terça-feira, 9 de junho de 2015

Papai Noel Leite Lopes: o papel da mídia local junto a população do entorno.

Campanha de convencimento: O engodo de que é bom para todos

Me chamo Marcos Valério. Sou líder comunitário e membro da Associação de Moradores do  bairro Jardim Aeroporto desde 1997. Sempre trabalhei por mérito próprio e nunca aceitei ser cooptado ou manipulado pelas administrações municipais ou partidos políticos integrantes do grupo SLLQC -  grupo de pessoas que defendem Só o Leite Lopes a Qualquer Custo.

Acompanho esta temática desde o seu início quando em 1995 a cidade em seu plano diretor estabeleceu que o Leite Lopes teria que ser realocado visando menor interferência na área urbana.

Minha experiência e fonte de informação não advém do jornalismo tendencioso de grande parte da mídia de nossa cidade,  como exemplo a campanha publicitária promovida por certo canal de televisão local intitulado “O Amanhã se Constrói Hoje”.

O meu conhecimento de causa foi adquirido pela experiência de muitos anos como diretor da Associação de Moradores e da integração com juristas, engenheiros, professores e ambientalistas do Movimento Pró Novo Aeroporto Regional de Ribeirão Preto.

Somos pobres e temos núcleos de favelas sim, sendo que muitos se utilizam de bicicleta para se dirigirem ao trabalho, mas temos nossa dignidade de cidadãos frontalmente desrespeitada com a manipulação promovida pela mídia local a fim de promover a desinformação pública.

A conivência da mídia: "Acredito mesmo não vendo"

Historicamente, sempre que alguma previsão referente ao projeto de ampliação do Aeroporto Leite Lopes foi anunciada ou algum discurso para mostrar serviço é feito a mídia divulgou aos 04 cantos.  Todavia, quando esta previsão não se realizava, nada se falava a respeito, deixava-se cair no “esquecimento” , conivência esta para não arranhar a imagem da figura do Papai Noel Leite Lopes a serviço do deus Mercado.

Novamente esta atitude de subserviência vai se repetir. Em setembro  foi anunciado  o lançamento do edital do governo federal e também inicio a nível do governo estadual. E se não ocorrer, será que a imprensa vai informar?

O Papel cretino da mídia na manipulação da opinião publica

Ao invés de tentar promover alguma reflexão sobre o processo de “internacionalização”, ou no mínimo apoio quanto à realização do Estudo de Impacto Ambiental e conseqüente Audiência Pública, limita-se a tentar traçar um cronograma para início-fim de todo o procedimento “indispensável” para a economia local, como se apenas esse “milagre econômico” pudesse ocorrer no Leite Lopes e não em um aeroporto novo, atropelando  sem nenhum pudor,  a dignidade e sossego de todos nós moradores aqui do entorno e da cidade como um todo.

Porque a manipulação da mídia , como por exemplo a campanha “O amanhã se constrói hoje” conseguiu enganar uma parte considerável da população do entorno ao aeroporto ?

A população do Jardim Aeroporto e adjacências é formada por proprietários de imóveis registrados em cartório e também por muitos núcleos de favelas. É uma população pobre e de baixa escolaridade e muitos são trabalhadores que se utilizam diariamente de bicicletas para se dirigirem ao trabalho.

Embora seja uma reivindicação antiga, no Jardim Aeroporto não há escola de ensino médio, o que facilita em muito a evasão escolar quando o jovem termina o ensino fundamental.

Outro problema   também já de  décadas, que não se resolve, está no bairro Quintino Facci localizado  em uma das cabeceiras do aeroporto  - a prostituição na Av.Brasil.

Muitos já manifestam deficiência auditiva. mas não se dão conta, achando que estão acostumados ao barulho decorrente das atividades de pousos e decolagens das aeronaves no aeroporto.

Descrença nos mitos do Papai Noel Leite Lopes a serviço do deus Mercado

Não acredito que as informações verdadeiras sobre o aeroporto são aquelas que são veiculadas pela mídia local.

Não acredito  que para  valores baixos na desapropriações, os vereadores e políticos que têm curral eleitoral por aqui  vão brigar pela gente .

Não acredito que a anunciada valorização do bairro se dará com a vinda dos galpões logísticos próximos às casas. Já são cerca de 20 anos o tempo de propaganda afirmando que o aeroporto traria valorização imobiliária com a vinda dos galpões para o entorno.

Nesse prazo, as poucas aquisições de terrenos para galpões logísticos  tiveram como motivo a proximidade com a Rodovia Anhanguera e só ocuparam espaços vazios fora do entorno imediato do Leite Lopes.

Não acredito que as empreiteiras responsáveis por obras no aeroporto vão preferencialmente contratar mão de obra local, para economizarem no vale transporte.

O acostuma da frase “Barulho incomoda mas a gente acostuma” é porque com o passar dos anos vamos  ficando surdos (a perda auditiva é gradual) e não porque gostamos.

Marcos Valério

Papai Noel Leite Lopes não existe!
Abaixo a manipulação da mídia!

Novo Aeroporto em Nova Área Já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário