sexta-feira, 6 de julho de 2012

LEITE LOPES E A POLITICA DOS RESIDUOS SÓLIDOS DE RIBEIRÃO PRETO

A cada dia que passa mais nos desencantamos  com os rumos das políticas públicas de Ribeirão Preto. Essas políticas públicas na verdade não passam de ações pontuais de favorecimento de interesses espúrios e para isso se podam quaisquer tentativas de serem implantadas políticas públicas de verdade, que atendam às necessidades objetivas do município, de forma a se garantir às futuras gerações que possam vir a ter um futuro.

A atuação da Câmara Municipal em franca subserviência aos desmandos do executivo, mostra até que ponto Ribeirão Preto está acéfala,  no sentido de ausência total de um cérebro pensante administrando o município, tendo como objetivo construir uma cidade sustentável e cidadã.

A prefeitura envia para a Câmara um projeto de lei para instituir o Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Os vereadores incluem diversas emendas, entre elas, a obrigação de inclusão das cooperativas de coletores de recicláveis (obrigação pelo Plano Nacional), a possibilidade de uso de outras alternativas tecnológicas para a destinação desses resíduos. Essas emendas foram vetadas pelo executivo o que levantou a indignação dos vereadores.

Iriam votar contras os vetos. Todos. Sem exceção. Mostravam uma garra fenomenal em enfrentar os interesses ligados ao executivo. Pela defesa dos interesses do município para os próximos 20 anos!!

No dia da votação aconteceu aquilo que os Movimentos Populares já sabiam que iria acontecer: votaram a favor dos vetos do executivo.

Acordos politiqueiros para garantir tempo de audiência no programa político da TV geram toda essas politicocanastrices. Os acordos das coligações a isso obrigaram.

Ribeirão Preto perde. A politiquice se emociona nos seus discursos justificando adesões simplesmente incompreensíveis para o eleitor comum, pouco afeito a esses acordos de bastidor, onde o futuro governo municipal será rateado entre os diversos coligados.

A incongruência assume perspectivas irônicas. Um dos participantes é defensor do Novo Aeroporto e contra a ampliação do Leite  Lopes mas se coliga, juntando esforços para ajudar a eleger quem defende o Puxadinho.

No outro grupo, aparentemente antagônico, mas na verdade com a mesma vertente ideológica de que  o capital é preponderante sobre a qualidade de vida, a coligação com os abraços e os Hurra! do costume, junta-se quem defende o Novo Aeroporto com quem originou todo o atual problema com o Leite Lopes e afirma que a construção de um novo aeroporto demora 40 anos!

Pior ainda. Um dos coligados que defendeu o Veto Total ao Código Florestal do Agronegócio Predador está abraçado com um dos que mais lutou para que esse código desflorestador fosse aprovado no Congresso Nacional. Tudo para garantir o comando de uma secretaria.

Outro coligado, herdeiro de uma história gloriosa na luta contra a ditadura, em lugar de militar em prol dos interesses maiores do povo e dos trabalhadores, junta-se a uma sigla cuja única preocupação é gerar negócios.

Há quem diga que os partidos perderam a vergonha na cara. Não é verdade porque ninguém perde o que não tem. Perderam apenas a sua condição primeira para justificar a sua existência: a ideologia. Partidos políticos sem ideologia não são Partidos, mas apenas siglas sem cara.

Por isso políticos que querem um aeroporto novo, quando se coligam com siglas a serviços de outros interesses que não os da cidadania, votam pelo Puxadinho. Votam para que não tenhamos Planos de Resíduos Sólidos. Não exigem do executivo Planos de Sistema Viário nem do Transporte Público que inclua o sistema metroviário. Não se insurgem com a forma como tem sido feito o desfavelamento em torno do aeroporto para facilitar o puxadinho.

São esses políticos que aprovam leis para que Ribeirão Preto seja uma cidade sem lei. Não são confiáveis. Aumentam os seus “salários” quando querem e sem qualquer constrangimento. Quando a população se revolta e se organiza  exigindo  respeito, logo é chamada de arruaceira.

Por isso não devemos votar à toa nas próximas eleições. Política não é profissão.

Povo esclarecido jamais será iludido

Em 2012 não vote em político de 3ª Linha. Vote em estadista!

Congonhas em Ribeirão Não!
Leite Lopes com outro uso (alternativo) :
sem ampliação e sem desapropriação
Novo aeroporto em nova área já!





Nenhum comentário:

Postar um comentário