terça-feira, 1 de março de 2011

Desvarios dos SLLQC

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Esta semana que passou (de 6 a 12 fevereiro de 2011) foi profícua na falta de bom senso dos SLLQC*. O festival de "besteirol" ultrapassou os limites. Vamos ver o porquê.

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto apresentou, finalmente, o grande projeto do "puxadinho" da pista. Não vai precisar de túnel nem de viaduto, perceberam que era um bobagem. Vão apenas empurrar a avenida Thomaz Alberto Whately para a frente e colocar um paramento protegendo a avenida das puxadas de motor na cabeceira. Vai gerar uma alteração significativa de todo o sistema viário do entorno do Leite Lopes. É claro que isso requere um EIA-RIMA, mesmo que simplificado, no mínimo um RARAM** ou, pelo menos, um "Estudozinho de Impacto de Vizinhança". Esses procedimentos já deveriam estar junto com o projeto básico. Não vieram, devem ter esquecido. Empurraram o projeto executivo para o DAESP. E essa do paramento é uma verdadeira inovação técnica. Esqueceram de avaliar o custo dessa "obrinha", com mais de 12 metros de altura, que deve resistir a ventinhos, simples brisas, de 250 a 300 quilômetros por hora.

Essa "reformulaçãozinha" requere, em desapropriações, cerca de 19 milhões de reais tomando como base o valor venal, segundo os experts municipais.

A prefeitura de Ribeirão Preto não é obrigada a ter especialistas em aeroportos para projetar "puxadinhos". Portanto, todas essas iniciativas podem ser relevadas porque são oriundas de inocentes leigos. Na área de avaliação de custos por desapropriação isso já não pode, é obrigada a ter. E deveria saber que as desapropriações têm que ser pagas não pelo valor venal nem pelo valor de mercado, mas sim pelo valor de reposição do bem. Ou seja, não basta pagar a uma indústria o valor venal do terreno e dos custos das instalações depreciadas pela idade, tem que pagar por uma indústria novinha em folha em local equivalente. Além de todos esses custos, deve incluir também o tempo parado, além de outras condições. É norma. É obrigatório, é lei. Com as casas também, comércio idem, incluindo o fundo de comércio (ponto para os íntimos). Podemos, portanto, estimar que esse custo seja perto do triplo, ou seja, o custo das desapropriações para fazer um "puxadinho" pagaria um aeroporto novinho em folha.

Mas vamos nos ater aos 19 milhões. Esse valor daria para comprar 345 hectares para construir um aeroporto novo. Sabe qual é a área do Leite Lopes? 170 hectares. Gastar uma área com o dobro do Leite Lopes só para que possa fazer um "puxadinho" é normal? E só para um que vale 15% do mínimo da pista que eles propõem que seja feito? Se somarmos todos esses valores aos que foram gastos para termos um aeroporto "meia boca", já foram despendidos recursos para construir um aeroporto novo num período de tempo que daria para ter construído pelo menos cinco. Esses projetos são um desvario e o pior é que tem gente que ainda consegue apoiar uma aberração desse tipo!

Coitados dos diretores do DAESP que são obrigados por função a aguentar essas atitudes. Coitados dos diretores da Infraero que são os próximos da fila e nem senha tiraram.

Mas os desvarios não terminam aí.

No jornal A Tribuna de 12/02/2011, o Ministério Público informa o óbvio: o "puxadinho" é ampliação e ampliações não são permitidas. Nem podem sê-lo, porque já ficou demonstrado pelo EIA-RIMA da total impossibilidade técnica e física de que o Leite Lopes possa ser maior do que um aeroporto para aviação executiva e de teco-teco excelente para uma cidade do interior. Porém, não para Ribeirão Preto e região.

O Leite Lopes nunca terá condições de ser o aeroporto que a região precisa e merece. Precisamos de um aeroporto novo. Essa percepção já existe desde 1995, mas fomos surpreendidos com uma entrevista do governador do estado para a TV Clube, no dia 12. Nela, o governador afirmou que vai falar com o Ministério Público pra rever o TAC. Temos aqui outro grave problema. O governador desconhece que não existe nenhum TAC impedindo a ampliação do Leite Lopes, pois ele fala o que a assessoria informa. Existe uma sentença judicial validando um acordo entre o Ministério Público e o DAESP sobre a  impossibilidade técnica de ampliação. Se o governador está mal informado, deve-se certamente à sua assessoria ou outras fontes das pérolas canavieiras.

O problema do tal "TACzinho" dos SLLQC já é assunto superado e deveria estar enterrado. Isso nos leva a imaginar que ainda existam múmias circulando, que perderam o rumo e não conseguem voltar aos sarcófagos.

O LEITE LOPES FICA COMO ESTÁ e um AEROPORTO NOVO JÁ!

*SLLQC É o grupo de pessoas e entidades que insistem em não deixar construir um aeroporto novo para Ribeirão Preto e que entendem que Só o Leite Lopes a Qualquer Custo lhes serve.

**RARAM Estudo de Impacto Ambiental exigido pelo município.


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