Ampliação de Pista e
Construção do Terminal de Cargas no Leite Lopes: a falsa expectativa que está
tudo dentro dos ditames.
SLLQC É o grupo de pessoas
e de entidades que insistem em não deixar construir um aeroporto novo para
Ribeirão Preto e que entendem que Só o Leite Lopes a Qualquer Custo lhes serve
A mídia tem divulgado poucas
noticias referentes ao Leite Lopes e aos grandes devaneios circenses tanto do
Governo do Estado (DAESP) como também do Municipal.
Conversando com membros da
administração municipal, alguns são peremptórios:
“a aprovação do projeto de ampliação do Leite
Lopes já está definida, tem uma empresa especializada em aprovação de Estudos
Ambientais e as obras logo começarão e, certamente que a inauguração será ainda
na presente administração”.
Outros, também membros da presente
administração ou da anterior já nos disseram que são contrários à ampliação do
Leite Lopes e a favor de um aeroporto novo mas, como fazem, ou já fizeram parte
da administração, então são obrigados a
ser a favor.
Isso significa que não existe
unanimidade na administração atual nem mesmo existia na anterior, principal
responsável pela situação que enfrentamos, porque, em lugar de exigir do DAESP
um novo aeroporto como determinava desde 1995 a Lei do Plano Diretor, deixou-se
levar por interesses outros e passou a defender, junto com outras entidades, a
ampliação do Leite Lopes, sem admitir a discussão com quem fosse contra essa
alternativa. Típico de Autocracias dos Iluminados dos Canaviais.
No inicio deste ano ocorreu o
espetáculo circense da autorização pelo DAESP para o inicio das obras do
Terminal Alfandegado, com ampla divulgação pela mídia.
E algum tempo depois a imprensa
noticiou o inicio das obras. As manchetes e os Editoriais cantaram, ufanisticamente,
hosanas a tal empreendimento. Até tiraram fotos dos tapumes.
Os SLLQC entraram em êxtase. Agora vai. Teremos a ampliação do Leite
Lopes, afirmaram em todos os editoriais.
Neste meio tempo, o Movimento pro
Novo Aeroporto, seguindo orientações de seus juristas, entrou com duas
representações junto ao Ministério Público.
Uma delas referiu-se à validade da
licitação do Terminal Internacional de Cargas, licitação feita em 2003 e não tendo sido cumprida,
provavelmente já está vencida.
Será que todo esse
espetáculo foi feito por causa de nossa representação ao Ministério Público,
que instaurou Inquérito Civil?
Como quem diz: as obras já começaram e agora é que vão contestar a validade da
licitação? É a velha tática: agora que está pronto vão querer demolir?
O Movimento Pro Novo Aeroporto
colocou equipes de campo em busca do Terminal e não acharam nenhuma obra. No
Leite Lopes encontraram um tapume, próximo
à Torre de Controle, sim mas de obras de um galpão de cargas para uma empresa
aérea.
Pois é. No Leite Lopes já existem
galpões de cargas das empresas aéreas que também fazem transporte de cargas.
Então, não vai ser necessário fazer
galpões fora do Leite Lopes para atender a essas cargas e às futuras do tal
Terminal Alfandegado? Será que essa demanda por áreas disponíveis para
construção de galpões não é verdadeira, mas simples invencionice para vender a imagem de
grande progresso imobiliário no entorno do Leite Lopes ampliado que será
trazido pelo tal Terminal de Cargas Internacional?
Procuramos as tais obras e não as
encontramos. Procuramos algum projeto aprovado na Prefeitura Municipal e também
não encontramos.
Corre até o boato que a prefeitura
desapropriou a área particular da Favela da Mata para nela se construir o tal
Terminal Alfandegado assim que for terminada a remoção das famílias. Se assim
for, teremos dinheiro público financiando empreendimentos privados e certamente
teremos outra denúncia ao Ministério Público.
Será que esse Terminal de Cargas é
um Santo
Graal de que todos falam mas ninguém sabe onde está? Será que alguém
pode indicar ao Movimento Pro Novo Aeroporto a localização da obra?
A outra representação ao Ministério
Público também já virou Inquérito Civil.
Se existe um projeto do Terminal
então deve existir também um Estudo de Impacto de Vizinhança. Se existisse tal
Estudo seria obrigatória a sua disponibilização pública através de Edital
publicado na imprensa.Se tal estudo não foi feito, então
nenhuma obra poderia ter sido aprovada.
Como não conhecemos nem a imprensa
publicou qualquer Edital sobre esse Estudo, então presumimos que não existe
nenhum projeto aprovado e, se existir alguma obra, ela então será irregular e
deverá ser embargada pelos órgãos adequados. Isso é o que determina a Lei, que
é para todos, inclusive para os Iluminados Autocratas, estaduais e municipais.
O Movimento Pro Novo Aeroporto
aguarda o Estudo de Impacto de Vizinhança e o projeto do Terminal, devidamente
aprovados por todos os órgãos devidos. Aguardamos também conhecer a localização
das obras desse Terminal.
Enquanto isso, mantemos a nossa
convicção de que se trata de marketing eleitoral, promovendo a venda da falsa expectativa que está tudo correndo
dentro dos ditames, mas na verdade, nada vai ser feito até ao final do
presente mandato municipal.
E, como vamos ter logo mais outros
mandatários nas prefeituras da região metropolitana de Ribeirão Preto, pode ser
que Ribeirão Preto e a Região possam vir a ter o aeroporto que necessita e merece.
Mas para que isso possa acontecer, em todos esses municípios, os cidadãos devem
se lembrar que
Em 2012 não vote em político de 3ª
linha: vote em estadista
e, juntos, exigirmos
Congonhas em
Ribeirão Não!
O Leite
Lopes fica como está.
Novo aeroporto em nova área já!
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