quinta-feira, 27 de março de 2014

OLHA OS SLLQC AÍ TRAVÊZ

O AEROPORTO DE PARELHEIROS FOI PARA O BREJO
OLHA OS SLLQC AÍ TRAVÊZ

SLLQC É o grupo de pessoas e de entidades que, há mais de 15 anos, insistem em não deixar construir um aeroporto novo para Ribeirão Preto e que entendem que Só o Leite Lopes a Qualquer Custo lhes serve, porque na opinião deles, demora 10 anos para construir um novo aeroporto.

A campanha de Manipulação da Opinião Pública voltou travêz

No passado dia 17/03/2014 uma rede de TV local, lembrando os velhos tempos do Degola Ribeirão[i] dos idos de 2005 a 2008, voltou a fazer reportagens e entrevistas a “especialistas” e outras pessoas de “notório saber” sobre as vantagens da tal internacionalização do Leite Lopes (leia-se ampliação), sugerindo que esse evento vai movimentar toda a economia de Ribeirão Preto.

Como sempre, nem mesmo se referiu ao Movimento Pro Novo Aeroporto mas, aleluia irmãos!, não responsabilizou o Ministério Público pela paralisação das obras: a culpa agora é da burocracia e da falta de interesse politico por parte dos politicos!

De novo o velho Papai Noel Leite Lopes com a lengalenga da fantástica valorização dos imóves do entorno do Leite Lopes (que não ocorreu nem pode ocorrer a não ser na cabecinha dos especuladores imobiliários para ganharem dinheiro à custa dos incautos).

Não falaram mais dos “milhares de empregos” que a tal internacionalização iria gerar[ii]. Baixaram o estoque apenas para “muitos empregos”.

Escapou: a confissão dos reais objetivos

Mas a entrevista com a responsável do poder executivo municipal foi muito interessante, educativa e elucidativa: existem inumeras empresas de logistica sediadas em Viracopos e em Guarulhos interessadas no Leite Lopes para investirem.

É a confissão: os interesses de Ribeirão Preto e região estão à mercê de interesses privados externos à região.

Impede-se a construção de um aeroporto novo em condições de poder operar com cargas aéreas internacionais, ficando a região com dois aeroportos, apenas para atender aos interesses de empresas não locais e que estão pouco se lixando para os interesses da região.

Mas investir não é bom? Seria se isso significasse desenvolvimento local mas quando se fala em investir Leite Lopes entenda-se aplicar um pouco de dinheiro, com muitos incentivos[iii] para auferir gordos lucros.

Tudo bem. Mas esses lucros poderiam ser os mesmos e até maiores se estivesse em operação um novo aeroporto planejado para ser cargueiro de verdade em área adequada, sem causar danos socioambientais nenhuns a não ser para os canaviais, já que é só essa atividade que temos nos terrenos disponíveis no município. Seria até um bem para o município e para a região.

Esse pessoal que insiste em ampliar o Leite Lopes sempre afirmaram que um aeroporto novo seria muito bom mas que demora 10 anos para ser construído e o progresso não pode esperar tanto tempo.

Não é verdade, pois bastam de 3 a 5 anos se forem projetados por profissionais competentes. Mas, mesmo que fossem necessários 10 anos, desde 2003[iv] já se passaram 11 anos!!!

A lógica SLLQC perdeu qualquer validade e os fatos mostram que os destinos de Ribeirão Preto e região estão à mercê de intereses simplesmente corporativos para explorarem economicamente a região.

Importante lembrar que a atual concessão para a exploração de um Terminal Alfandegado no Leite Lopes foi feita em 2002 com uma licitação de um só licitante e, no caso de um novo aeroporto, essa concessão não seria transferida porque seria necessária uma nova. Talvez com mais que um licitante...

O desenvolvimento anunciado é puro marketing e muito distante da realidade.

Este é o currículo dos SLLQC. O currículo do atraso, da marcha a ré a que Ribeirão Preto tem sido submetida nestas últimas décadas.

O descalabro da qualidade  de vida é patente: educação pública de má qualidade, assistência médica de má qualidade, má qualidade no fornecimento de água, sistema viário virou um queijo suiço cheio de buracos, áreas verdes que concorrem com matagais, ausência de politicas publicas de moradia popular, a cidade emporcalhada com lixo por todos os lados (criadouros de pragas urbanas e “bom prato” para urubus com penas).

Uma cidade abandonada para os seus habitantes mas um alvo muito atrativo para empresas e corporações de terceira linha virem para cá, sem trazerem nenhuma tecnologia ou desenvolvimento mas levarem um bom lucro para as suas sedes.

Temos como um dos exemplos mais recentes graças a uma lei municipal que alterou o gabarito e o uso do solo de uma área de proteção a um Parque Público, para atender aos interesses de uma empresa retalhista que se dá ao luxo de querer impor à cidade uma estátua idiota.

Os motivos para o retorno da Campanha de Manipulação da Opinião Pública


O Movimento Pro Novo Aeroporto já previa que Ribeirão Preto iria ser assediado de novo pela propaganda dos SLLQC por causa da impugnação judicial da autorização para a construção do aeroporto de Parelheiros[v].

E o que é que o impedimento para a construção do aeroporto em Parelheiros tem a ver com o Leite Lopes?

É simples: os interesses corporativos ligados a esse projeto são exatamente os mesmo ligados ao Leite Lopes ampliado, representados por uma mesma entidade de classe corporativa[vi].

Todos falaram um monte de coisas. Falaram até em as obras começarem após a liberação pela Agencia Ambiental do Relatório de Regularização Ambiental (RRA), em data a ser definida qualquer dia.

Só esqueceram de três pequenos detalhes: 

1          A ampliação da pista está proibida por sentença judicial, portanto não pode ser feita e o tal RRA confirma que não existe nenhum deslocamento de pista mas sim ampliação de 500 metros;
2         Existe uma ação civil publica contra essa ampliação e ainda não foi julgada, logo não haverá nenhuma obra a ser feita;
3             O Movimento Pro Novo Aeroporto existe, está atuante e continua exigindo um uso adequado para o Leite Lopes sem causar danos sócio ambientais e urbanísticos à cidade e a construção imediata de um novo aeroporto.


POVO ESCLARECIDO JAMAIS SERÁ ILUDIDO

Diga Sim a revogação da Lei do Uso do Solo
Diga Não à ampliação do Aeroporto e desvalorização das casas

Nas eleições de 2014  e 2016:
Diga Não aos candidatos que “vendem” o Papai Noel Leite Lopes






[i] O Degola Ribeirão foi um termo criado durante a audiência pública em 2008 para desmoralizar o Movimento Decola Ribeirão que era liderado, entre outras entidades, pela administração municipal, a ACIRP e FIESP/CIESP e com programa diário numa estação de TV local
[ii] Em 2008, durante a Audiência  Pública, chegaram a citar cifras da ordem de 15.000 empregos...
[iii] No caso, um desses incentivos é a desvalorização imobiliária quando se transformam bairros de uso misto residencial em industrial
[iv] Em 1997 tivemos uma tentativa de ampliação para atender interesses dos EUA e que foi abortada. Em 2003 tivemos outra tentativa através de um EIA-RIMA que foi reprovado pelo órgão licenciador por ser de baixa qualidade.
[v] Queriam construir esse aeroporto em área de preservação para mananciais, logo em S. Paulo que atravessa uma seca nordestina, que corre o risco de ficar sem água para abastecimento. Óbviamente que uma ideia de jerico como essa não poderia ser acolhida.

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