quarta-feira, 27 de julho de 2011

O LEITE LOPES E AS PERIGOSAS PIPAS

JORNAL A CIDADE -  Editoriais \ Cidades
Sábado, 23 de Julho de 2011 - 18h15 ( Atualizado em 23/07/2011 - 23h02 )
Pipas fecham Leite Lopes e atrasam vôos em 1h30
Crianças pulam barreira do aeroporto, mas não chegam a invadir pista; Daesp diz que problema é comum em época de férias
Mariana Lucera
MENINOS SOLTANDO PIPAS É COISA ROTINEIRA
O aeroporto Leite Lopes, de Ribeirão Preto, interrompeu pousos e decolagens durante 50 minutos, no começo da tarde deste sábado (23), por causa de crianças que soltavam pipas na cabeceira da pista.
O diretor de Aeroportos do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), Álvaro Cardoso Júnior, disse que crianças pularam a barreira do aeroporto atrás de uma pipa, mas não chegaram a invadir a pista. Porém, os seguranças que fazem ronda ao redor da área viram os meninos e comunicaram a torre de comunicação que, por questão de segurança, resolveu suspender pousos e decolagens.
"É comum isso acontecer em época de férias. Às vezes, eles não precisam nem entrar na área no aeroporto, mas se soltam pipas na cabeceira e elas sobem alto, também é emitido um alerta", explica Álvaro.

Ficar na cabeceira das pistas, podemos imaginar que seja na Av. Thomaz Albert Whatelly ou na Av. Brasil? Ou na R. Americana com vento de través que empurra a pipa para o lado da pista, situação pior que estar nas cabeceiras?

É evidente que uma pipa não vai derrubar um avião. Mas poderá causar sérios danos às crianças que a empinam.

Sabiam que esse fato nem mesmo foi relatado no tal EIA-RIMA pomposo que o Movimento derrubou em 2007? Sabem porque é que não foi relatado? Porque seria um ponto a menos a favor do Leite Lopes ampliado e isso prejudicaria a justificativa do empreendimento.

E o mais absurdo é que continuem insistindo na ampliação do Leite Lopes como se o simples fato de estar localizado em área densamente habitada  não fosse prejudicial nem à população nem ao aeroporto.

Imaginem agora  a seguinte manchete: Avião em vôo internacional teve o seu pouso no Leite Lopes cancelado porque tinha crianças empinando pipa perto da cabeceira.

Ridículo, não é verdade? Mas avião em vôo internacional não atrasa a chegada porque já está em curso muito tempo antes. Simplesmente fica lá em cima, voando à toa, gastando combustível e encarecendo a viagem, esperando liberar a pista ou simplesmente vai pousar em outro aeroporto alternativo: Bauru ou Viracopos!

Segundo declarações do Deputado Duarte Nogueira ao Jornal a Gazeta de Ribeirão de 24/07/2011 “um aeroporto que deve ter um milhão de passageiros neste ano, é uma mina de ouro”.

Só mesmo aqueles para quem Só o Leite Lopes a Qualquer Custo (SLLQC) interessa são capazes de insistirem na ampliação do aeroporto e na sua permanência na área. Disfarçam interesses comerciais privados como  interesses públicos. Por isso não querem um aeroporto novo porque demora muito tempo para construir um e estarão perdendo um filão de bons negócios. Segundo esse nosso ilustre representante, um aeroporto novo demora 40 anos. Não gente, não é erro de digitação: é 40 anos mesmo, na opinião dele.

E o pior é que esses SLLQC estão no comando político da cidade e do estado. São os mesmos que  não têm nenhum plano habitacional para as pessoas de baixa renda, além da borrachada para desocupar áreas que impedem os bons negócios. Também não têm nenhum plano para a destinação dos resíduos sólidos (lixo urbano e entulhos) criando urubus, cobras e escorpiões (todos bem saudáveis). Falta plano para a proteção do aqüífero Guarani dos agentes contaminantes (lixões e venenos agrícolas) que podem prejudicar o abastecimento de água à população. Falta um plano educacional para o município, que tem obtido péssimas notas na qualidade do ensino de responsabilidade municipal. E quanto à assistência médica? A população do entorno do Leite Lopes sabe muito bem como ela é precária.

SLLQC no governo é apenas a porta aberta para os negócios e empreendimentos e não guarda nenhuma relação com a gestão da cidade.

Dizem que esses negócios e empreendimentos são um fator gerador de empregos. É verdade. Normalmente empregos de baixa qualidade, e portanto baixos salários, mas certamente gerador de muito lucro para os tais empreendedores. Inclusive para a empresa que irá operar o terminal de Cargas , principal beneficiário da ampliação do Leite Lopes, se essa idéia asinina for em frente.

Porque não podemos permanecer amarrados a políticos de baixa qualidade, vamos aproveitar as próximas eleições para fazer essa limpeza de qualidade nas nossas Câmaras Municipais e nos Paços Municipais. Para isso,

Em 2012 não vote em político de 3ª linha: vote em estadista!

E continuamos na luta

O LEITE LOPES FICA COMO ESTÁ e um NOVO AEROPORTO JÁ!


3 comentários:

  1. Só me pergunto se é certo criança, adolescente ou marginal invadir a pista para buscar seja lá o que for. Se este Brasil fosse sério todos já estavam em cana. A área interna do aeroporto é área de risco queria ver uma criança ser sugada por uma turbina e ver o que ia virar.

    Parece que todos do entorno do aeroporto torcem por uma tragédia custe o que custar... E sabe o que vai acontecer, se isto ocorrer? Nada vcs não vão fechar o aeroporto.

    ResponderExcluir
  2. Ninguém quer fechar o aeroporto, mas não concordamos com a ampliação de um projeto que começou errado e por isso quer apagar a cidade no entorno à qualquer custo, para ficar "certo". Que tenham capacidade de projetar com qualidade e com olhos no futuro. Que os responsáveis legais por essa ampliação, SE sair do papel, sejam criminalizados por qualquer acidente que venha a ocorrer no futuro. Os irresponsáveis governantes devem ser responsabilizados civilmente. Quem assinar esse absurdo, que seja o responsável pelos acidentes que vierem a ocorrer. E ninguém quer isso, mas é óbvio que pode acontecer, como JÁ aconteceu com um pequeno avião, anos atrás. Caiu na cabeceira, próximo à avenida Thomaz Alberto Whately. Lembram?

    ResponderExcluir
  3. Um avião pode cair em uma pista de 1500, 2.100, 3.000, 4.000 metros. Acidentes acontecem. Um avião pode decolar do Leite Lopes e cair em cima de qualquer casa em qualquer lugar na cidade...

    Acho que brigar contra a ampliação do aeroporto é brigar contra o desenvolvimento. Por isto nosso país não vai pra frente.

    Temos que adequar nossas necessidades, realidade e orçamento. O problema é que o Brasil se acha 1o mundo mas não é. Não podemos pensar que teremos soluções típicas de 1o mundo já que vivemos a realidade de 3o.

    ResponderExcluir