domingo, 10 de fevereiro de 2013

O PROTESTAÇO DE 07/02/2013

Esta data é para guardar e comemorar na história de Ribeirão Preto. Diversos Movimentos Populares aderiram e apoiaram uma manifestação organizada através das redes sociais pela Por Uma Ribeirão Melhor e  pela Amarribo Brasil, defronte ao Palácio do Rio Branco.

A manifestação contou  com cerca de 200 pessoas que se utilizaram de buzinas, apitos, máscaras, faixas e  clamorosos gritos de ordem, e só  terminou quando a administração aceitou receber um documento com reivindicações.
Das razões

A tônica do protesto foi a falta de respeito da atual administração para com a população caracterizada pela  falta de transparência de seus atos, normalmente agressivos e impositivos, desrespeitando os direitos de cidadania.

Os casos que dispararam os protestos foram os aumentos abusivos e sem nexo do valor do IPTU e dos ônibus e o futuro reajuste das tarifas de água e esgoto, aumentos estes feitos de uma só vez, porque se tivessem sido implantados gradualmente, esses aumentos seriam menos danosos aos bolsos dos cidadãos, mas poderiam ser prejudiciais às campanhas das fantasias da propaganda política em ano de eleições.

Pior que tudo isso foi a constatação de que as contas da prefeitura estão perto da insolvência por falta da receita adequada e do excesso de gastos, inclusive de propaganda em ano eleitoral o que caracterizou uso da máquina publica para propaganda eleitoral e pode cassar o mandato. Por isso algumas palavras de ordem foram proferidas durante a manifestação tais como “Darcy Vera a rua te espera”.

O caos em que a cidade permanece, toda esburacada, com vazamentos não consertados de água e de esgoto. Até a tragédia de Santa Maria se repercutiu em Ribeirão onde se constatou que a maioria das casas noturnas e locais de aglomeração de pessoas funciona sem as devidas condições de segurança, por omissão fiscalizatória.

Transformar um terreno com restrições urbanísticas para proteção do Parque Curupira em terreno de uso comercial para beneficiar as necessidades de uma empresa de departamentos, contrariando toda a legislação e trâmites legais, foi outra fonte de indignação popular.

Também a transformação de todo o entorno do Leite Lopes como área industrial, prejudicando todos os moradores lá residentes faz décadas, sem uma audiência para esclarecer as populações, com serias repercussões no Valor Venal dos imóveis e correspondente IPTU e na sua eventual desapropriação por valor irrisório, reforça  a falta de respeito pela população e a falta de transparência de seus atos pela administração municipal, tudo para beneficiar uma empresa privada de transporte de cargas.

Participação do Movimento

As farsas sobre a ampliação do Leite Lopes, somadas à anulação da distribuição de apartamentos para  os inscritos na COHAB para atender à remoção urgente de famílias que atrapalham a construção das vias de acesso ao Terminal de Cargas, motivaram os Movimentos Pro Novo Aeroporto e o Movimento Pro Moradia e Cidadania a aderirem ao Protestaço, sempre acompanhados pela sua faixa

Aeroporto Internacional SIM
Congonhas no Leite Lopes NÃO

Estes Movimentos Populares cumpriram a função de manifestação pública da indignação com a presente administração municipal, independentemente de ideologias partidárias.

Embora a administração pública tenha tentado menosprezar essa manifestação alegando que foi organizada por políticos frustrados pela sua não eleição, é importante lembrar que a administração tem nos seus cargos diretivos muitos candidatos que também não se elegeram e que a prefeita foi eleita com apenas 37% do total dos votos (validos, nulos e em branco), o que significa que não representa a maioria da população.

De ressaltar que a população que passava nas ruas durante o evento aplaudia os manifestantes o que significa amplo apoio popular contra a atual administração.

De ressaltar também que, pela primeira vez, a faixa do Movimento Pro Novo Aeroporto foi amplamente divulgada por toda a mídia televisiva, mas a TV Clube em particular foi quem a divulgou inúmeras vezes.

Os Movimentos Populares Pro Novo Aeroporto e Pro Moradia e Cidadania, junto com a população indignada e com a representação de entidades de trabalhadores mostraram à administração que a cidadania exige regras e transparência ao poder, comprovando a máxima popular de que

POVO ESCLARECIDO JAMAIS SERÁ ILUDIDO

Um comentário:

  1. Senhores, leiam os dois comentários que foram escritos com bastante seriedade, sem tendencias políticas e com muita transparência.
    Procurem em COMENTÁRIOS logo abaixo do artigo publicado no dia 27/01/2013 em "O movimento responde ".

    ResponderExcluir