domingo, 27 de março de 2011

Os SLLQC, o Ministério Público e o Movimento Pró Novo Aeroporto

.
Avaliação de carta aberta de SLLQC*


Jornal A Cidade - 22/03/2011
(clique na imagem para ampliar)

Nestes últimos dias assistimos a uma série de investidas a favor do questionamento do acordo judicial que impede a insensata ampliação do Leite Lopes, através das  mesmas velhas e ultrapassadas teses. Uma delas até foi chamada de “Carta Aberta” e com tudo publicado na imprensa local.

Essa Carta Aberta insistiu na tese de que o Ministério Público é o grande vilão que impede o desenvolvimento da cidade por não querer liberar a ampliação do Leite Lopes. Esta carta dá o apoio público à prefeitura pela sua pretensa iniciativa de tentar revogar o acordo que impede exatamente essa ampliação. Usou e abusou de uma enorme quantidade de argumentos jurídicos.

Quando cogitaram ampliar o Leite Lopes para promover o grande e estrondoso espetáculo da sua internacionalização para operações cargueiras através de um terminal de extraordinária envergadura (todos os aeroportos cargueiros internacionais têm terminais em torno de 90.000 m² contra 5000 m² desse empreendimento), esqueceram-se dum pequeno detalhe: existia uma lei em vigor nessa época e que deveria ter sido cumprida. Essa lei dizia que o aeroporto deveria ser relocado. Legal, portanto, a remoção; ilegal a ampliação.

Essa mesma lei que mandava remover o Leite Lopes para local mais adequado foi proposta pela comunidade (que somos nós, claro), apoiada pelo executivo municipal e aprovada pela Câmara Municipal em 1995, quando foi aprovada a lei do Plano Diretor (Lei Complementar 501/95) e, por mais incrível que possa parecer, o autor da tal Carta Aberta era o secretário dos negócios jurídicos da prefeitura que também subscreveu essa exigência da remoção do Leite Lopes e agora subscreve não apenas a sua manutenção no local, como a sua ampliação. É impressionante como se muda de opinião em tão curto espaço de tempo. Qual a diferença entre o Leite Lopes de 1995 e o Leite Lopes 2011? Apenas uma: em 1995 venceu a cidadania e não existia nenhum grupo econômico interessado em explorar o Leite Lopes. Agora tem.

Toda a argumentação jurídica nessa tal de Carta Aberta cai por terra quando acusa o Ministério Público de impedir a ampliação do Leite Lopes. Somos nós, o Movimento Pró Novo Aeroporto Regional de Ribeirão Preto, que está impedindo essa insensatez! Não é o Ministério Público que não quer a ampliação do Leite Lopes. É a sociedade civil de Ribeirão Preto que exige, desde 1995, a remoção do Leite Lopes para fora da área urbana.

Daí a razão da existência do nosso Movimento Pró Novo Aeroporto:

Impedir que o interesse público seja esmagado pelo interesse econômico que domina o poder político.



O LEITE LOPES FICA COMO ESTÁ e NOVO AEROPORTO JÁ


*SLLQC é o grupo de pessoas e de entidades que insistem em não deixar construir um aeroporto novo para Ribeirão Preto e que entendem que Só o Leite Lopes a Qualquer Custo lhes serve.

.

Um comentário:

  1. Chega de estagnação, Ribeirão Preto precisa pensar grande afinal temos a caracteristica de metropole é nisso que devemos acreditar e lutar para que isso se torne realidade.
    Precisamos nos libertarmos desta ideia de aldeia, presos a limites, devemos expandir nossos horizontes, com planejamento e o melhor deles é sem duvida a um aeroporto digno que possa atender as necessidades da Região.

    ResponderExcluir