sexta-feira, 7 de setembro de 2012

SABATINA DOS PREFEITURÁVEIS

No dia 01/09/2012, no Memorial da Classe Operária (UGT), na mais pura tradição épica dos Movimentos Sociais, ocorreu um dos principais eventos políticos na cidade de Ribeirão Preto. Mais de 200 pessoas estiveram presentes, todas representantes dos diversos Movimentos Sociais. Todos cidadãos.

Foi denominado oficialmente como sendo um  debate com os candidatos a prefeito mas na verdade foi muito mais do que isso.

Foi uma verdadeira sabatina feita aos candidatos pelos presentes ao evento.

Foram inquiridos por participantes sorteados entre os inscritos durante o evento e com direito a discordância da resposta. Os candidatos ou têm programa e sabem do que estão falando ou apenas teriam demagogia e marketing.  Por isso respostas vazias de conteúdo não tiveram vez.

Foi uma grande aula de democracia participativa.

Todos os candidatos foram convidados. Como já era esperado faltaram dois.
O candidato Nogueirinha, rotulado por alguns como candidato dos usineiros e do agronegócio, enviou o seu vice Gilberto Abreu como representante.

Como não poderia deixar de ser, os faltantes foram os candidatos do mesmo partido do governo estadual e da atual administração e que representam a continuação do retrocesso a que a cidade de Ribeirão Preto tem sido submetida nestas últimas décadas. São candidatos sem políticas publicas; sem programa a médio e a longo prazos. Só demagogia e marketing no horizonte restrito aos 4 anos de mandato. Sabiam que no evento não teriam vez. Por isso não foram.

Esses candidatos sem programa mas a serviço dos negócios e não do Povo representam a concepção coronelista de que Ribeirão Preto é apenas uma cidade grande do interior, sem vínculo com o entorno, curral de interesses canavieiros, comerciais e imobiliários, quando na verdade a cidade já e cosmopolita e centro de uma região metropolitana.

Nunca ousariam estar na frente do povo sendo por ele inquirido e contestado, cara a cara, olho no olho.  Merecedores, portanto, de todo o crédito, os que ousaram se expor, sem maquiagem,  à sabatina popular.

Lá não estavam presentes campanhas ricas ou pobres. Todos os candidatos estavam em igualdade, lado a lado entre si, de frente para o povo.  Mesmo o candidato que teve a sua presença impedida no último debate da Clube, sob a alegação de que representa um partido sem representação no Congresso Nacional. É a velha desculpa esfarrapada de quem não quer a discussão dos problemas, principalmente quando o partido excluído não representa os interesses das elites locais.

Os trabalhos iniciaram-se com os candidatos presentes afirmando que tomaram conhecimento do documento emitido pelo Fórum Social de Ribeirão Preto em 2011 e se comprometeram a incluí-lo nos seus respectivos programas de governo.

Esse documento pode ser acessado no www.forumsocialrp.blogspot.com.br  e nele consta a obrigação e necessidade de se construir um novo aeroporto.

O candidato Gandini, do PT, foi bastante enfático quando afirmou (ver vídeo abaixo):


Quanto à posição do aeroporto todos conhecem a minha posição. Já escrevi sobre isso várias vezes. Outro aeroporto. Não este, não  o Leite Lopes. Nós temos que ter dois aeroportos. Um de verdade, fora da cidade e o Leite Lopes para voos domésticos.

 
Como a probabilidade de o Movimento Pro Novo Aeroporto ser sorteado para fazer a pergunta, esta foi previamente encaminhada para todos os candidatos e ao representante presentes, para conhecimento prévio:

Existe um movimento em Ribeirão que insiste na ampliação do Leite Lopes usando da tecnologia do puxadinho, para uma pista de 2100 metros sabidamente insuficiente para operação segura de aviões cargueiros, impondo à cidade o risco de um novo Congonhas, em lugar de pleitear a construção de um novo aeroporto.

1    Se o Leite Lopes  não poderá ser operado por aviões cargueiros, operando a plena carga, para que servirá  esse puxadinho?

2    Trará alguma vantagem para Ribeirão e região ou servirá apenas para viabilizar a exploração econômica de um terminal de cargas privado, às custas de dinheiro publico?

Em razão dessa política, comunidades inteiras, não faveladas, que tem seus imóveis legalizados, com habite-se, passarão a ser incluídas nas zonas de exclusão, perdendo o direito à moradia em suas residências construídas com o suor de uma vida inteira. A estimativa é de 6600 lotes, podendo atingir 24 mil pessoas. Essas comunidades não tem conhecimento desse fato, achando que apenas os favelados serão atingidos com a expulsão.

3   No seu governo essas comunidades serão devidamente informadas e indenizadas ou apenas vão ser deixadas em risco ambiental, partindo do principio de que os incomodados que se mudem só para garantir que o puxadinho saia bem baratinho?

4   No seu governo o tema aeroporto será devidamente discutido com a população e com o governo do estado?

5   No seu governo serão feitos esforços para a construção de um novo aeroporto decente, seguro e com capacidade de receber ampliações futuras que atendam ao desenvolvimento da região metropolitana de Ribeirão?

O fato de os outros candidatos não terem se pronunciado a respeito do tema Novo Aeroporto, esta condição consta no programa de governo de todos eles.

É claro que os candidatos faltantes são contrários ao novo aeroporto e insistem no puxadinho, sendo notoriamente ridículo que a candidata a reeleição insista em seus programas de horário eleitoral que conseguiu a ampliação do Leite Lopes como se já estivesse feita, quando na verdade não passa de uma simples carta de intenções entre os governos do estado e o da candidata.

Todo o evento foi filmado pelo Movimento Pró Novo Aeroporto cuja presença pode-se verificar através de algumas fotos abaixo:


Sala cheia. Todos os lugares sentados ocupados 

 Ocupação plena. No fundo, cidadãos em pé por falta de lugar



               Detalhe da faixa do Movimento Pro Novo Aeroporto



Composição da mesa, da esquerda para a direita: Mauro Inácio (PSTU), João Gandini (PT), Fernando Chiarelli (PTdoB), Emilson Roveri (PSOL), Gilberto de Abreu (PV, representando Duarte Nogueira do PSDB), Darci Vera (ausente)


O Movimento filmou todo o evento (câmera à direita


O banner do Movimento estava lá, ao lado do mediador


Vários perguntadores inquirindo os candidatos, bem ao lado do banner do Movimento

A TV Clube esteve presente e, como sempre, evitou filmar a faixa e o banner

A Produtora Fuligem também realizou a filmagem e transmitiu o evento  ao vivo, via internet, que poderá ser acessado, na integra, através do:

Como sempre, o Movimento Pro Novo Aeroporto, não apoia especificamente nenhum dos candidatos nem tem a pretensão de ensinar o povo consciente em quem votar. Mas podemos afirmar, com convicção, que não se pode votar em candidato fujão, que tem medo de ser sabatinado pelo Povo de Ribeirão.

Por isso, só o voto consciente e a união das forças progressistas pode impedir que Ribeirão Preto continue sendo o curral de interesses canavieiros, comerciais e imobiliários sem qualquer vínculo com o Povo!





Em 2012 não vote em político de 3ª Linha.

Vote em estadista!

porque

Povo esclarecido jamais será iludido


então

Congonhas em Ribeirão Não!
 

Leite Lopes com outro uso (alternativo):

sem ampliação e

sem desapropriação


Novo aeroporto em nova área já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário