domingo, 3 de março de 2013

Rádio USP entrevistamembros do Movimento

Membros do Movimento participaram de uma entrevista na Radio USP de Ribeirão sobre o tema

Aeroporto de Ribeirão Preto em Debate

O tema aeroporto de Ribeirão Preto é amplamente estudado na cidade e embora a mídia local faça questão de não participar desse debate, ele existe. Pelo menos na Radio USP Ribeirão.



O programa Ambiente É o Meio, do dia 27 de fevereiro, discutiu o Aeroporto de Ribeirão Preto e as questões ambientais, sociais e econômicas em torno de sua possível ampliação.

Falaram sobre o tema, o arquiteto e urbanista Mauro de Castro Freitas e o  engenheiro Lênio Severino Garcia.
Questões comumente alheias ao público em geral foram abordadas com muita ousadia e fidedignidade como:  objetivos meramente comerciais (lucro), limitações , restrições , insegurança, incômodos e desperdício de dinheiro público  envolvendo a teimosia na pretendida ampliação do Aeroporto Leite Lopes sem levar em conta as necessidades futuras da região e as razões técnicas que justificam a necessidade da construção de um novo aeroporto em novo sítio aeroportuário.

Também se fez justiça à população do entorno quando se demonstrou que a cidade não invadiu o entorno do aeroporto e sim o contrário, quando em 1984 o plano de zoneamento de ruídos se estabeleceu de forma arrogante em cima dos bairros já consolidados desde a década de 40. E os prejuízos atuais quanto às dificuldades da legalização de imóveis na área do entorno face à negligência pregressa das sucessivas administrações municipais.


Para assistir à entrevista completa , basta acessar



A seguir outras entrevistas da Rádio tendo como temas centrais o Aeroporto de Ribeirão e as privatizações dos aeroportos:



CAPA
6/11/2012
Aeroporto de Ribeirão
A ampliação do atual Aeroporto de Ribeirão Preto não é ambientalmente viável, mas a cidade tem outros locais que poderiam abrigar um empreendimento que suporte a suposta demanda de voos internacionais e aviões de carga. Esta é uma das conclusões da pesquisa desenvolvida pelo mestrando Tiago Furlanetto, desenvolvido na Escola de Engenharia da USP de São Carlos, com orientação do professor Marcelo Pereira de Souza, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Souza fala desta e de outras pesquisas relacionadas ao Aeroporto no Ambiente É o Meio desta semana.

CAPA
26/3/2012
A privatização dos aeroportos

A privatização dos principais aeroportos no país ganhou a atenção de todos nos últimos dias. As transações envolveram altos valores monetários, mas o que a população quer saber é se será bem servida; se os problemas atuais serão sanados.

Para o professor Francisco Anuatti Neto, do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP Ribeirão Preto, FEA-RP, “setores público e privado têm que participar da construção e operação de serviços úteis à população”.


CAPA
02/03/2011


O desenvolvimento dos municípios de Ribeirão Preto e a situação do aeroporto de Ribeirão Preto
Entrevista com o prof. Rodrigo de Farias

http://www.rrr.cirp.usp.br/radio/amb_meio_aeroporto_02fev2011.mp3

Nenhum comentário:

Postar um comentário