Resenha da imprensa
O Movimento Pro Novo Aeroporto ao mesmo tempo que luta por um novo aeroporto para Ribeirão Preto, também luta para que o Leite Lopes, após desativado para aviação comercial, tenha um novo uso aeronáutico e aviônico, compatível com uma nova característica da cidade que consiste na prestação de serviços de alta tecnologia e educação técnica já suplantando a antiga vocação de comercio, cuja classe tem dominado o município após a queda dos Barões do Café, substituindo-os.
Sabendo-se que Ribeirão Preto dispõe de escolas de aprendizado industrial, como o SENAI, escolas Técnicas e em breve até uma FATEC, além das diversas instituições de ensino na área de engenharia, nada de mais oportuno que no Leite Lopes, desativado como aeroporto, possa se constituir num centro de aprendizado de manutenção de aeronaves, cursos de pilotagem de nível superior e de formação de outras especialidades como logística em aeroportos e a organização de oficinas especializadas em manutenção de aeronaves tanto na área mecânica como na aviônica (eletrônica e de TI especificas para aeronaves).
São áreas tecnológicas novas que requerem alto grau de especialização e que estão em falta em todo o mundo em razão do aumento exponencial do uso do transporte aéreo. Tanto assim é que em notícia publicada no jornal A Cidade de 08/03/2013
da qual destacamos a seguinte parte:
A atual previsão da empresa [Boeing] é de que o setor de aviação precisa de 460 mil novos pilotos e de 601 mil novos técnicos de manutenção nos próximos 20 anos.
Em 2010 em CARTA ABERTA DOS AERONAUTAS ÀS AUTORIDADES BRASILEIRAS (http://www.petitiononline.com/petitions/caeron1/signatures?page=73) o Sindicato Nacional dos Aeronautas e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT já se manifestavam no sentido de que
[...] vivemos um momento de auge do Setor Aéreo, com crescimento a passos largos, bem maior que o da economia nacional. Um momento extremamente propício para investimentos em qualificação profissional para os brasileiros e brasileiras interessados em atuar na aviação.
[...]
Diante do crescimento do setor aéreo, sabemos que é necessário ampliar a formação de pilotos e outros profissionais, como mecânicos e engenheiros especializados em aviação civil. E para isso, defendemos políticas governamentais visando a criação de cursos gratuitos nas universidades públicas para a formação de profissionais para o setor aeroviário.
Basta de falta de visão e mediocridade
Se Ribeirão Preto e região dispuserem de um aeroporto novo, decente e com capacidade de ser se ampliado sem causar nenhum dano sócio-ambiental, urbanístico ou qualquer outro que seja, acompanhando as necessidades da expansão do crescimento econômico regional e utilizar o Leite Lopes com toda a sua infraestrutura no campo do ensino e do preparo de mão de obra altamente qualificada em pilotagem, manutenção, logística, etc., poderemos estar certos de que a nossa cidade estaria sendo pioneira para o atendimento às necessidades para a consolidação de um sistema aeroviário em franco crescimento. Alterando a função do Leite Lopes, as curvas de ruído recuam e não será necessário desapropriar ninguém do seu entorno.
Com um novo uso inteligente para o Leite Lopes evitam-se transtornos socioambientais e desperdícios de dinheiro público.
O incomodo do Leite Lopes às comunidades passará a ser nulo, porque não passará de um campinho de aviação dotado de alta tecnologia, gerador de renda e de qualificação e capacitação de mão de obra altamente especializada além do desenvolvimento de ensino aeronáutico de alto padrão, indutor de instalação de industrias não poluentes e de alto valor tecnológico.
Certamente uma alternativa muito melhor sob todos os aspetos do que a gambiarra da ampliação da pista do Leite Lopes, usando a tecnologia mequetrefe do puxadinho, que impedirá que Ribeirão Preto possa vir a ter um aeroporto a sério, apenas para beneficiar uma empresa transportadora de cargas aéreas que ganhou uma licitação com um só concorrente (a própria) para a exploração de um Terminal de Cargas
Por isso, estas noticias confirmam a atualidade de nossa luta por uma cidade mais desenvolvida, mais humana e com melhor distribuição de renda.
Congonhas em Ribeirão, Não!
Leite Lopes com outro uso (aeronáutico e aviônico):
sem ampliação e sem desapropriação
Novo aeroporto em nova área já!
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