quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Procurador federal recomenda que governo não repasse verbas para Leite Lopes

Procurador federal recomenda que governo não repasse verbas para Leite Lopes

Blog do Galeno
18/11/2015
Procurador federal observa que ampliação do aeroporto ainda pode ser impedida por ações judiciais. Problemas seriam impactos sócio-ambientais da obra. Movimento defende aeroporto em outro local
Enquanto a prefeitura de Ribeirão Preto tenta firmar acordos para ampliar o Leite Lopes, na intenção de transformá-lo em aeroporto internacional, o Ministério Público emitiu um parecer recomendando que o governo federal, por meio da Secretaria de Aviação Civil, não libere recursos para a obra, que pode causar impacto ambiental, urbanístico e social na cidade. As mudanças no Leite Lopes estão em fase de preparação para licitação e o secretário da Aviação Civil, Eliseu Padilha, já se comprometeu em se empenhar pelas obras.

"O investimento federal, se iniciadas as obras, configuraria inadimissível desperdício de dinheiro público", escreveu o procurador federal André Menzes. Ele observa que há três ações judiciais pedindo a não ampliação das pistas tramitando na Justiça. Por isso recomenda que o investimento não seja feito antes da Justiça decidir a respeito. 

As ações civis populares do Ministério Público partiram de denúncias dos moradores do entorno do aeroporto. Desde 1996, quando se planejou a ampliação pela primeira vez, o Movimento Pro Novo Aeroporto luta para que um aeroporto internacional seja construído em outro local da região metropolitana, com menos danos à população e melhores condições para decolagem e pouso. O maior receio da população é a remoção de bairros, além de demais trasntornos causados por um aeroporto internacional no meio da cidade.

"Com a mesma verba que se dispõem a desperdiçar com o Leite Lopes e com o tempo já desperdiçado com essa insistência, já poderíamos ter um aeroporto internacional novo na região metropolitana", afirma Marcos Valério Sérgio, lider comunitário do entorno do aeroporto e do Movimento Pro Novo Aeroporto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário