terça-feira, 28 de agosto de 2012

MOVIMENTO PRO NOVO AEROPORTO E OS SLLQC

O MOVIMENTO PRO NOVO AEROPORTO E OS SLLQC

 SLLQC É o grupo de pessoas e de entidades que insistem em não deixar construir um aeroporto novo para Ribeirão Preto e que entendem que Só o Leite Lopes a Qualquer Custo lhes serve

Durante os meses de Abril e Maio de 2012, através do Jornal A Cidade (coluna do leitor) aconteceu um pequeno debate entre o Movimento Pro Novo Aeroporto e alguns insistentes e anacrônicos defensores da ampliação tipo puxadinho no Leite Lopes.


Uma das teses desses ferrenhos defensores do puxadinho contra a construção de um novo aeroporto consiste na defesa do uso da infraestrutura já existente no Leite Lopes e, portanto, seria um desperdício de recursos, fazer um novo aeroporto.

A notícia ao lado (jornal A Cidade de 25/08/2012) mostra a extraordinária infraestrutura existente no Leite Lopes: A Torre de Controle deverá ser reconstruída porque não admite recuperação.

Essa torre foi construída em 1950 para o campinho de aviação – aeroclube – que já existia em plena convivência pacifica com a cidade do entorno porque alguns bairros já estavam devidamente construídos nessa época.

Era uma convivência harmoniosa porque as aeronaves da época eram de pequeno porte e não causavam danos ambientais nem expunham os moradores do entorno ao chamado risco aeronáutico e a Curva de Ruídos estava totalmente interna ao sitio aeroportuário.

Para o Movimento Pro Novo Aeroporto e com base nas definições técnicas de aeroporto, o Leite Lopes deixou de ser um simples campinho de aviação, com algum trafego aéreo comercial de pouco significado, em 1984 quando foi construído o Terminal de passageiros.

Esta definição foi amplamente criticada por alguns SLLQC notórios conforme a noticia abaixo:



Para esses senhores, era naquela torre da foto acima onde funcionava o Terminal de Passageiros do aeroporto Leite Lopes antes de 1984!

Deveria ser aquela portinha que dava acesso a uma salinha com duas janelinhas!

Essa é a definição dos SLLQC de um importante aeroporto?

Não admira que defendam, há décadas, com tanta garra, o puxadinho.

Achavam e continuam achando que “aquilo” foi um Terminal de Passageiros – hiper acanhado para os dias de hoje.

Para o Movimento Pro Novo Aeroporto, Ribeirão Preto e os passageiros e funcionários merecem algo muito melhor que isso.

Merecem um aeroporto onde a torre de controle não se desmanche sozinha, à custa do intemperismo e das vibrações causadas pelo uso de aeronaves muito mais potentes do que aquelas existentes em 1950.

Merecem um aeroporto onde os passageiros embarquem e desembarquem ao abrigo da chuva.

Merecem um aeroporto que não afete o funcionamento viário da cidade nem cause risco às suas comunidades, tanto o de acidente aeronáutico por falta de áreas de escape, como de expulsões de suas casas ou das futuras desapropriações indiretas a que os proprietários de imóveis estão sujeitos pela Curva de Ruídos.

Merecem um aeroporto que permita o transporte de cargas por meio de aeronaves de grande porte e com carga plena, operando em pista adequada e com as áreas de escape necessárias.

Ribeirão Preto e a região merecem um aeroporto decente.

O Movimento Pro Novo Aeroporto sempre afirmou que nesta campanha política o aeroporto seria um dos pontos fortes. E realmente tem sido.

A candidata à reeleição tem usado o tal convênio do puxadinho  com o Governo do Estado, sob a batuta do partido de outro candidato, como se fosse algo de definitivo e irreversível e uma característica de sua alta capacidade administrativa, quando na verdade apenas impede o desenvolvimento da região porque atrasa a construção do novo aeroporto.

O tal convênio usado como marketing eleitoral,  não passa de simples protocolo de intenções já que para ser implantado é necessário o prévio licenciamento que somente poderá ser obtido após um estudo de engenharia – EIA-RIMA para os íntimos – que ainda nem começou a ser feito.

O que se estranha em tudo isso é que os outros candidatos, de forma unanime, já demonstraram em suas declarações e planos de governo, serem a favor de um novo aeroporto mas  em nenhuma das ocasiões dos debates já ocorridos, ainda não se deram ao trabalho de contestarem as afirmações do tal convênio como algo que esteja definitivamente implantado.

A candidata à reeleição tem sido tão enfática nesse ponto que até parece que o puxadinho já está funcionando.

Não podemos esquecer que os defensores do puxadinho, que nós denominamos carinhosamente como SLLQC, são o mais do mesmo que os candidatos do mesmo partido do governo estadual e da atual administração e que representam a continuação do retrocesso a que a cidade de Ribeirão Preto tem sido submetida nestas últimas décadas.

Representam a concepção coronelista de que Ribeirão Preto é apenas uma cidade grande do interior, sem vínculo com o entorno, curral de interesses canavieiros, comerciais e imobiliários, quando na verdade a cidade já e cosmopolita e centro de uma região metropolitana.

Para reverter que Ribeirão Preto continue sendo esse curral eleitoral coronelista é necessário tomar mais cuidado com o voto. Escolha bem.

Em 2012 não vote em político de 3ª Linha. Vote em estadista!

porque

Povo esclarecido jamais será iludido

então

Congonhas em Ribeirão Não!
Leite Lopes com outro uso (alternativo) :
sem ampliação e sem desapropriação
Novo aeroporto em nova área já!

E não confie na propaganda dos  candidatos. Decida o seu voto com consciência e consistência.


Vá até eles e pergunte na cara, olho no olho.



 



Nenhum comentário:

Postar um comentário