sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Projeto de Ampliação sofre nova mudança: retorno do tal Túnel por sob a Av. Thomaz A. Whatelly.

Saiu no Jornal A Cidade:

Licitação deve atrasar cronograma no Leite Lopes
A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) abriu nesta sexta-feira (25) licitação para complementar o projeto executivo do túnel da avenida Thomaz Alberto Whately, A abertura dos envelopes vai ocorrer no dia 27 de novembro. A assinatura do contrato ocorre cinco dias depois e o serviço deverá ser prestado em 60 dias.Com isso, o complemento do projeto executivo deve ser entregue apenas em fevereiro de 2014...
Licitação
De acordo com o edital da licitação, a empresa vencedora terá que prestar “serviços técnicos especializados para elaboração do detalhamento executivo de projetos para sistema de monitoramento, instalações e proteção, da passagem inferior a ser executada sob o deslocamento das pistas do Leite Lopes”. O trabalho está orçado em R$ 276 mil. O túnel tem a extensão aproximada de 500 metros...
Projeto é alvo de inúmeras polêmicas
A ampliação da pista do Leite Lopes nem saiu do papel, mas já causa inúmeras polêmicas. O Ministério Público cobra na Justiça o cumprimento de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), firmado em 2008, quando a prefeitura e o Daesp se comprometeram a não ampliar a pista do aeroporto.
Até agora, porém, o Ministério Público (MP) teve duas liminares negadas em primeira instância. O promotor de Habitação e Urbanismo, Antonio Alberto Machado, promete tomar providências devido à confirmação da construção do túnel.
“Vamos analisar essa licitação e, se for o caso, enviar um requerimento ao juiz pedindo uma reavaliação da liminar de execução do TAC”, explicou o representante do MP


Saiu no Gazeta de Ribeirão

CRÍTICAS

O professor do Moura Lacerda e especialista em trânsito e transporte Luimar Heck Paes Leme disse que, apesar de ser contra a ampliação do Aeroporto Leite Lopes, aprovou a mudança do desvio para o viaduto na Thomaz Alberto Whatelly. “Com certeza é mais seguro para os motoristas, e mais confortável também para quem já é acostumado a trafegar pelo local.”

Ele afirmou, no entanto, que as obras são mais um indicativo de que o aeroporto não deveria estar onde está. “Primeiro é família que precisa ser removida, depois é obra viária. É uma bola de neve, nunca vão parar (as obras de adequação no aeroporto). Em dez anos o Leite Lopes vai ser nosso Congonhas”, afirmou, referindo-se ao terminal imerso na mancha urbana da capital paulista.

O mesmo pensam os integrantes do Movimento Pró Novo Aeroporto, que defendem a construção de um terminal em um novo local para Ribeirão. Um post no blog do movimento, de janeiro de 2011, já criticava a ideia de um viaduto na pista. Segundo o texto, a construção criaria um túnel de mais de 300 metros na Thomaz Alberto Whatelly, o que tornaria o ambiente inseguro, principalmente à noite.

2 comentários:

  1. Gente, vamos acabar com esse trauma coletivo bovino de que Congonhas é um entrave, é um "elefante branco" dentro da metrópole e que o túnel a ser construído sob a pista do Leite lopes vai ser um perigo principalmente a noite.
    Perguntem a qualquer Paulista se eles preferem pegar um avião em Congonhas ou em Guarulhos ? Perguntem se o aeroporto de Congonhas é um transtorno a todos os passageiros que chegam ou que saem dele pela sua localização? Perguntem a todos se o túnel construído na lateral do aeroporto é perigoso a noite ?
    Vejam se as companhias aéreas tem alguma reclamação a fazer ?Pelo contrário, estão sempre reivindicando mais espaço e novos planos de vôos. Quem mora ao lado do aeroporto já se acostumou e não quer sair, sabem também que ele tem restrição de operação depois de certa hora da noite.
    Um terminal aéreo, numa grande metrópole, bem localizado é tudo que o Paulista quer, porque ele principalmente é prático e porque consequentemente traz grande contribuição a todos que não tem tempo a perder.
    Sim ... vão dizer : "mas é inseguro e perigoso ! "
    Pergunto: Aonde, hoje em dia tem algum lugar seguro nas nossas cidades ?
    Finalmente, 80% dos aeroportos no MUNDO encontram-se em zona urbana e nem por isso eles são discriminados e rejeitados; só por aqui mesmo onde ainda existem meia duzia de caipiras com medo desse monstro que avoa ...

    ResponderExcluir
  2. Quanto a proposta do Leite Lopes ser um novo Congonhas e a população do entorno se acostumar, é como diz o ditado: Pimenta no olho é refresco, mas no olho dos outros.


    Se morar perto de aeroporto barulhento fosse bom, as elites não estariam todas se deslocando para a zona sul e sim para as proximidades do Leite Lopes.

    Ana Silva


    ResponderExcluir