quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Encontro de Vereadores






O FORUM SOCIAL DE RIBEIRÃO PRETO e
AS NOVAS LIDERANÇAS PARA A PRÓXIMA LEGISLATURA

Ribeirão Preto está num processo de renovação de lideranças politicas que começam a despontar através dos movimentos populares, externos a influências partidárias, que não perderam a sua capacidade de indignação com os rumos que a cidade segue, que passaram a exigir a implantação efetiva de politicas públicas em franca oposição às politicas assistencialistas.

Politicas estas que sustentam o  marketing politico dos grupos dominantes que ainda constituem as elites locais, mas já em decadência total e irreversível, embora, infelizmente, ainda detendo forte influência sobre certas camadas sociais ainda desprovidas do necessario preparo politico e de espirito de classe.

O caldeirão de onde todas essas novas lideranças estão surgindo e outras se consolidando no cenário politico e social tem nome: O Forum Social Permanente de Ribeirão Preto!


<!--[if !vml]--><!--[endif]-->Foi através dele que em 2012 os candidatos à prefeitura foram sabatinados pela Sociedade Civil e pelos Movimentos Populares, com exceção, é claro, dos representantes das classes dominantes que se ausentaram do evento.

Também organizou o dialogo com os candidatos a vereador.

É evidente que, depois das eleições, era de se esperar que algo de semelhante fosse organizado com os vereadores eleitos. O evento aconteceu no prédio da UGT, no passado dia 17/12/2012.

Estiveram presentes 5 vereadores: Jorge Parada, Ricardo Silva, Glaucia Berenice, Marcos Papa e Beto Cangussú.

Como não poderia deixar de acontecer o Movimento Pro Novo Aeroporto esteve presente para o dialogo, de igual para igual, com os vereadores eleitos que compareceram à reunião.

O vereador Jorge Parada que foi o presidente da Comissão Especial de Estudos (CEE) da Câmara Municipal sobre o aeroporto, no ano de 2011, ratificou as conclusões do relatório, aprovado pela sensibilidade de um grande número de vereadores,  que foi a favor da construção de um novo aeroporto e a permanência do Leite Lopes com outro uso.

Já o vereador Ricardo Silva considerou que o novo aeroporto é um sonho antigo da cidade, mas que por falta de um  Prefeito com visão de futuro não se viabilizou e agora a tendência é aprovação da ampliação.

Beto Cangussu afirmou que no seu mandato priorizará a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.

Glaucia Berenice afirmou disposição em lutar pela revisão da Lei Orgânica do Município. Marcos Papa mostrou preocupação com o uso de grande aporte financeiro (cerca de R$ 200 milhões) que virá do Governo Federal para o Plano de Mobilidade Urbana.

O diálogo foi muito importante porque resultou numa nova iniciativa parlamentar a favor das comunidades inseridas em áreas de risco, como, por exemplo, as zonas de exclusão de ruídos do Leite Lopes.

Um dos lideres do Movimento Pro Novo Aeroporto presente ao encontro, quando foi fazer uso da palavra, teve como  sorteado o Ver. Jorge Parada, a quem encaminhou o pedido de transparência quanto ao acesso a informação pelo munícipe no que se refere ao tipo de zoneamento de solo, pela inserção desta informação no carne de IPTU.

O Vereador concordou com a iniciativa e se comprometeu a apresentá-la em plenário na Câmara Municipal ainda durante o ano de 2012.

Deste Encontro duas coisas ficaram patentes: o tema aeroporto de Ribeirão ainda tem muito a ser discutido e, as declarações do vereador Ricardo Silva, sinalizam ao Movimento pro Novo Aeroporto a necessidade de desenvolver e ampliar a sua campanha de esclarecimento público sobre o tema.

Povo esclarecido jamais será iludido

Congonhas em Ribeirão NÂO!
Leite Lopes com uso alternativo SIM!
sem ampliação e sem desapropriação

Novo aeroporto em nova área JÁ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário