A Câmara Municipal organizou um Fórum para estudo das demandas a serem resolvidas no município para os próximos 10 anos. Por isso o Fórum 2021. Foi organizado segundo Comissões e depois dos estudos desenvolvidos, promove uma Audiência Pública para discussão dos temas e aprovação das propostas.
No passado dia 07/11/2011, foi a Audiência Pública da Comissão da Indústria, Comércio e Prestação de Serviços, sob a presidência do vereador Maurílio Romano Machado. O Movimento Pró Novo Aeroporto soube que nessas propostas existia uma especifica sobre o Aeroporto e, por isso, tinha que estar presente. E esteve com a sua faixa padrão exigindo um Novo Aeroporto Já.
Também o Movimento Pro Novo Aeroporto se fez presente e ao utilizar a tribuna, ressaltou que não foram os moradores do bairro que invadiram o entorno do aeroporto mas sim o Leite Lopes quando de um simples aeródromo (campo de aviação) se transformou em aeroporto e passou a ser utilizado por aeronaves mais potentes, logo barulhentas, acabando com a convivência pacifica que havia com os aviões pequenos que demandavam as instalações que existiam. Também lembrou da manipulação da mídia sobre o Leite Lopes que se recusa a três coisas fundamentais: promover a discussão do problema aeroporto; reconhecer e divulgar que o Leite Lopes internacional não é unanimidade da comunidade e que se refere apenas ao Leite Lopes como sendo a única alternativa para Ribeirão. Qualquer assunto que contrarie essas diretrizes, a mídia não divulga, por opção.
Vamos transcrever a proposta dessa Comissão:
9 trabalhar no sentido de proporcionar a Ribeirão Preto a existência de um Aeroporto condizente com o futuro e reais necessidades da cidade e região, com as seguintes considerações e sugestões:
9.1 Considerando que o Aeroporto Leite Lopes já está alocado praticamente dentro da cidade, cuja situação urbana e conseqüente reflexos sociais será agravada nos próximos 10 a 20 anos com tal permanência e/ou expansão;
Considerando que para atender a operação de grandes equipamentos (aviões) que fazem o cargo aéreo seria necessária a ampliação da pista em pelo menos 1.200 metros além das áreas necessárias às cabeceiras de pistas atingindo o comprimento mínimo de 3.300 metros de pista útil, o que pela situação físico-geográfica se torna impraticável;
9.2 Sugerir que o Aeroporto Leite Lopes seja adequado às necessidades atuais, tais como melhorias no Terminal de Passageiros, instalação de todos os equipamentos de segurança de vôos necessários à uma operação adequada, implantação de áreas de estacionamento provisório de veículos, implantação de divisas e muros no seu entorno visando a segurança e evitando às invasões, completa limpeza em toda a região evitando áreas sujas com resto de lixo que atraem pássaros;
Completa sinalização em toda a área como forma de orientar a chegada e saída de veículos, evitar a ocupação desordenada em sua vizinhança de forma a não comprometer a operação aérea do Aeroporto.
9.3 Sugerir a demarcação com as devidas normas e posturas urbanas e conseqüente desapropriação de uma área dentro do município de Ribeirão Preto com pelo menos 225 alqueires e que tenha um comprimento de pelo menos 5.000 metros, para ser objeto de instalação de um futuro e moderno aeroporto, que pelas suas características, possa ser efetivamente utilizado como internacional de Passageiros e de Carga – com a promoção de uma Licitação Pública a empresa vencedora pagaria ao Poder Público a título de lance mínimo o valor anteriormente utilizado na desapropriação e ficaria incumbida de num prazo máximo de 05 anos a projetar e construir um novo aeroporto passando a administrá-lo por um prazo aprox. 30 anos.
9.4 Com tal forma de procedimento Ribeirão Preto teria nos próximos anos um Aeroporto com condições mínimas para atender adequadamente o movimento aéreo regional e nacional, e após a construção do novo aeroporto, que então se feito dessa forma não traria nenhum custo direto ao Poder Público, agregaria de fato e de direito à cidade e região uma estrutura aeroportuária condizente com a operação das futuras necessidades de passageiros e de cargo internacional.
9.5 Em conjunto com a iniciativa privada, propor a implantação ao lado do novo aeroporto de uma grande área para instalação de indústrias de montagem e não poluente, utilizando o novo aeroporto como porta de entrada e de saída para os produtos a nível internacional, e no devido tempo poder pleitear ao Governo Federal a transformação dessa área em Zona Franca à semelhança de Manaus, passando aí sim, Ribeirão Preto e Região, ter um impulso expressivo na sua economia.
Uma outra proposta também foi feita pela Comissão e que é muito importante também para o tema Aeroporto, e que passamos a transcrever:
8 Trabalho no sentido de exigir das autoridades municipais e estaduais a imediata implantação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto conforme estudo e proposta em andamento, como forma de integração das economias nas cidades envolvidas e fortalecimento da classe empresarial
Todas as propostas foram aprovadas por unanimidade na Audiência Pública.
Comentários do Movimento Pro Novo Aeroporto:
Sobre a mídia:
Qualquer trabalho da Câmara Municipal merece a cobertura da imprensa e normalmente assim acontece. Sobre este Fórum Ribeirão Preto 2021 não poderia ser diferente. E não foi, a menos de um pequeno detalhe: todas as Comissões promoveram as suas Audiências Públicas e ocorreu a necessária cobertura jornalística com exceção desta, que não teve praticamente nenhuma e muito menos a referência à necessidade de um novo aeroporto porque seria necessário divulgar que o Leite Lopes é incapaz de promover a necessária infra-estrutura para servir de vetor de desenvolvimento para Ribeirão e região, principalmente quando se pensa como uma região metropolitana.
Fica, portanto, a suspeita de que a mídia trabalha com a informação dirigida, omitindo-a quando a informação pode destruir campanhas em curso. O nome dessa atitude é manipulação da informação e é muito bem definida por Chomsky.
Quanto às conclusões da Audiência foi realmente uma pena que a mídia não tivesse feito a divulgação necessária e com o destaque merecido, porque foram apresentadas propostas muito úteis.
Sobre o Forum
1 Pela segunda vez este ano, na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, se aprova a construção de um Novo Aeroporto, ficando claro que o Leite Lopes não tem condições de atender às necessidades de Ribeirão Preto e Região;
2 Pelo texto confirma-se que:
a) A pista que os SLLQC querem impingir a Ribeirão Preto é curta;
b) A localização do Leite Lopes é inadequada para o aeroporto que Ribeirão Preto e Região merece e precisa;
c) Não demora mais que 5 anos para construir um novo aeroporto;
d) É possível construir um novo aeroporto sem ônus para o Poder Público;
e) É possível implantar uma Zona Franca no entorno – projetado e planejado – do novo aeroporto;
f) Importante a implantação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto como vetor de desenvolvimento da regional e, por consequência, da necessidade de um novo aeroporto para atender à futura demanda.
3 Usando-se de bom senso e da inteligência que lhe serve de base, é possível termos um aeroporto moderno e apto a vir a ter as condições de se tornar um aeroporto internacional de verdade, tanto de passageiros como de carga, saindo da visão estreita de que Ribeirão Preto é uma cidadezinha grande do interior mas sim a cidade sede de uma macro região metropolitana e como tal tem que ser planejada e entendida.
4 Quando o tema aeroporto é discutido de verdade a conclusão é óbvia e é a apresentada pelo Fórum da necessidade de um novo aeroporto. Essa constatação nos conduz às seguintes conclusões:
a) Que a manipulação da mídia só é necessária para esconder essa verdade;
b) Que não precisamos ficar à mercê da pressão política de setores empresariais equivocados, mas infelizmente ainda influentes na política local;
c) Que não podemos nos submeter ao desejo de “estrelismo político” de gestões municipais sucessivas que nada têm feito para agregar valor a Ribeirão Preto mas que apenas querem aparecer e insistem para a ampliação do Leite Lopes, na expectativa que essa obra aconteça em sua administração como grande jogada de marketing político, já que fora isso não têm nada para mostrar.
Povo esclarecido jamais será iludido
E por isso
Em 2012 não vote em político de 3ª linha: vote em estadista
E, como sempre
Congonhas em Ribeirão Não!
O Leite Lopes fica como está.
Novo aeroporto em nova área já!
Nenhum comentário:
Postar um comentário