domingo, 24 de julho de 2011

Novela Congonhas Caipira - capítulo 01

O projeto dos SLLQC ( grupos de pessoas que Só o  Leite Lopes a Qualquer Custo lhes serve) consiste na ampliação tipo puxadinho do aeroporto Leite Lopes transformando-o num aeroporto inseguro e ridículo (Congonhas Caipira), com o propósito principal de atender aos interesses comerciais da empresa que irá operar o Terminal de Cargas com seus medíocres 5000 m² de área a se construir.

Apresentaremos esta Novela abordando a teimosia dos SLLQC,  que já dura décadas , numa sequência de capítulos:


1       CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRAGÉDIA NO CONGONHAS EM SÃO PAULO

Finalmente, após quatro anos, o Judiciário indicia três irresponsáveis como sendo os responsáveis pela tragédia com o avião da TAM ocorrida no  aeroporto de Congonhas em 2007.

Em razão disso, vamos publicar uma serie de artigos comentado o fato e as suas correlações com o Leite Lopes:

A tragédia de Congonhas aconteceu em 17 de julho de 2007 e deixou 199 mortos. O Airbus vinha de Porto Alegre e chegou debaixo de chuva ao Aeroporto de Congonhas. A caixa-preta revelou que os pilotos pousaram com um manete do avião em posição errada, o que manteve a aceleração em um dos motores. O A320 atravessou a pista e bateu em um prédio.

Vinte dias antes, a pista do aeroporto, que estava interditada, havia sido reaberta.  O fato foi considerado um atentado contra a segurança do transporte aéreo. Ficou claro que a empresa aérea  deveria ter impedido uma aeronave daquele porte e naquelas condições de pousar em Congonhas e que a Anac  liberou para pouso uma pista imprópria para uma aeronave daquele porte.

A situação por si já era de perigo. Mas os acusados desse crime são considerados apenas como culposos, ou seja, tudo não passou de uma traquinagem que virou tragédia.

O Judiciário achou que a pista, embora imprópria, estava liberada, como se esse fato, só por si, não definisse a probabilidade objetiva de ocorrer a tragédia por omissão dolosa.

Que bom! Foi o desabafo dos (ir)responsáveis técnicos que não deveriam ter permitido a liberação da pista, mesmo sob a pressão política e do poder econômico. Mas já melhorou bastante, porque antigamente, a culpa recairia apenas sobre o piloto que estava com o manete errado, que o motor não reverteu e que a chuva estava molhada. E ficava tudo por isso mesmo. Acidentes acontecem, diriam.

Na verdade, a tragédia ocorreu porque a ganância de empresas aéreas em faturar cada vez mais, usando aeronaves cada vez maiores não importa o tamanho da pista, junto a uma infraestrutura aeroportuária muito mais preocupada com facilitação de negócios do que com a segurança de operação, superaram a lógica e o bom senso e fizeram manguitos para a defesa da incolumidade pública. 

As condições técnicas foram sobrepujadas pelas questões de faturamento e em lugar dos princípios técnico-cientificos serem o norte para liberar o uso da pista para as aeronaves certas em condições de operação com segurança total,  adotou-se a velha máxima filosófica de que “se Deus quiser, tudo vai correr bem”. Não correu tudo bem  e 199 pessoas morreram! Ou foram assassinadas, segundo outros pontos de vista.

E como a pista continua curta, a chuva continua molhada e existe sempre a hipótese de ocorrência de erro de piloto ou de defeito mecânico, certamente que outra tragédia irá ocorrer em Congonhas.

Porque não podemos permanecer amarrados a políticos de baixa qualidade, vamos aproveitar as próximas eleições para fazer essa limpeza de qualidade nas nossas Câmaras Municipais e nos Paços Municipais. Para isso,

Em 2012 não vote em político de 3ª linha: vote em estadista!

E continuamos na luta

CONGONHAS CAIPIRA EM RIBEIRÃO NÃO!
O LEITE LOPES FICA COMO ESTÁ e um NOVO AEROPORTO JÁ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário