quinta-feira, 24 de março de 2011

Audiência pública - 22/03/2011

.
Movimento pede novo aeroporto em Ribeirão
Manifestação realizada nesta terça-feira no MP defende acordo que impede a ampliação do Leite Lopes

O Movimento Pró Novo Aeroporto de Ribeirão Preto realizou manifestação no final da tarde desta terça-feira, na sede do Ministério Público, para pedir a construção de um novo terminal aéreo internacional de cargas. A manifestação reuniu representantes de vários movimentos e associações de Ribeirão, que deram apoio à manutenção do acordo judicial que impede a ampliação do aeroporto Leite Lopes.

Cerca de 50 pessoas participaram da manifestação no saguão do prédio. Na oportunidade, foi protocolado abaixo-assinado com mais de duas mil adesões pedindo a manutenção do acordo judicial assinado entre Ministério Público e Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), que impede a ampliação da pista do aeroporto.

Com gritos de "Novo Aeroporto já, Leite Lopes como está", várias pessoas se manifestaram a favor da construção de um novo aeroporto na cidade. O evento reuniu representantes de associações de moradores do entorno do aeroporto, da Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil e representantes da Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, arquitetos, urbanistas e o padre Francisco Vanneron.

Defesa

Durante a manifestação várias pessoas defenderam a criação de um novo aeroporto internacional. O engenheiro Jorge Pires disse ser totalmente inviável discutir a ampliação do Leite Lopes por conta das limitações que existem no entorno."É preciso se pensar em um planejamento para o futuro e não apenas para alguns anos", afirmou. Os promotores Antonio Alberto Machado e Marcelo Goulart, autores do acordo judicial que impede a ampliação da pista, voltaram a defender a necessidade de uma mobilização da cidade para conseguir um novo aeroporto. "O acordo permite uma pista de 2,1 mil metros. Se não conseguem utilizar essa extensão, quanto mais ampliar a pista", afirma Machado. 

Jornal A Cidade - 23/03/2011

Jornal A Cidade - 23/03/2011

Promotor esclarece sobre a "marolinha" feita pela Prefeita
Jornal A Cidade 23/03/2011

Jornal A Gazeta de Ribeirão - 23/03/2011

Jornal A Gazeta de Ribeirão - 23/03/2011

Não se fala mais nisso - Jornal A Gazeta de Ribeirão - 23/03/2011
(clique nas imagens acima para ampliar)




.

Um comentário:

  1. quando se fala em PLANEJAMENTO URBANO, deve se ter em mente o município como um TODO (de forma integrada). Principalmente quando pensamos em TRANSPORTE (isso inclui aeroportos). Só para esclarecer:
    -Planejamento Setorial: a escala abrange um setor da cidade, ex: região Sul ou bairros. A análise estrutura-se de forma detalhada: uso e ocupação, tipologias, circulação, fluxos e articulações.
    -Planejamento Urbano: a escala engloba o limite do município. A análise estrutura-se nas articulações e fluxos, conexões entre setores e regiões, forma de crescimento.
    -Planejamento Regional – abrange os municípios que integram a R.A. – Região Administrativa.
    -Planejamento Territorial – a escala inclui a Região Administrativa de municípios (engloba análise intra-regional e inter-regional).

    "MEIA BOCA NÃO DÁ"

    comentário de:
    ARQUITETA Dra. MONICA KOFLER FREITAS (Ribeirão Preto-SP)
    (com doutorado no Departamento de Transportes da EESC/USP)

    ResponderExcluir