Lopes foram levados em conta na decisão (desapropriação, área de risco, ruído). Ele disse que o terminal aeroviário já existente pode atender a voos internacionais desde que sejam em escala menor.

De acordo com os vereadores, a iniciativa não exclui a necessidade de novos investimentos de modernização no aeroporto Leite Lopes.

O relatório final vai ser feito pela vereadora Gláucia Berenice (PSDB), escolhida pela comissão como relatora do projeto. Segundo Parada, ainda não há um prazo para que o relatório seja enviado a Brasília, mas que a CEE quer que seja o mais rápido possível.

Polêmica sobre o caso

Na terça-feira (22), aconteceu uma audiência pública para discutir a proposta de construção de um novo aeroporto na cidade e suspender qualquer ação de modificação da estrutura do Leite Lopes, organizada pelo Movimento Pró-Novo Aeroporto de Ribeirão Preto. O encontro foi no prédio do Ministério Público Estadual (MPE), no bairro Ribeirânia.

Estiveram presentes os promotores do Meio Ambiente, Marcelo Pedroso Goulart, e de Habitação e Urbanismo, Antônio Alberto Machado.

A Prefeitura de Ribeirão Preto pretende entrar na justiça para rever esse acordo, firmado em 2008 pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) e o MPE. A prefeita Dárcy Vera (DEM) busca alternativas jurídicas para resolver o impasse.

Dárcy afirma que a construção de um novo aeroporto demoraria pelo menos dez anos. Por isso, diz que a melhor opção é insistir na ampliação do Leite Lopes.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB), durante visita a Ribeirão, falou que vai apoiar os esforços para a ampliação do aeroporto.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário