domingo, 23 de setembro de 2012

PREFEITURÁVEIS PRÓ NOVO AEROPORTO: Candidato a prefeito pelo PSOL - Emilson Roveri


Todos os prefeituráveis alinhados com o Movimento pro Novo Aeroporto têm o seu histórico disponibilizado no nosso acervo. No momento atual também divulgamos as suas plataformas, informes, compromissos,  artigos ou outros textos  e eventos para que possamos apresentar  a todos os nossos leitores  um horizonte político que possa ajudá-los a definir o seu voto.


O candidato a prefeito pelo PSOL, Emilson Roveri tem um belo histórico  de lutas cidadãs e desde há muito tempo luta para que Ribeirão Preto tenha um aeroporto novo, decente e apropriado para ser uma das infraestruturas que fomentem o desenvolvimento não só da cidade como também da região. 

Já em 2008, na época candidato a vice pelo mesmo PSOL, participou de um debate dos prefeituráveis com a Sociedade Civil, organizado pela Associação de Moradores do Jardim Aeroporto, onde assinou o manifesto Pro Novo Aeroporto representando Dácio Campos, candidato a prefeito:



No passado dia 01/09/2012 agora na condição de candidato a prefeito pelo PSOL, Emilson Roveri, participou de uma sabatina com os Movimentos Sociais organizado pelo Coletivo de Articulação do Fórum Social de Ribeirão Preto.  

Essa sabatina caracterizou-se pela lucidez política com que a Sociedade Civil interpelou os candidatos. Mas nem todos compareceram. Enfrentarem a lucidez de pensamento é algo que assusta aqueles que não têm nenhum projeto politico sério. Por isso o candidato dos ruralistas não ousou enfrentar perguntas do povo, ainda indignado com o seu posicionamento no Congresso Nacional quando da discussão do Código Florestal: mandou o seu vice que mereceu o respeito dos presentes pelo seu passado político. A outra ausência foi a da candidata à reeleição. Que bom que não foi. Ninguém aguentaria a sua presunção de marketing político para maquiar a falta de ações políticas proativas na cidade .

Para rever a atuação do candidato Emilson Roveri nessa sabatina, basta acessar

Encontro do Candidato a Prefeito de Rib Preto Emilson Roveri com os Movimentos Sociais (parte 1).

Encontro do Candidato a Prefeito de Rib Preto Emilson Roveri com os Movimentos Sociais (parte 2).

No dia 20/09/2012, Emilson Roveri, foi entrevistado pela EPTV. Abaixo transcrição   da entrevista completa:



Desde sempre e em particular nesta campanha, a sua coragem em enfrentar o modelo sociopolítico que impera na cidade, faz décadas, tem sido uma de suas constantes e a do seu partido.

Tem sido uma luta árdua, junto com o Movimento Pro Novo Aeroporto, contra as forças políticas locais que se curvam, servilmente, aos interesses econômicos e de marketing político que querem impor à cidade, a ampliação tipo puxadinho no Leite Lopes.

Ao lado, recorte de uma reportagem na revista Revide onde desmascara, com clareza técnica,  a falácia desenvolvimentista do puxadinho.

A entrevista, como não poderia deixar de acontecer, incluiu o tema “aeroporto”.  Tal como o Movimento já previa, este tema seria muito debatido na atual campanha eleitoral, na qual os candidatos que enfrentam a mesmice e o servilismo local, estariam propondo a construção de um aeroporto novo, ficando disponível para a cidade e região dois aeroportos, cabendo ao Leite Lopes uma função especifica de formação de mão de obra e de ensino técnico e acadêmico.

A candidata à reeleição, que sempre usou  o puxadinho Leite Lopes para se promover, com o horizonte limitado de sua gestão medíocre  maquiada com muito marketing como não poderia deixar de ser, pavoneia-se de que conseguiu fazer a ampliação do Leite Lopes, já falando das grandes viagens internacionais, quando o máximo que conseguiu foi assinar um convênio com o Governo do Estado, que também tem um candidato na cidade, conhecido como amigo dos ruralistas e que confessa não ter programa nenhum a apresentar.

Resumidamente o candidato consolida a vertente da inconsistência da ampliação do Leite Lopes, o tal puxadinho, porque o “convênio” prevê uma pista com 2100 metros que é insuficiente para operar aviões de carga. Também salienta que o Leite Lopes já está irregular por causa das Curvas de Ruído que iriam obrigar a desapropriações no entorno.  Por isso é necessário construir um novo aeroporto

Conclui afirmando que é possível de transformar o Leite Lopes em um centro de ensino para pilotagem e outros serviços, inclusive o de manutenção de aeronaves e que existem estudos sérios e consistentes que indicam a disponibilidade de oito outras áreas, adequadas, onde o aeroporto de Ribeirão Preto possa ser construído.

Mais uma vez se comprova que apenas um pequeno grupo, dominando a mídia, é a favor do puxadinho e impede a discussão séria dos problemas locais e regionais, dentre os quais o aeroporto é um dos temas centrais.

O tema aeroporto não ficou resolvido na presente administração e a solução estará na próxima, dependendo de quem for eleito.  Se os candidatos da mesmice e do coronelismo institucionalizado forem eleitos, Ribeirão Preto e região vão continuar sem aeroporto porque não poderá haver licenciamento para habilitar a  ampliação da pista do Leite Lopes, porque é inconsistente  técnica, social e ambientalmente, como já ficou demonstrado em todas as tentativas anteriores.

Todos os estudos feitos para justificar essa ampliação têm sido sistematicamente derrubados, com critérios exclusivamente técnicos e científicos. 

É inacreditável que ainda possam querer continuar nessa linha apenas para defenderem os interesses de uma empresa privada e o ideário neo-liberal de privatizações, PPP’s         ou o que o valha, pela qual tudo o que não dá lucro é da exclusiva responsabilidade do Estado. E, o que é pior, tentando investir dinheiro público nisso.

No dia 22 a entrevista foi na TV Clube, uma das mídias  mais ferrenhas na defesa do puxadinho. 

O dialogo foi dirigido para várias vertentes, sendo o forte a tentativa de fazer o candidato entrar em contradição no alcance das metas propostas com o erário municipal totalmente endividado. Ficou claro que medidas de gestão com o objetivo de alcançar a eficiência e a eficácia da máquina pública permitirá aprimorar o quadro funcional.

Quanto à educação, um dos pontos centrais da campanha, o candidato conseguiu demonstrar a sua necessidade imperiosa e sua aplicabilidade. E, de uma forma muito inteligente, conseguiu desviar a conversa sobre a universidade municipal para o Leite Lopes, lembrando que poderia transformá-lo num centro universitário avançado de educação e treinamento para as áreas de pilotagem, controle de voo e manutenção de aeronaves, e a construção de um aeroporto novo. Teses esta que são algumas das defendidas pelo Movimento Pro Novo Aeroporto.

E aproveitou para alertar às populações situadas nos bairros do entorno do Leite Lopes que a sua ampliação e manutenção no local atual significa desapropriações para atender às exigências do Plano de Ruídos.

A cobra fumou! A emissora como maior defensora da ampliação do Leite Lopes desde 2005, irredutível nas suas posições, foi obrigada a divulgar três pontos importantes:

1             A ampliação do Leite Lopes não é uma unanimidade como costuma mostrar em seus noticiários e comentários e que muitas personalidades defendem a construção de um novo aeroporto;

2             Com a construção de um novo aeroporto que seja também internacional de cargas, existe uma alternativa válida para o uso do Leite Lopes como um complexo de manutenção de aeronaves  e também   ampliando a atual vocação acadêmica e profissional do município pela criação de uma faculdade e de uma escola técnica na área aeronáutica.

3             Avisou aos moradores do entorno que estão sujeitos a serem desapropriados, derrubando o mito de que só os favelados seriam removidos e a grande mentira  do Papai Noel Leite Lopes da alta valorização imobiliária por causa da ampliação.

Para assistir à entrevista completa acesse (até ao fechamento esta edição, o link da Clube não estava disponível).

Se quisermos um aeroporto sério para podermos atender às necessidades imediatas de Ribeirão e região, temos que ter um cuidado muito especial na escolha do candidato nestas eleições.

Se quisermos um aeroporto sério para podermos atender às necessidades imediatas de Ribeirão e região, temos que ter um cuidado muito especial na escolha do candidato nestas eleições.

Em 2012 não vote em político de 3ª Linha. Vote em estadista!

porque

Povo esclarecido jamais será iludido

então

Congonhas em Ribeirão Não!
Leite Lopes com outro uso (alternativo) :
sem ampliação e sem desapropriação
Novo aeroporto em nova área já!

e

respeito pelas Comunidades, pela Cidadania e pela Dignidade


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário