AS LUTAS POPULARES CONTRA AEROPORTOS A SERVIÇO DO INTERESSE ECONOMICO
O Movimento Pro Novo Aeroporto em Ribeirão Preto divulga todas as noticias referentes a aeroportos e sua implantação, principalmente quando está a serviço exclusivo do interesse econômico sem a menor preocupação pelos interesses comunitários e sócio-ambientais.
É o caso do aeroporto de Nantes – França, a ser construído sem prévio estudo ambiental e invadindo uma área de preservação rica em biodiversidade. Nem mesmo as comunidades atingidas foram consultadas. Daí surge um movimento e a resistência.
Aparentemente é uma contradição contra o nosso Movimento. Lá se briga para não ter um aeroporto novo, exatamente o contrário de Ribeirão Preto que luta por um.
Acessem http://ete-2011-resistance-ndl.blogspot.com/e perceberão a semelhança entre os dois movimentos.
O principal elo de ligação é o interesse econômico de grandes empresas como sendo o único modelo de desenvolvimento possível.
Lá, a construção do novo aeroporto implica a perda de 2000 hectares de área a preservar e de pequenos agricultores (agricultura familiar) que os franceses não estão dispostos a perder para os interesses econômicos ligados à exploração do aeroporto e da especulação imobiliária.
Aqui, já nos contentaríamos com 1500 a 1800 hectares de área de cana – que não tem nenhum interesse sócio-ambiental – como alternativa a proteger populações de riscos aeronáuticos e perturbações diversas em razão de poluição sonora, entre outras, e perdas significativas na área urbanística e de mobilidade do seu entorno no caso da ampliação do Leite Lopes.
Importante sempre ressaltar que essa ampliação do Leite Lopes deve-se ao interesse de beneficiar uma empresa transportadora e servir de base de marketing político para quem não tem nenhum programa político.
Por isso continuamos na luta, não apenas para que
O LEITE LOPES FICA COMO ESTÁ e um NOVO AEROPORTO JÁ!
Mas também pela renovação política de Ribeirão Preto e região lembrando que em 2012 teremos uma ótima oportunidade de fazê-la. E para isso
Não vote em político de 3ª linha. Vote em estadista!
Nenhum comentário:
Postar um comentário