segunda-feira, 2 de julho de 2012

1 ano da reintegração de posse na Favela da Família

Vinícius Barros vmbarros85@gmail.com

1 ano da reintegração de posse na Favela da Família

Há exatos 12 meses um acontecimento abalou Ribeirão Preto trazendo dor e medo a algumas famílias locais. Naquela ocasião, o Poder Público pouco fez para ajudar as pessoas que viriam a passar por momentos de angústia e sensação de impotência, frente a truculência do aparato militar do Estado. Você sabe do que estamos falando? Muitos nunca souberam do acontecimento, outros já esqueceram devido ao excesso de informações a que somos submetidos.
No dia 5 de julho de 2011 ocorreu uma reintegração de posse em Ribeirão Preto fazendo com que dezenas de famílias, que já viviam em condições sub-humanas, passassem a ter a rua como o seu lar. O episódio Favela da Família, do qual estamos tratando, ocorreu pela incapacidade do governo Dárcy Vera em negociar uma moradia digna para essas pessoas.
O episódio vem compor um cenário de extrema desigualdade social, do qual nós, ribeirãopretanos, infelizmente fazemos parte. No dia 5 de julho de 2011 a polícia militar chegou até mesmo a dar uma chance aos moradores, que por sua vez solicitavam a presença de um representante da prefeitura, mas foi em vão. Nenhum representante foi enviado ao local para convencer os moradores de que não deviam resistir ao despejo, muito menos para oferecer uma saída, uma moradia digna.
Enfim, a Polícia Militar, numa ação de terrível violência, expulsou do terreno, com balas de borracha e bombas, senhores, senhoras, adultos e crianças de todas as idades. Você pode se perguntar: Por que botar na rua violentamente famílias que vivem em estado precário sem oferecer uma saída? O que podemos, infelizmente, constatar é que na zona norte de Ribeirão Preto os interesses de ampliação do aeroporto são mais importantes que a dignidade humana.
Esta data serve para rememorarmos o fato e para refletirmos sobre a cidade que queremos.
Nossos lamentos!

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=jgTN7mpPZeA

Nenhum comentário:

Postar um comentário