No dia 17/05/2012 a Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou a instalação de uma Comissão Especial de Estudos (CEE), sob a presidência do vereador CAPELA NOVAS, para analisar os impasses que impedem a construção do Terminal Alfandegado da TEAD, que após ter vencido uma licitação faz muito anos, ainda não houvera começado as obras, gerando um mal estar na administração municipal e na sua imagem marqueteira eleitoral.
Esse Terminal é da responsabilidade de uma empresa privada que tem por único e exclusivo objetivo ganhar dinheiro. Ou, como se fala no popular, faturar.
E alguns vereadores, adeptos do puxadinho Leite Lopes, ficaram preocupadíssimos que essa empresa privada parecia não estar muito empenhada em faturar, prejudicando, assim o marketing eleitoral de uma administração que até agora não conseguiu mostrar a que veio. Tanto assim é que tem 41% de rejeição por parte da população.
Como as estratégias de uma empresa privada em faturar não são da alçada nem da responsabilidade da Câmara Municipal, para disfarçar essa preocupação, tentam transformar a falta de faturamento da empresa em redução de uma receita tributária e econômica para a região e, para isso organizaram essa CEE que na primeira reunião, no dia 24, formalizam a desculpa quando o seu presidente pomposamente afirma “É prejuízo para Ribeirão não ter terminal. As nossas produções estão indo para outros terminais, como Uberlândia” (Gazeta de Ribeirão).
Qual é o prejuízo? Se a produção local está sendo exportada, onde está o entrave para a industria local? E qual é o prejuízo, se os impostos são recolhidos no município de origem (onde foi produzido) e não do de onde é exportada?
Como essa CEE, além de inútil e sem qualquer sentido objetivo e prático, a não ser o de criar um fato jornalístico para manter o espetáculo circense de marketing eleitoral, nada conseguiu de espetacular, no dia 31/05/2012 o presidente da CEE afirmou, em entrevista na TV Clube, que a não operacionalização do terminal da TEAD trouxe prejuízo a Ribeirão Preto da ordem de 85 milhões de Reais.
O Movimento Pro Novo Aeroporto não conhece como esse prejuízo possa ter ocorrido. E, quando o aluno ignorante tem dificuldades de entendimento, tem o direito de perguntar ao Mestre que esclareça melhor a matéria, principalmente quando a afirmação é feita por um agente publico, não só na função de vereança como também na de presidente de uma CEE. E foi isso que o Movimento Pro Novo Aeroporto fez no dia 07/06/2012, através de um oficio pedindo alguns esclarecimentos, tais como:
a) sabendo-se que esse tipo de informação apenas tem como objetivo a tentativa de justificar a ampliação do Leite Lopes em lugar de se construir o novo aeroporto que Ribeirão Preto merece e necessita para seu desenvolvimento;
b) Sabendo-se que os tributos são pagos no município de origem e não no do embarque;
Face ao exposto, solicitam-se as seguintes informações, devidamente justificadas e com as respectivas planilhas demonstrativas:
1) Quais os tributos que deixaram de ser arrecadados pelo município e sobre quais produtos, em razão da falta de um terminal alfandegado no Leite Lopes?
2) Quais as outras eventuais receitas que não foram auferidas no município e sobre quais produtos ou atividades econômicas?
3) Quais são os produtos exportáveis via aérea e que são produzidos na região e respectivos quantitativos?
4) Caso se amplie o Leite Lopes, com pista curta (pista com 2.100 metros quando o mínimo operacional é de 3300 metros) em que apenas poderão operar aeronaves cargueiras com meia carga, poderemos supor que o frete será o dobro do normalmente praticado no mercado?
5) Caso se amplie o Leite Lopes com o terminal alfandegado para posteriormente se construir um novo aeroporto, este terá também um novo terminal de cargas alfandegado ou o terminal do Leite Lopes será desmobilizado para ser transferido para o novo aeroporto?
6) Ou a empresa vai desperdiçar 25 milhões de Reais, desativando o terminal do Leite Lopes para construir outro no novo aeroporto?
7) Ou Ribeirão Preto disporá de dois terminais de carga internacionais, um com pista curta e outro com pista adequada?
8) Tendo ficado demonstrado em 2007 e em 2008 a inviabilidade técnica da ampliação do Leite Lopes e sabendo-se que existem financiamentos e incentivos especiais para a construção de novos aeroportos incluindo-se as chamadas Parcerias Público Privadas ou a simples iniciativa privada, porque se continua insistindo na ampliação do Leite Lopes impedindo o desenvolvimento de Ribeirão e região em lugar de se trabalhar para a construção de um novo aeroporto, quie já poderia estar em operação se não fosse a obcessão pela ampliação do Leite Lopes?
Para quem afirma, de forma incisiva, dos prejuízos para Ribeirão causados pela falta de um Terminal Alfandegado no Leite Lopes, as perguntas feitas deveriam ter a resposta na ponta da língua. As respostas nem precisariam do prazo legal de 20 dias para serem respondidas. Quem sabe, responde na hora.
Sabem quais foram esclarecimentos do senhor presidente da CEE, vereador CAPELA NOVAS, às duvidas apresentadas?
NENHUMA RESPOSTA FOI DADA!
Podemos admitir diversas razões para essa falta de resposta:
1 A autoridade não pode ser questionada pela plebe ignara, logo não se pode rebaixar respondendo;
2 Não sabe a resposta porque fez afirmações não fundamentadas em fatos.
A falta de resposta no prazo incide em crime de responsabilidade e poderia ser exigida diretamente no Judiciário ou por intermédio do Ministério Público.
Não é necessário exigir a resposta oficial do senhor vereador presidente da CEE porque ela já foi dada, exatamente pela sua ausência:
Não respondendo apenas confessa que todas as afirmações feitas não têm fundamento, são propaganda enganosa e que não conseguem justificar a “pressa” em fazer o puxadinho em lugar de se exigir a construção de um novo aeroporto. É apenas fogo fátuo de demagogia barata.
Precisamos de mais engenharia e de menos demagogia.
As afirmações feitas pelo presidente dessa CEE apenas refletem e engrossam o folclore de uma pretensa “elite” que acha que ainda vivemos numa cidadezinha grande do interior e não na sede de uma região metropolitana.
É claro que a ausência da resposta ainda reflete um outro viés: a falta de consideração para com a comunidade, já que o Movimento Pro Novo Aeroporto é um movimento popular que merece respeito.
É o sinal padrão da arrogância dos representantes das “elites canavieiras” quando se trata de discutir as soluções para os problemas de Ribeirão Preto.
Exemplos? A votação da Lei de Uso e Ocupação do Solo. A aprovação servil dos vetos da administração municipal às emendas ao Plano Municipal de Resíduos Sólidos. O aumento dos “salários” dos vereadores que provocou a repulsa cidadã e originou o Movimento do Panelaço. E muitos outros...
Mas tudo isso tem solução.
Como
Povo esclarecido jamais será iludido
então
Em 2012 não vote em político de 3ª Linha. Vote em estadista!
Congonhas em Ribeirão Não!
Leite Lopes com outro uso (alternativo) :
sem ampliação e sem desapropriação
Novo aeroporto em nova área já!
Nenhum comentário:
Postar um comentário