domingo, 13 de dezembro de 2015

ESTRAGAMOS A FESTA DELES. QUE ALEGRIA!!!!

Encontro dos SLLQC para definirem estratégias para a audiência
em Brasília com o hoje ex-ministro Padilha

No dia 23/11/2015, lá pelas 8 horas da manhã, estávamos na frente do Pedro II para recepcionarmos a Prefeita Municipal e seus convidados para uma audiência privada com prefeitos e empresários da região para debaterem a ampliação do Leite Lopes, que eles chamavam de internacionalização mas agora, sem nenhum pudor, chamam de operacionalização de um Terminal de Cargas Privado. Era uma preparatória para uma audiência pública com o Ministro da Secretaria de Aviação Civil.

O interessante, para os desavisados, é que nessa reunião só teve empresário e político. Nada, nadinha de povo, de moradores do entorno do Leite Lopes nem membros da sociedade civil que exige a construção de um aeroporto novo, decente, seguro e sem puxadinhos.

Era uma audiência num próprio municipal, portanto público, tratando de um problema de interesse público. Deveria dar acesso ao publico em geral. Mas não. Quem estava com chinelo de dedo – os moradores pobres do entorno do Leite Lopes – foi impedidos de entrar, pois não tinham convite. Membros de nosso movimento, que não usam chinelo de dedo entraram, mesmo sem o convite que não existia e ficaram extasiados com o festival de bobagens externados pelos ilustres convidados ao longo dessa reunião.

A prefeita entrou por alguma porta dos fundos. Os manifestantes – nós – estavam na entrada com os nossos cartazes e faixas e receberam todos os que entraram pela porta da frente com um manifesto do Movimento e outro dos moradores do entorno do Leite Lopes.

A censura da mídia local

A mídia local passou por lá, bem de leve pra não espantar os seus clientes-patrocinadores interessados na ampliação do Leite Lopes. A imprensa escrita ausentou-se. A televisiva marcou a sua presença, filmou um pouquinho, publicou nos noticiários da hora do almoço mas esqueceu de publicar também as entrevistas. Toda a imprensa televisiva? É claro que não. Aquelas estações notoriamente cooptadas para elogiarem a ampliação do Leite Lopes simplesmente passaram pelos manifestantes e foram apenas fazer as reportagens internas.

A cobertura da imprensa que teve a coragem de mostrar que existe um Movimento Pro Novo Aeroporto, foi muito pequena. A outra imprensa, que não quer desagradar a seus clientes se omitiu por completo. Podemos chamar essa atitude de censura? É claro que podemos porque esse é o objetivo: impedir que os argumentos do Movimento sejam divulgados.

Mas a nossa imprensa alternativa fez bons relato do nosso evento. Foi muito bem publicado e explicado.

Por isso estragamos o evento promovido por um grupelho de representantes empresariais e de seus negócios sem a participação daqueles que também são interessados no tema, ou seja, os moradores do entorno e de todos os que entendem que o Leite Lopes não tem potencial para atender às demandas futuras de Ribeirão Preto e região.

Nessa reunião, talvez por um pequeno esquecimento, esqueceram de mencionar duas coisas: existem processos judiciais contra a ampliação da pista do Leite Lopes e o Ministério Publico Federal oficiou à Secretaria de Aviação Civil (SAC)que não deveria colocar recursos públicos nessa obra enquanto o problema judicial não for resolvido.

A mídia local, sabedora disso, nada divulgou. A imprensa alternativa divulgou e muito bem. Todo o mundo sabia disso, menos os ilustres participantes dessa reunião.


Conteúdo do encontro: Lucro de meia dúzia de empresários

Nessa reunião algumas coisas ficaram bem claras: o maior interesse não está no desenvolvimento de Ribeirão e região mas sim na falta de capacidade de um Terminal de Cargas Internacional ganhar dinheiro, perdão, entrar em operação por falta de pista. Os lucros cessantes pela falta de ampliação da pista devem ser tão grandes que, segundo publicado pela mídia, esse Terminal Internacional está disposto a doar 15 milhões de reais para as obras de ampliação.

 Também o discurso de que a obra vai gerar 7.000 empregos foi a tônica, como se empresário estivesse mais interessado em gerar empregos do que em ganhar dinheiro. E logo com terminais que são altamente automatizados.[i]..

Alguns dias depois, dia 25, a prefeita e seu séquito voltaram a farrear com viagem e refeições às nossas custas para irem até uma audiência pública para demonstrarem à Secretaria de Aviação Civil, na pessoa do ministro Padilha, a indignação pela falta de um cronograma das obras. Conseguiram demonstrar apenas que, além da arrogância dos ignorantes, nem mesmo fazem a menor ideia do que estão falando.

E também confessaram que o principal interesse na ampliação do Leite Lopes a qualquer custo não está ligado ao desenvolvimento regional mas sim ao lucro de meia dúzia de empresários porque, se construíssem um novo aeroporto, perderiam a boquinha.

Também confessaram outro motivo para a tal internacionalização do Leite Lopes[ii]: a sua privatização, objetivo programático e ideológico do neoliberalismo do governo estadual de arrumar tudo com dinheiro publico e depois entregar de mão beijada à tal iniciativa privada que, se realmente tivesse iniciativa, já teria construído um aeroporto novo.

Conteúdo do encontro: novos besteróis foram apresentados

Levaram a chapuletada merecida. Ao despudor de insinuar que as verbas para o Leite Lopes não saem por interferência de outros interesses, entre eles os do porto de Santos, o ministro foi obrigado a explicar logística informando que cargas que vão de navio não vão de avião, porque o frete é muito caro. Transporte por via aérea só para produtos de baixo peso e alto valor agregado.

Somos obrigados a concluir que todos os membros da comissão regional de internacionalização do Leite Lopes acreditam que etanol, açúcar, soja, maquinas pesadas são exportáveis de avião.  Portanto o potencial de exportações pelo Leite Lopes não é de 7% da produção nacional. Pelo nível de conhecimentos dessa turma e pelas suas convicções, devem acreditar também em Papai Noel.

Mas o Movimento Pro Novo Aeroporto e as comunidades atingidas pela ampliação do Leite Lopes já amadureceram o suficiente para não acreditarem em neoliberalismos e muito menos no Papai Noel Leite Lopes. E isso desde 1997, ano em que essa lenga-lenga começou.

Com toda essa capacidade de conhecimento é que não ficamos nada admirados com o estado caótico em que a nossa cidade se encontra. Até que os franceses foram bonzinhos quando qualificaram as elites locais apenas de provincianas. 

Repercussões na mídia de todos esses besteiróis

Vamos fazer uma pequena retrospectiva dessas reuniões na imprensa:

Jornal A Cidade 28/11/2015 Julio Chiavenato - Nem Factoide: :
O que conseguiu ao confrontar autoridades? Expor-se ao ridículo, sem argumentos sólidos. [...] revela a fragilidade argumentativa que provocou o “pito” do ministro [...]

Jornal A Cidade 28/11/2015 Do leitor – sobre a novela Leite Lopes
Em relação à novela da internacionalização do aeroporto Leite Lopes, em que a nossa prefeita “blefa” sugerindo a municipalização do aeroporto Leite Lopes, chega a ser cômico a proposta feita ao Ministro Eliseo Padilha, pois a nossa Alcaidessa, [...], não consegue terminar a novela do Calçadão e sequer “tapar” os nossos buracos de rua, agora quer a administração do aeroporto.

Revide Novembro de 2015 Voando em círculos
Num passado não muito distante, a reivindicação atendia pelo nome de internacionalização do Aeroporto Leite Lopes. Agora, no release distribuído pela Prefeitura de Ribeirão Preto sobre o seminário  ocorrido no inicio da semana foi a “operacionalização do Terminal de Cargas do Leite Lopes”.

Revide 27/11/2015 Blog do Guto Silveira
“A senhora falou que a competição do aeroporto (de Ribeirão Preto) era o porto de Santos. O container do porto de Santos... As mercadorias que são transportadas pelos portos, são mercadorias que têm tempo maior para chegar no mercado. São mercadorias que tem o frete, se for levado por outro meio de transporte, mais caro, porque é decorrência da tonelagem. O transporte mais barato que existe é o hídrico...Portanto, o competidor do aeroporto de Ribeirão Preto, me desculpe a senhora, mas não é o porto de Santos. É Viracopos e é Guarulhos”. Ministro Eliseu Padilha
[...]                                                      
... protocolaríamos em cartório que até o final de 2016 vocês entregam a pista, por respeito aos empresários de Ribeirão Preto e região”. Prefeita Dárcy Vera.

Jornal A Cidade 06/12/2015 Do leitor – Leite Lopes
A Prefeita que, entre outros, não consegue terminar a novela “o Calçadão”[...] e não cosegue acabar com os buracos da cidade, sugeriu ao Ministro Eliseu Padilha municipalize o Aeroporto Leite Lopes. Com tal atitude e comportamento, expôs a si própria e a cidade ao ridículo, além de ser lembrada pelo Ministro que ela não possui meios para assumir a construção do aeroporto.

Analisando todas essas “competências” dos SLLQC em logística aeroportuária, somos obrigados a concluir que:
a)   Para os SLLQC o povo de Ribeirão não merece nenhuma consideração mas apenas os empresários que vão lucrar com a operacionalização do Terminal de Cargas Privado;
b)   Esse grupelho pró ampliação do Leite Lopes não faz a menor idéia do que seja transporte via aérea;
c)   O interesse final na ampliação do Leite Lopes, com dinheiro público e às custas do desenvolvimento regional e sem nenhuma consideração pelo bem estar e segurança da população, não é exatamente o de gerar empregos mas sim na alternativa de sua futura privatização após a ampliação estar concluída;
d)   Finalmente a imprensa está começando a se sentir incapaz de manter a alienação da opinião pública a respeito da ampliação do Leite Lopes.

                                                 Reunião à frente do Teatro  Pedro II
                                                          Manifestantes chegando 

                                                  O Povo Não é Curral Aeroporto no Canavial
                                                               Recepção aos convidados
                                                 Conversando com os convidados da prefeita
                           
                                                 Uma das entrevistas que não foi divulgada pela  mídia



DINHEIRO NO BOLSO DE ALGUNS
PREJUÍZO NO DIA A DIA DE MUITOS
AMPLIAÇÃO NÃO!
NOVO AEROPORTO EM NOVA ÁREA SIM!






[i] Como será que eles chegam a esses numero bombásticos? Quando a gente pergunta eles não respondem!
[ii] Jornal A Cidade 27/11/2015, pag 5:  Darcy chegou a propor que o aeroporto seja repassado à prefeitura para uma eventual privatização

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