domingo, 30 de setembro de 2012

A MENTIRA DO BOOM IMOBILIÁRIO FICOU À VISTA

A MENTIRA DO BOOM IMOBILIÁRIO FICOU À VISTA.
O PAPAI LEITE LOPES É UMA FARSA

SLLQC É o grupo de pessoas e de entidades que insistem em não deixar construir um aeroporto novo para Ribeirão Preto e que entendem que Só o Leite Lopes a Qualquer Custo lhes serve.

Em 1999 e depois, repetindo-se em 2005, correu solta a verborragia da extraordinária capacidade de valorização imobiliária do entorno do Leite Lopes internacionalizado, ou seja, com o puxadinho da pista. Corretores e lideres da área afirmaram que tudo seria uma maravilha.  O lucro seria enorme para quem lá estivesse. Em 2012, reportagem veiculada pela TV do Puxadinho (TV Clube) pregava 20 % na valorização do entorno!

A especulação imobiliária  tomou folego e “investidores”, sem noção, logo chegaram e começaram a comprar terrenos para construir galpões, sem mesmo se preocuparem em imaginar para que é que eles serviriam ou seja, quem estaria interessado em construir ou alugar um galpão ao lado de um aeroporto que iria apenas construir um Terminal Alfandegado. Carga entra e carga sai diretamente de suas origens e para seus destinos através do terminal. Para quê galpões e armazéns intermediários? Principalmente porque nas áreas da Zoneamento de Ruídos  as instalações têm que ter isolamento acústico. E, como caminhão não se cansa, para quê ficar numa área barulhenta e que exige instalações caras, se pode se instalar um pouquinho mais para a frente?

Não tem a menor lógica a tal valorização. Só quem não tem a menor noção de avaliação imobiliária poderia afirmar isso. Como afirmaram, é porque existia uma campanha de mentira para enganar as populações do entorno usando e adaptando o velho truque do bilhete premiado.  Como ser contra o “progresso” se ele vai me dar lucros altos?

Por isso o Movimento Pro Novo Aeroporto sempre se referiu a essas falácias como sendo o Papai Leite Lopes.

Essa conversa para boi dormir enganou algumas pessoas por pouco tempo.

Em 2005, quando foi feito o tal EIA-RIMA, que deveria ser um estudo sério de engenharia mas não passou de um arremedo técnico só para cobrir uma “exigência burocrática” cuja falta de sustança seria substituída pelas ações políticas. O governo municipal era do mesmo partido do governo do Estado. Tudo estava arranjado: a pista seria ampliada, as pessoas expulsas e recebendo uma indenizaçãozinha e a tal empresa vencedora de uma licitação teria à sua disposição a lucratividade desejada às custas do erário publico e das poupanças dos desapropriados.

Foram desmascarados. O Movimento demonstrou que as indenizações (em 2005) seriam, no mínimo, da ordem de 180 milhões de Reais contra os 69 milhões apresentados pelo tal “estudo”. Depois, para não ficarem mal, refizeram as contas e chegaram a 120 milhões.  Só com esse valor, à época, seria possível construir um aeroporto novo. Mas o valor era de 180 milhões mesmo. Hoje deve chegar aos 200 milhões.

As comadres municipal e estadual, finalmente fizeram um acordo eleitoreiro e assinaram – pomposamente e com toda a parafernália verborrágica – um Convênio para se iniciarem as obras. Se esqueceram de informar que existe um pré-requisto: a aprovação de um Estudo de Impacto Ambiental sério. 
Agora, no dia 16/09/2012, o governador informa bombasticamente que vai começar o levantamento dos desapropriáveis.

A reação da população foi imediata, conforme noticiado pelo Gazeta de Ribeirão do dia 21/09/2912 em manchete, da qual destacamos:

Os moradores têm medo de perder o dinheiro investido, a poupança de uma vida de trabalho duro, porque sabem que o governo paga pouco quando se trata de desapropriação.

E porquê tudo isso se vai ocorrer uma enorme e fabulástica valorização imobiliária, conforme muitos “experts” na área têm afirmado nestes últimos tempos?

Será que esses “experts” estavam mentindo?  Ou será que esses “experts” não passavam de simples “espertos” a serviços dos interesses de marketing político de quem não tem política publica nenhuma?

E como fica a tal propaganda de que no entorno do Leite Lopes só tinha “vagabundo invasor de propriedades alheias”? Se existe gente com escritura registrada em cartório,  então não é invasora. Tem gente que comprou a casa – aliás, construída pela COHAB – muito antes de existir o aeroporto, que não passava de um mero campinho de aviação.


O Movimento Pro Novo Aeroporto, que é um movimento popular, cumpre a sua missão de esclarecer as pessoas.  Só assim é possível mobilizá-las.

E faz algum tempo que pintou alguns muros para se contrapor à mídia pró-puxadinho (que sempre ajudou a  decantar em prosa e em versos as maravilhas do Papai Leite Lopes).


Mereceu até uma reportagem do jornal A Cidade que deixou os SLLQC todos ouriçados e, inclusive, indignados com a idéia de que as pessoas pudessem ser devidamente indenizadas, porque eram todas “invasoras do entorno do aeroporto”.

Como se pode ver pela reportagem aqui comentada, as pessoas não se deixam enganar mais.  E para não deixar dúvidas, deixa clara também a disposição do Movimento Pro Novo Aeroporto de colocar à disposição das pessoas a sua equipe técnica para protegê-las judicialmente dos valores indenizatórios que deverão ser baseados em laudos técnicos elaborados por especialistas de verdade e dentro as normas da ABNT, que seguem as diretivas da Constituição de que toda a desapropriação deve ser paga em dinheiro e no valor justo. Se assim não for feito, o laudo será falso e isso é crime.

Essa questão tem sido debatida por alguns candidatos prefeituráveis e nos últimos dia, o candidato Roveri, do PSOL, foi muito feliz quando na sua propaganda eleitoral na TV afirmou que “se não houver ampliação do Leite Lopes não será necessária  desapropriação”.

Neste ponto o Movimento Pro Novo Aeroporto está tranquilo. Como não vai haver ampliação, não será necessária nenhuma desapropriação. Mas o resultado das eleições pode ser alterado contra os candidatos que mentiram sobre a tal grande vantagem imobiliária do Papai Leite Lopes.

Como mentira tem perna curta e faz crescer o nariz de Pinóquio, pode ser que este troque nas urnas o nº do candidato, desviando tanto do candidato do governo estadual como da candidata à reeleição para outro candidato que defende a mudança de uso para o Leite Lopes e a construção do novo aeroporto em nova área.


Povo esclarecido jamais será iludido
então
Em 2012 não vote em político de 3ª Linha. Vote em estadista!
Congonhas em Ribeirão Não!
Leite Lopes com outro uso (alternativo)
sem ampliação e sem desapropriação
Novo aeroporto em nova área já

Nenhum comentário:

Postar um comentário