sábado, 10 de março de 2012

2012 - AÇÕES DO MOVIMENTO PRO NOVO AEROPORTO


Ampliação de Pista e Construção do Terminal de Cargas no Leite Lopes: a falsa expectativa que está tudo dentro dos ditames.

SLLQC É o grupo de pessoas e de entidades que insistem em não deixar construir um aeroporto novo para Ribeirão Preto e que entendem que Só o Leite Lopes a Qualquer Custo lhes serve

A mídia tem divulgado poucas noticias referentes ao Leite Lopes e aos grandes devaneios circenses tanto do Governo do Estado (DAESP) como também do Municipal. 

Conversando com membros da administração municipal, alguns são peremptórios: 

a aprovação do projeto de ampliação do Leite Lopes já está definida, tem uma empresa especializada em aprovação de Estudos Ambientais e as obras logo começarão e, certamente que a inauguração será ainda na presente administração.

Outros, também membros da presente administração ou da anterior já nos disseram que são contrários à ampliação do Leite Lopes e a favor de um aeroporto novo mas, como fazem, ou já fizeram parte da administração, então são obrigados a ser a favor.

Isso significa que não existe unanimidade na administração atual nem mesmo existia na anterior, principal responsável pela situação que enfrentamos, porque, em lugar de exigir do DAESP um novo aeroporto como determinava desde 1995 a Lei do Plano Diretor, deixou-se levar por interesses outros e passou a defender, junto com outras entidades, a ampliação do Leite Lopes, sem admitir a discussão com quem fosse contra essa alternativa. Típico de Autocracias dos Iluminados dos Canaviais.

No inicio deste ano ocorreu o espetáculo circense da autorização pelo DAESP para o inicio das obras do Terminal Alfandegado, com ampla divulgação pela mídia.
E algum tempo depois a imprensa noticiou o inicio das obras. As manchetes e os Editoriais cantaram, ufanisticamente, hosanas a tal empreendimento. Até tiraram fotos dos tapumes.

Os SLLQC entraram em êxtase. Agora vai. Teremos a ampliação do Leite Lopes, afirmaram em todos os editoriais.

Neste meio tempo, o Movimento pro Novo Aeroporto, seguindo orientações de seus juristas, entrou com duas representações junto ao Ministério Público.

Uma delas referiu-se à validade da licitação do Terminal Internacional de Cargas, licitação feita em 2003 e não tendo sido cumprida, provavelmente já está vencida.

Será que todo esse espetáculo foi feito por causa de nossa representação ao Ministério Público, que instaurou Inquérito Civil? Como quem diz: as obras já começaram e agora é que vão contestar a validade da licitação? É a velha tática: agora que está pronto vão querer demolir?

O Movimento Pro Novo Aeroporto colocou equipes de campo em busca do Terminal e não acharam nenhuma obra. No Leite Lopes encontraram um tapume, próximo à Torre de Controle, sim mas de obras de um galpão de cargas para uma empresa aérea.

Pois é. No Leite Lopes já existem galpões de cargas das empresas aéreas que também fazem transporte de cargas.

Então, não vai ser necessário fazer galpões fora do Leite Lopes para atender a essas cargas e às futuras do tal Terminal Alfandegado? Será que essa demanda por áreas disponíveis para construção de galpões não é verdadeira, mas simples invencionice para vender a imagem de grande progresso imobiliário no entorno do Leite Lopes ampliado que será trazido pelo tal Terminal de Cargas Internacional?

Procuramos as tais obras e não as encontramos. Procuramos algum projeto aprovado na Prefeitura Municipal e também não encontramos.

Corre até o boato que a prefeitura desapropriou a área particular da Favela da Mata para nela se construir o tal Terminal Alfandegado assim que for terminada a remoção das famílias. Se assim for, teremos dinheiro público financiando empreendimentos privados e certamente teremos outra denúncia ao Ministério Público.

Será que esse Terminal de Cargas é um Santo Graal de que todos falam mas ninguém sabe onde está? Será que alguém pode indicar ao Movimento Pro Novo Aeroporto a localização da obra?

A outra representação ao Ministério Público também já virou Inquérito Civil.

Se existe um projeto do Terminal então deve existir também um Estudo de Impacto de Vizinhança. Se existisse tal Estudo seria obrigatória a sua disponibilização pública através de Edital publicado na imprensa.Se tal estudo não foi feito, então nenhuma obra poderia ter sido aprovada.

Como não conhecemos nem a imprensa publicou qualquer Edital sobre esse Estudo, então presumimos que não existe nenhum projeto aprovado e, se existir alguma obra, ela então será irregular e deverá ser embargada pelos órgãos adequados. Isso é o que determina a Lei, que é para todos, inclusive para os Iluminados Autocratas, estaduais e municipais.

O Movimento Pro Novo Aeroporto aguarda o Estudo de Impacto de Vizinhança e o projeto do Terminal, devidamente aprovados por todos os órgãos devidos. Aguardamos também conhecer a localização das obras desse Terminal.

Enquanto isso, mantemos a nossa convicção de que se trata de marketing eleitoral, promovendo a venda da falsa expectativa que está tudo correndo dentro dos ditames, mas na verdade, nada vai ser feito até ao final do presente mandato municipal.

E, como vamos ter logo mais outros mandatários nas prefeituras da região metropolitana de Ribeirão Preto, pode ser que Ribeirão Preto e a Região possam vir a ter o aeroporto que necessita e merece. Mas para que isso possa acontecer, em todos esses municípios, os cidadãos devem se lembrar que

Em 2012 não vote em político de 3ª linha: vote em estadista
e, juntos, exigirmos
Congonhas em Ribeirão Não!
O Leite Lopes fica como está.
Novo aeroporto em nova área já!

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