“ O aeroporto de Viracopos está
dentro do perímetro urbano e sua gigantesca ampliação está sendo Um sucesso .
Fica mais barato a desapropriação de ambas as cabeceiras do leite Lopes para
ampliar a pista do que partir para uma nova obra que custara muito mais caro .
Conheço o Leite Lopes desde que era
operado pelo saudoso D C 3 com 28 poltronas e o ronco dos seus dois motores que toda a
população de Rib Preto ouvia quando decolava na pista de Chão batido e poeirenta .”
Antonio José
Caro Antonio José
Lamentamos não concordar com as suas
afirmações. O aeroporto de Viracopos está numa situação de segurança
muito melhor que o Leite Lopes na medida em que tanto a cabeceira 15 quanto a
35 estão livres e desimpedidas de áreas habitadas, assim como nas áreas
laterais as casas estão distantes da pista.
No Leite Lopes, na cabeceira 18
temos uma área densamente povoada (Quintino Facci I, II, entre outros bairros)
e com a ampliação, na cabeceira 36 um Parque de Exposições onde ocorrem eventos
que concentram milhares de jovens. Tudo bem no alinhamento do cone de
aproximação. As laterais do Leite Lopes estão ocupadas por bairros residenciais
também densamente habitados.
Portanto, se compararmos os dois
aeroportos, sem duvida que o entorno de Viracopos é muito mais seguro que o do
Leite Lopes.
Outra restrição explicita do Leite
Lopes está na sua impossibilidade física de ampliação quando for necessária
para atender às necessidades regionais de desenvolvimento. Basta lembrar que
Viracopos tem pista cargueira com mais de 3000 metros e o Leite Lopes apenas
2100 metros, insuficiente para transito de aeronaves cargueiras de verdade.
Outro ponto importante a ser
considerado consiste na questão do ruído que em excesso se torna um problema de
saúde publica, gerador de problemas graves na população atingida e que não se
restringe apenas à perda da acuidade acústica das pessoas mas também a sérios
problemas de ordem psicossomática nas populações.
Também não podemos esquecer que as
obras viárias para acondicionar o puxadinho pretendido irão prejudicar a
mobilidade dos bairros do entorno e da própria cidade.
Quanto ao custo de um aeroporto novo
comparado com a reforminha do puxadinho que eles querem fazer no Leite Lopes,
temos que levar em conta duas coisas: em primeiro lugar com os custos desse
puxadinho se construiria um aeroporto novinho em folha igualzinho ao Leite
Lopes que eles pretendem. Mas, mesmo que não acredite e a construção de um
aeroporto novo possa ser mais caro, a pergunta que fazemos é: Ribeirão Preto
não merece um aeroporto decente que não cause problemas e que possa acompanhar
o desenvolvimento econômico da região metropolitana? Nós achamos que merece
sim.
A sua comparação do Leite Lopes com
Viracopos representa o conceito que internacionalmente já está obsoleto e todas
as entidades de aeronáutica se posicionam contra: não a aeroportos dentro de
área urbana. E isso só será possível de ser feito em áreas que permitam uma
política de Uso e Ocupação do Solo que impeça a urbanização no seu entorno e
nas faixas de aproximação.
No caso de Ribeirão Preto apenas
será possível com a construção de um novo aeroporto. Bauru já fez a sua lição
de casa e tem o seu, conservando o anterior para aviões de pequeno porte. Em
Bauru todas as elites locais pressionaram o DAESP para construir um aeroporto
novo. Ribeirão e a única cidade do planeta que briga para continuar tendo um
aeroporto insuficiente e obsoleto.
Núcleo Gestor
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