segunda-feira, 9 de julho de 2012

AMPLIAÇÃO DO LEITE LOPES – O PUXADINHO ELEITOREIRO

Faz um tempinho atrás ocorreu uma briga entre as comadres municipal e estadual por causa dos custos do tal puxadinho a ser feito no Leite Lopes, cujo real objetivo é o de  atender aos interesses econômicos de uma empresa privada, que irá operar o ínfimo Terminal de Cargas, usando dinheiro público e ao mesmo tempo servir de trampolim para o marketing político de ambos os atuais opositores eleitoreiros.

Essa briga inicialmente visava apenas demonstrar uma suposta capacidade extraordinária de atuação da atual administração municipal em prol do crescimento da cidade. Virou briga de comadres e descobriram-se algumas verdades e demonstrou não apenas o viés eleitoreiro mas também a incompetência da atual administração municipal em desenvolver projetos de qualidade.

Essa incompetência está claramente expressa na reportagem do jornal A Cidade do dia 29/06/2012:

Prefeitura refaz cálculos e terá gasto maior com malha viária do aeroporto



A prefeitura faria as obras de readequação viária por 12 milhões de Reais em lugar dos 21 milhões pedidos pelo governo do estado. Agora não é nem um nem outro. São 26 milhões!!!!

E existe um prazo para a assinatura do contrato entre a prefeitura e o DERSA por causa do período eleitoral.

A máquina do marketing marqueteiro já começou a se movimentar. No mesmo dia, o site da prefeitura divulga foto em que a administração municipal está reunida para formular o projeto de readequação viária.

O Movimento Pro Novo Aeroporto já havia demonstrado com a antecedência necessária que haveria a necessidade de fazer uma grande readequação viária porque o pavimento existente não apresenta condições de suporte para um transito pesado de acesso ao tal terminal de cargas. Também não apresenta s raios mínimos de curvatura para que os caminhões de carga  possam manobrar para acessar o tal terminal.

Alertou também para a falta de uma ciclovia além de outros melhoramentos públicos, inclusive o esgoto do próprio Leite Lopes e a ausência de iluminação viária na cabeceira junto à Av. Thomaz Albert Whately, por exigência do DAESP.

Em razão disso e em fase das declarações pomposas da administração municipal, solicitou, nos termos da lei, o memorial descritivo e a planilha de custos com o qual o município afirmava poder executar as obras por 11,5 milhões de Reais.

A prefeitura não cumpriu com a exigência de responder porque percebeu que estava simplesmente falando bobagem. Não dispõe de uma equipe técnica habilitada para fazer um projeto desse porte em cima de uma área já densamente ocupada.

Lembramos que a falta de resposta, só por si já é  uma confissão de incompetência, reforçada pelo valor declarado agora e que confessou ser maior que o dobro do que foi divulgado na ênfase de maquiagem política de eficiência.

Certamente que os custos do puxadinho do Leite Lopes serão muito maiores do que o que tem sido divulgado. Certamente que serão muito maiores do que construir um aeroporto novo.

Mas continuam tendo o mesmo impasse original: para que essas obras comecem é necessário um Estudo de Impacto Ambiental que tem que ser aprovado após uma série de exigências que tem que ser cumpridas legalmente e que nem  mesmo ainda começou a ser feito.

Em Abril passado, em nosso comentário  ZANGAM-SE AS COMADRES, DESCOBREM-SE AS VERDADES – parte 2, o Movimento Pro Novo Aeroporto alertava:

No entanto, outro tema também passou despercebido pela imprensa ao noticiar os devaneios eleitoreiros da prefeitura: como podem ser feitas obras sobre a adequação do sistema viário por causa da ampliação do Leite Lopes, se a obra ainda não foi licenciada e nem mesmo tem um estudo técnico mas apenas palavrório eleitoreiro? 

Já estão convidando para comer o  galeto que vai nascer do ovo que a galinha, que ainda não nasceu, irá botar?

As divulgações marqueteiras de maquiagem política sobre os frutos do marketing eleitoreiro de ambas as comadres sobre o Leite Lopes e o seu puxadinho têm uma data limite: 6 de Junho próximo.

A data limite se aproxima e as noticias para deixar os SLLQC eufóricos logo são divulgadas. O Gazeta de Ribeirão do dia 04/07/2012 publica:

O Leite Lopes, enfim

A prefeita Dárcy Vera (PSD) assina amanhã à tarde, em São Paulo, como governador Geraldo Alckmin (PSDB), o convênio que irá permitir a ampliação da pista do Aeroporto Leite Lopes e a sua transformação em internacional de cargas e passageiros. A realização das obras vão significar o investimento de cerca de R$ 170 milhões em Ribeirão Preto, sendo R$ 25,836 milhões da Prefeitura e o restante do governo estadual. Os recursos do município, no entanto, só sairão dos cofres em 2014 e 2015. A prefeita comemorou a conquista depois de anos de luta, com uma publicação em seu blog. “Quero aqui registrar meus agradecimentos à todas as pessoas que me ajudaram a conquistar os merecidos investimentos”, escreveu. Não foi a única. O deputado federal e candidato a prefeito de Ribeirão, Duarte Nogueira (PSDB), também usou ontem as redes sociais para falar da “excelente notícia” para Ribeirão Preto.

E prossegue:

AVENIDAS
As obras do Aeroporto Leite Lopes vão permitir melhorias não apenas na Avenida Thomaz Alberto Whately, mas também na Americana e Pouso Alegre. As vias vão receber recapeamento e uma camada mais espessa de asfalto, para resistir ao tráfego de veículos pesados.

CICLOVIA
Também as ciclovias serão beneficiadas. Por uma emenda do deputado Nelson Marquezelli, serão investidos R$ 1 milhão para levar a ciclovia do aeroporto até a ligação com a da Via Norte, de forma a levar a pista até as proximidades da Rotatória Amin Calil.

Realmente são boas noticias. A informação que o Movimento Pro Novo Aeroporto de que é necessário reforçar o pavimento (asfalto) do acesso viário foi finalmente entendido pela administração municipal. O acesso ao Terminal de Cargas tem que ser bem feito. Não pode seguir os parâmetros usualmente adotados pela administração municipal quando executa a pavimentação viária em Ribeirão, que em pouco tempo está cheia de buracos e solapamentos. Até o Dersa sabe disso e insistiu que o projeto tem que ser deles. Tem que ser um projeto bem feito.  

De aeroportos o DERSA não entende nada mas de pavimentação viária entende sim. E os técnicos do Movimento também. Por isso, os custos apropriados pela prefeitura “voaram” de 12 milhões para “apenas” 26 milhões de Reais.  Dá para perceber a forma como a cidade é administrada!
Explicado porque é que a prefeitura não respondeu ao nosso questionamento.

A outra boa noticia é que vai ser feita uma ciclovia – com dinheiro do governo federal, que fique bem claro – o que é uma obrigação que deveria ter sido cumprida desde 1995 como  determinava o Plano Diretor, que previa a necessidade de implantação de ciclovias.

Devemos deixar claro que ciclovia não é aquilo que foi feito na Via Norte onde o ciclista deve usar colete salva-vidas pelo risco de que, se se desequilibrar, cairá no ribeirão Preto. E ciclovia em Área de Preservação Permanente (APP)  é o cumulo da desfaçatez. Só uma administração como a que temos seria capaz de uma proeza dessas.

E para terminar as boas notícias, essa tal revitalização viária somente irá ocorrer a partir de 2014! Ou seja, o Terminal de Cargas só irá operar a partir dessa data, após o puxadinho, que só será executado após a sua liberação que deverá ser  precedida por um estudo Ambiental que deverá ser aprovado.

Como não existe nenhum estudo e muito menos a aprovação para o quer que seja então só temos palavrório eleitoreiro.

Não só da atual administração municipal que pleiteia se reeleger como também de seu oponente, igualmente candidato, que acha que um aeroporto novo demora 40 anos para ser construído. É claro que pode até demorar mais, se existirem intervenções do Tribunal de Contas ou de ações judiciais para impedirem certas libertinagens financeiras.

Se tiver um bom projeto e tudo corra normalmente, o prazo para construir um novo aeroporto padrão regional é de 3 a 5 anos a um custo semelhante ao do puxadinho pretendido.  

Felizmente o prazo para que se possam distribuir noticias desse jaez termina breve.

Fora isso, só no horário eleitoral, onde deverá ocorrer o verdadeiro debate entre os candidatos a respeito do aeroporto de Ribeirão Preto, porque não podemos continuar a permitir que essa questão dependa exclusivamente de
políticos sem política pública. Temos que reverter isso em Outubro.

Por isso não devemos votar à toa nas próximas eleições. Política não é profissão.

Povo esclarecido jamais será iludido

Em 2012 não vote em político de 3ª Linha. Vote em estadista!

Congonhas em Ribeirão Não!
Leite Lopes com outro uso (alternativo) :
sem ampliação e sem desapropriação
Novo aeroporto em nova área já!



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