segunda-feira, 10 de março de 2014

A IMAGINAÇÃO DOS SLLQC NÃO TEM LIMITES NEM MESMO QUANDO A RAZÃO DEVERIA SER O LIMITE

SLLQC É o grupo de pessoas e de entidades que, há mais de 15 anos, insistem em não deixar construir um aeroporto novo para Ribeirão Preto e que entendem que Só o Leite Lopes a Qualquer Custo lhes serve, porque demora 10 anos para construir um novo aeroporto.


Mais uma novidade do Papai Noel Leite Lopes
para alimentar as eternas e reiteradas falsas expectativas

No dia 5/3/2014, o Movimento Pro Novo Aeroporto ficou enternecido com a fantástica noticia[i] de que a Prefeitura de Ribeirão vai criar uma Zona Aeroportuária, após receber sugestões de entidades, como o Ciesp, e que o Executivo municipal discutirá essa proposta em audiência.
E qual é a proposta sugerida por essas diversas entidades?
A Prefeitura de Ribeirão Preto discutirá em audiência pública a transformação do entorno do aeroporto Leite Lopes, na zona Norte, em uma região aeroportuária. Caso ocorra a mudança, a região passa a atender negócios ligados à aviação, com a viabilização de uma estrutura mais ampla.
Desde 2012, a região é de uso industrial, comercial e de prestação de serviço e não mais misto (quando eram permitidas residências).
A possível criação da nova área é sugestão do setor empresarial, como do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), para que seja incluída no Plano Diretor.
A notícia já informa que a região do entorno é industrial/comercial e é proibido o uso residencial. Qual seria o novo uso?
Para o diretor titular Ciesp-Ribeirão, Guilherme Feitosa, a transformação do entorno do Leite Lopes em área aeroportuária é de extrema importância para alavancar o desenvolvimento econômico.
“Se teremos um aeroporto internacional, é preciso ter um conjunto de equipamentos, como construção de centros de distribuição, áreas de carga e descarga de caminhões, além de galpões e escritórios.”
Segundo ele, não basta apenas ter pista para os aviões, mas uma boa estrutura paralela para assegurar a competitividade dos negócios.

Nesta argumentação fica clara a falta de preparo dos SLLQC em três pontos principais:

Em primeiro lugar onde se lê “para alavancar o desenvolvimento econômico” leia-se “para que os interesses corporativos possam lucrar bastante” e quem mora no entorno faz décadas pode ir embora porque atrapalha os lucros.  Para eles pobre é descartável: chuta que é bicho.

Ou em outra versão do mesmo tema, consideram que só os interesses deles prevalecem sobre os interesses de Ribeirão Preto e região.

Continuam com a visionária ilusão de que o Leite Lopes ampliado vai exigir a “construção de centros de distribuição, área de carga e descarga” como se existissem cargas aéreas em quantidade suficiente para promover todo esse “desenvolvimento” ou que um Terminal Alfandegado  produzisse o milagre da multiplicação das cargas.

Mas supondo que isso fosse verdade, onde iriam ser construídas todas essas obras?

Em cima das residências que passaram a ser irregulares,   por um ato de magia legal que “Desde 2012, a região é de uso industrial, comercial e de prestação de serviço e não mais misto (quando eram permitidas residências).” ?

Ou seriam construídos nas áreas disponíveis dos antigos loteamentos industriais que já existiam, antes de 2012, ao longo da rodovia  Anhanguera?

Neste caso para que seria necessário transformar todo o entorno em industrial/comercial se já se dispunha de áreas livres, disponíveis, para essa atividade, sem a necessidade de expulsar ninguém de suas casas?

E, se vai ocorrer toda essa movimentação fantasmagórica de cargas internacionais, o sistema viário existente é formado por ruas com gabarito inadequado para veículos de carga pesados, com raios de curvatura incompatíveis com esse trafego e com pavimentação sem a necessária capacidade de suporte.

Este é um aspecto técnico que tem que ser levado em conta. Não basta olhar a planta da cidade e agir nela como se fosse abrir uma lojinha de secos e molhados. A menos, é claro, que se refaça todo o entorno do Leite Lopes.

É um assunto técnico de Engenharia que não permite “parpites” de leigos. Os SLLQC deveriam ser mais comedidos em suas alucinações.

E terminam com a frase mestra “não basta apenas ter pista para os aviões”:

Mas de que pista estão falando? Para movimentação de grandes quantidades de cargas aéreas é necessária uma pista cargueira e o Leite Lopes não tem essa pista nem pode tê-la por sentença judicial.

E a tentativa de ter essa pista através de um estudozinho ajeitado chamado Relatório de Regularização Ambiental (RRA) onde se esconde a tentativa de aumentar a pista sob a denominação de deslocamento de pista, já está descartada e inclusive está sob judice.

O problema todo consiste em que essa insistência  de usarem o Leite Lopes como aeroporto internacional, impedindo a toda a forra a construção de um novo aeroporto, adequado e que garanta a infraestrutura para as futuras ampliações que o desenvolvimento regional vai exigir,  está demandando energias e desperdiçando tempo.

Já podíamos ter um novo aeroporto em operação mesmo atendendo o prazo que os SLLQC dizem ser necessário para construir um novo aeroporto: 10 anos e que não se podia esperar todo esse tempo[ii]!

Evento milagroso: multiplicação das cargas

O Movimento Pro Novo Aeroporto já desconfiava de que alguma joia de sabedoria e de tecnologia SLLQC iria despontar quando a mídia publicou um artigo sobre o fenomenal aumento das cargas no Leite Lopes com comentários sui-generis[iii].

Segundo essa reportagem, o Leite Lopes teve um aumento significativo nas cargas transportadas: 62 toneladas em Janeiro de 2014 contra 47 toneladas em 2013! Aumentou um caminhão cargueiro!




E as estatísticas das cargas no Leite Lopes usam como unidade o quilo, para parecer muito: afinal de contas 61.699 kg é aparentemente muito maior que 61,7 toneladas...

Em termos de carga por operação, conforme os estudos no tal RRA acima citado, a “tonelagem” por operação é de mais ou menos 30 kg por pouso/decolagem! Um pouco mais que a bagagem de mão de qualquer passageiro.

Tudo isso só para justificar a futura proposta (ainda indefinida) de criar um zoneamento aeronáutico em cima de um zoneamento industrial.

E temos ainda um outro evento milagroso:

De 62 toneladas/mês que representa 744 toneladas/ano, milagrosamente passarão a 6.480 toneladas/ano só porque o Terminal Alfandegado entrará em operação! E isso numa pista onde não podem decolar aeronaves cargueiras com carga paga completa!

É o Milagre da Multiplicação das Cargas!


POVO ESCLARECIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO

Diga Sim a revogação da Lei do Uso do Solo
Diga Não à ampliação do Aeroporto e desvalorização das casas

Nas eleições de 2014  e 2016:
Diga Não aos candidatos que “vendem” o Papai Noel Leite Lopes



[i]http://www.jornalacidade.com.br/politica/NOT,2,2,930699,Prefeitura+de+Ribeirao+discute+zona+aeroportuaria.aspx-
[ii] 4 anos da gestão Gasparini e mais 6 da atual administração, ambas remando contra a obrigação legal de construir um novo aeroporto desde 1995, num total de 19 anos!.
[iii]  Jornal A CIDADE 15/02/2014

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