Saiu no
Jornal A Cidade:
Licitação deve atrasar cronograma no Leite Lopes
A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) abriu
nesta sexta-feira (25) licitação para complementar o projeto executivo do túnel
da avenida Thomaz Alberto Whately, A abertura dos envelopes vai ocorrer no dia
27 de novembro. A assinatura do contrato ocorre cinco dias depois e o serviço
deverá ser prestado em 60 dias.Com isso, o complemento do projeto executivo
deve ser entregue apenas em fevereiro de 2014...
Licitação
De acordo com o edital da licitação, a empresa
vencedora terá que prestar “serviços técnicos especializados para elaboração do
detalhamento executivo de projetos para sistema de monitoramento, instalações e
proteção, da passagem inferior a ser executada sob o deslocamento das pistas do
Leite Lopes”. O trabalho está orçado em R$ 276 mil. O túnel tem a extensão
aproximada de 500 metros...
Projeto é alvo de inúmeras polêmicas
A ampliação da pista do Leite Lopes nem saiu do papel, mas já causa
inúmeras polêmicas. O Ministério Público cobra na Justiça o cumprimento de um
TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), firmado em 2008, quando a prefeitura e o
Daesp se comprometeram a não ampliar a pista do aeroporto.
Até agora, porém, o Ministério Público (MP) teve duas liminares negadas
em primeira instância. O promotor de Habitação e Urbanismo, Antonio Alberto
Machado, promete tomar providências devido à confirmação da construção do
túnel.
“Vamos analisar essa licitação e, se for o caso, enviar um requerimento
ao juiz pedindo uma reavaliação da liminar de execução do TAC”, explicou o
representante do MP
Saiu no Gazeta de Ribeirão
CRÍTICAS
O
professor do Moura Lacerda e especialista em trânsito e transporte Luimar Heck
Paes Leme disse que, apesar de ser contra a ampliação do Aeroporto Leite Lopes,
aprovou a mudança do desvio para o viaduto na Thomaz Alberto Whatelly. “Com certeza
é mais seguro para os motoristas, e mais confortável também para quem já é
acostumado a trafegar pelo local.”
Ele
afirmou, no entanto, que as obras são mais um indicativo de que o aeroporto não
deveria estar onde está. “Primeiro é família que precisa ser removida, depois é
obra viária. É uma bola de neve, nunca vão parar (as obras de adequação no
aeroporto). Em dez anos o Leite Lopes vai ser nosso Congonhas”, afirmou,
referindo-se ao terminal imerso na mancha urbana da capital paulista.
O
mesmo pensam os integrantes do Movimento Pró Novo Aeroporto, que defendem a
construção de um terminal em um novo local para Ribeirão. Um post no blog do
movimento, de janeiro de 2011, já criticava a ideia de um viaduto na pista.
Segundo o texto, a construção criaria um túnel de mais de 300 metros na Thomaz
Alberto Whatelly, o que tornaria o ambiente inseguro, principalmente à noite.
Gente, vamos acabar com esse trauma coletivo bovino de que Congonhas é um entrave, é um "elefante branco" dentro da metrópole e que o túnel a ser construído sob a pista do Leite lopes vai ser um perigo principalmente a noite.
ResponderExcluirPerguntem a qualquer Paulista se eles preferem pegar um avião em Congonhas ou em Guarulhos ? Perguntem se o aeroporto de Congonhas é um transtorno a todos os passageiros que chegam ou que saem dele pela sua localização? Perguntem a todos se o túnel construído na lateral do aeroporto é perigoso a noite ?
Vejam se as companhias aéreas tem alguma reclamação a fazer ?Pelo contrário, estão sempre reivindicando mais espaço e novos planos de vôos. Quem mora ao lado do aeroporto já se acostumou e não quer sair, sabem também que ele tem restrição de operação depois de certa hora da noite.
Um terminal aéreo, numa grande metrópole, bem localizado é tudo que o Paulista quer, porque ele principalmente é prático e porque consequentemente traz grande contribuição a todos que não tem tempo a perder.
Sim ... vão dizer : "mas é inseguro e perigoso ! "
Pergunto: Aonde, hoje em dia tem algum lugar seguro nas nossas cidades ?
Finalmente, 80% dos aeroportos no MUNDO encontram-se em zona urbana e nem por isso eles são discriminados e rejeitados; só por aqui mesmo onde ainda existem meia duzia de caipiras com medo desse monstro que avoa ...
Quanto a proposta do Leite Lopes ser um novo Congonhas e a população do entorno se acostumar, é como diz o ditado: Pimenta no olho é refresco, mas no olho dos outros.
ResponderExcluirSe morar perto de aeroporto barulhento fosse bom, as elites não estariam todas se deslocando para a zona sul e sim para as proximidades do Leite Lopes.
Ana Silva