quarta-feira, 7 de novembro de 2012

SLLQC - ELEIÇÕES - TEAD

OS SLLQC , AS ELEIÇÕES E O TERMINAL DE CARGAS DA TEAD

SLLQC É o grupo de pessoas e de entidades que insistem em não deixar construir um aeroporto novo para Ribeirão Preto e que entendem que Só o Leite Lopes a Qualquer Custo lhes serve.

As eleições terminaram. Desde antes de começarem já se previa quem provavelmente iria ganhá-las em Ribeirão Preto. É claro que em eleição tudo é possível. No primeiro turno um dos candidatos, novato, concentrou mais votos do que estava previsto, e em lugar da esperada reeleição da atual prefeita através de uma vitória messiânica logo no 1º turno, tivemos o segundo turno.

Dos dois candidatos selecionados para o segundo turno, nenhum deles é alinhado com o Movimento Pro Novo Aeroporto ou para qualquer um dos outros Movimentos Populares que surgiram, somando-se aos já existentes. Na verdade, ambos os candidatos  representavam apenas mais do mesmo.

A maior vantagem destas eleições é que certos partidos se desmascararam perante todo o eleitorado, que soube dar a resposta no segundo turno. O que as elites locais tinham determinado e as pesquisas até apontavam nessa direção,  era a consagração de uma vitória messiânica, com a diferença de mais de 20% entre os “candidatos mais do mesmo”.

A resposta foi simples. O eleitor, bronqueado e saturado disso tudo, em lugar de votar a favor do vencedor, votando branco ou nulo (o tal voto de protesto dos rebeldes sem causa), votou a favor do outro; o candidato destinado a perder, quase empatou e a atual prefeita obteve a reeleição nas urnas com uma votação muito inferior à da eleição de 2008.

As elites locais levaram um bom susto. Mas de qualquer forma como ganhou quem elas preparam para ganhar, os ânimos logo se acalmaram.

Mas qual é a relação entre as eleições, os SLLQC e a construção do Terminal de Cargas?

O tema aeroporto foi colocado nas eleições pela atual prefeita como “compromisso cumprido” como se um simples convenio assinado entre partes fosse o mesmo que a aprovação e homologação das obras do puxadinho. Tudo divulgado no horário eleitoral desde o 1º turno e – o que é impressionante – nenhum dos outros candidatos teve a coragem de informar que essas afirmações eram falsas, com o objetivo de enganar o eleitorado desavisado e mal informado pela mídia ao longo destes últimos quinze anos.

Toda essa “eficiência administrativa” era para garantir a construção do Terminal de Cargas Alfandegado de responsabilidade da empresa TEAD, obra essa sempre anunciada como já quase terminada mas nunca iniciada de verdade. As eleições acabaram e os candidatos envolvidos com esse tal convênio,  fizeram boca de siri (como se costuma dizer na gíria) e entraram naquela do “deixa como está para ver como fica”.


Esse desinteresse pelo assunto deixou os setores ligados aos SLLQC inconformados e logo botaram a boca no trombone, ressuscitando o tema pela imprensa impressa e televisiva,

A empresa TEAD tinha um prazo para terminar as obras do Terminal de Cargas. O prazo venceu no inicio deste mês de Novembro e praticamente não fez nada: cercou a área, locou as fundações e bem devagarzinho vai cravando as estacas para depois, sabe-se lá quando, montar a estrutura pré-moldada do galpão. Já pediu prorrogação de prazo ao DAESP que, entidade boazinha, sempre concede desde 2007.

Na verdade não é por bondade nem por exigência. Nenhum empresário vai investir altos valores como o da construção e equipagem de toda uma estrutura sofisticada e muito cara se não tiver a certeza que a ampliação da pista do Leite Lopes, o velho puxadinho, vai sair da conversa fiada de político que não tem política nenhuma, apenas a assinatura do tal Convênio que nada mais é do que  um protocolo de intenções, entre  as comadres  Prefeitura e Governo de Estado. Que de vez em quando parece brigarem entre si.

Por isso a TEAD não tem pressa nem o DAESP pode exigir muita coisa já que tinha prometido uma pista adequada e não o conseguiu, depois de duas tentativas absurdas de tentar ampliar a pista. A única coisa meio estranha em tudo isso foi que a tal  licitação ganha pela TEAD em 2004 aconteceu antes que o Leite Lopes dispusesse de uma pista de porte internacional de cargas. Parece que essa ideia de fazer o puxadinho só apareceu depois da licitação, ou seja, gastar-se-ia dinheiro público para apoiar os negócios de uma empresa privada e estava planejado fazer essa ampliação sem os estudos preliminares obrigatórios por lei.  

A probabilidade de ocorrer essa ampliação – o tal de puxadinho – é muito pequena, quase nula. O Governo do Estado sabe disso e a prefeitura também porque tudo o que fizeram até agora não passou de marketing eleitoreiro e a continuidade da campanha de desinformação pública.

A TEAD também sabe disso. Nós sabemos disso, principalmente porque é o Movimento Pro Novo Aeroporto que impede que essa ideia insana se concretize porque exigimos que o Leite Lopes tenha uma utilização mais adequada como aviação executiva e atividade aviônica e acadêmica, portanto que fique como está, enquanto se constrói um novo aeroporto digno para Ribeirão e região e que seja feita uma nova licitação para o Terminal de Cargas. E continuamos exigindo que os estudos preliminares sejam feitos e submetidos a discussão técnica e com as comunidades atingidas,

Mas os SLLQC não se conformam. Como as eleições já acabaram e quem queria que fosse eleito já o foi, acham que podem forçar a barra para que o puxadinho se concretize e para isso fazem pressão política e administrativa sobre a TEAD para acelerar as obras para formalizar o fato consumado e então poder exigir o puxadinho.

Para isso a imprensa escrita e a televisiva  começaram a “forçar a barra” na tentativa de trazer a tona novamente a briga entre as comadres no faz de conta de que se está fazendo alguma coisa em prol do interesse público, com o  objetivo de exigir com  urgência a construção do Terminal de Cargas, esquecendo-se de que só tem sentido essa construção se existir a homologação do puxadinho.

No dia 27/10/2012, manchete do jornal A Cidade já “levantava a lebre” com a manchete: Terminal de cargas do Leite Lopes cresce a passos lentos. No dia 30 o Gazeta de Ribeirão, já “dedou” que  o prazo poderá ser  estendido por 12 meses, na reportagem do dia 30/11/2012:  Terminal protelado Conclusão de obras de prédio para cargas no Leite Lopes vai atrasar. Como não poderia deixar de ser o braço televisivo dos SLLQC  (TV CLUBE) em reportagens, comentários  e entrevistas, volta à mesma tecla: Ribeirão Preto irá para o buraco se não for feito o puxadinho. Aeroporto novo nem falar! Vai que o pessoal que assiste gosta da ideia e começa a  exigir a construção de um aeroporto decente para Ribeirão.

Se a TEAD está interessada em explorar o Terminal de Cargas Alfandegado certamente que não é por morrer de amores por Ribeirão Preto nem por ato filantrópico de trazer empregos e progresso para a região. É porque esse investimento irá propiciar-lhe lucros.

É simplesmente um investimento comercial privado, totalmente desvinculado dos interesses maiores de Ribeirão Preto e região e que tem aliados locais que ficarão felizes com as migalhas que lhes serão servidas a troco do apoio político e da manipulação midiática que  mantém uma pratica de desinformação publica constante.

Podem acreditar senhores SLLQC que a TEAD tem no seu “staff” pessoal muito qualificado e que sabe muito bem o que está fazendo.  Sabe muito mais do que vocês sonham saber algum dia. O DAESP também.

Se “não têm pressa em ganhar dinheiro” não é por incompetência. Sabem muito bem o que estão fazendo.

Senhores SLLQC não passem vergonha, deixando às claras o pouco conhecimento que têm do assunto. Não queiram ensinar a missa ao vigário.

Conhecemos bem os nossos adversários e não os menosprezamos. De qualquer forma sairemos vencedores pois estamos realmente com a face correta da moeda: o lado da verdade.

Mesmo com toda essa campanha midiática e  eleitoreira que tem sido martelada sobre a opinião pública de Ribeirão, seguindo o velho padrão de desinformação pública que de tanto falar uma mentira ela parece ser uma verdade, o Movimento sabe que

Povo esclarecido jamais será iludido

Então

Congonhas em Ribeirão Não!
Leite Lopes com outro uso (alternativo) :
sem ampliação e sem desapropriação
Novo aeroporto em nova área já!

e

respeito pelas Comunidades, pela Cidadania e pela Dignidade
Basta de manipulação midiática para promover a desinformação pública

Aproveitamos para lembrar a nossos leitores que no blog existe um abaixo assinado exigindo a construção de um novo aeroporto. Se concorda com a nossa luta, assine!




                                                                                    






Um comentário:

  1. Desde que Ribeirão existe, ele nunca teve realmente um aeroporto a sua altura ... exatamente porque todo mundo quer dar o seu palpite e criticar quando algo se pretende fazer lá e por qualquer intenção, melhor que seja, ela nunca saiu do papel.
    Justamente agora que estamos conseguindo sair do zero, que vamos carrear muito imposto para a cidade, os altaneiros, os interessados em oferecer novas áreas (evidentemente próximas as de suas propriedades) não se conformam com tão pouco, argumentam que vai ser um novo Congonhas, por isso querem muito mais ( um novo Aeroporto ), quem sabe maior até que o de Viracopos, infelizmente estes não teem os pés no chão.
    Vamos por partes minha gente : primeiro conquistemos o que está ao nosso alcance, ampliação da pista, prédio da alfândega, ampliação do estacionamento, melhoramentos no entorno e muitas outras coisas. Daqui a uns 20 anos quem sabe e se as coisas melhorarem, poderemos então pensar num segundo aeroporto. Hoje temos um "Fusca", adoraríamos ter um "Mercedes", porem melhor isso do que nada ... se esses grandes "patriotas de plantão" continuarem com essa ideia chula e megalomaníaca de querer construir um novo aeroporto em outro lugar, não só vão atrapalhar os convênios já em andamento como poderão interromper o que já foi conquistado até agora; aí sim, continuaremos marcando passo e quem sabe o dinheiro que foi reservado para essas novas conquistas poderá ser desviado para São Carlos ou outro lugar por um político de qualquer cidade.
    Vocês deveriam é agradecer pelo o que está aí, saibam que até "injeção na veia" e de graça é sempre bem vindo.

    ResponderExcluir