sábado, 2 de junho de 2012

MUROS PINTADOS E SLLQC OURIÇADOS - 2º EPISÓDIO

Como vimos na matéria anterior, um simples muro pintado levantou uma polêmica e o Movimento logo foi atacado pelos SLLQC através de cartas para a Coluna dos Leitores do jornal A Cidade, que publicou a reportagem sobre o muro pintado no dia 31/03/2012.

No dia 03/04/2012 o Sr. ACA, aposentado, se insurge com o conteúdo da reportagem:

A reportagem publicada em 31/03 sobre os muros pintados em movimento contrário à ampliação do aeroporto deixa claro que por detrás tem o interesse político e a caça aos votos daqueles que não querem deixar o local. Todos sabemos que o aeroporto será ali ou não será em lugar algum, portanto, “movimento pro aeroporto novo”, é balela. Quem é o Sr. M. V.? Qual a sua capacitação para dizer qual ao tamanho da pista que pode ou não provocar acidente? A pintura no muro não foi uma simples pichação, foi trabalho realizado por profissional e que com certeza não ficou barato. Estaria o Sr. M.V. em condições de esbanjar dinheiro em uma campanha que ele sabe que não resultará em nada? Qual a capacitação que autoriza o Sr. L.S. assegurar que com 177 milhões se constrói um novo aeroporto? Por acaso alguém tem dúvida que ao ser deflagrada a campanha política em um cantinho desses muros irá aparecer a inscrição “o candidato fulano apoia este movimento”?

Numa fase em que as administrações municipal e estadual se digladiam, comprovando a vertente eleitoreira do puxadinho, outros fatos acontecem, contrariando  as  imediatices da pujante obra do puxadinho no Leite Lopes, aparece na midia o que os SLLQC sempre fizeram questão de esconder: a existência de um movimento contra a ampliação do Leite Lopes.

A carta do leitor expressa bem essa insatisfação e é destilado o que os SLLQC supõem que sejam os cidadãos que se insurgem contra o puxadinho:

1             Tentam desmerecer o Movimento denominando-o de balela;
2             Desqualificam os membros do Movimento quando lhes pergunta qual a sua qualificação para fazer algumas afirmações, tais como o comprimento da pista adequado;
3             Tentam atribuir todas as ações do Movimento a envolvimentos políticos escusos, levantando a hipótese de que eles tenham financiado essa pintura porque pobre não tem dinheiro para pagar a pintura.

Por outro lado, confessam duas coisas: existe uma imposição que indica que aeroporto novo está fora de questão. Então, pela lógica SLLQCiana só pode ocorrer a ampliação!

O grupo central que exige o puxadinho em lugar da construção do novo aeroporto mantém a sua dominação através de recursos materiais, em particular o aparelho de estado (estadual e municipal), e através da manipulação da consciência popular via ideólogos, jornalistas, acadêmicos e publicitários que fabricam os argumentos e a linguagem para enquadrar as questões.

E a outra confissão é a soberbia e a arrogância que os caracteriza  quando querem atribuir aos membros do Movimento, além da ignorância (afinal moram na periferia)  a incapacidade de serem bem informados e de serem suficientemente inteligentes, portanto ingênuos para se tornarem  presas fáceis de políticos indeterminados.

Na verdade, o pensamento deles sobre os membros do Movimento é um autorretrato.

Duas outras participações, também muito interessantes, no dia 05/04/2012, que passamos a transcrever:

A briga pela internacionalização do Leite Lopes foi iniciada por volta de 1995, ou seja, 17 anos de estudos e discussões árduas sobre o assunto. O Ministério Público fez as exigências legais para ampliação, fazendo um acordo com o estado. A briga passou a ser entre  Prefeitura e o Estado. Todos sabem da importância que enseja a internacionalização do Leite Lopes para um raio de mais de 3 milhões de pessoas, que serão beneficiadas com empregos diretos e indiretos, exportações e importações, e empresas novas que serão instaladas. Porém, a impressão que fica é a Prefeitura e o Estado travam uma briga política para serem detentores da obra. O Leite Lopes não é da Prefeitura e nem do estado e sim de toda a população. (LdeLdeS)

O Governo do Estado precisa parar de enrolar Ribeirão Preto em relação à internacionalização do Leite Lopes. Toda a região precisa e muito deste equipamento para manter o desenvolvimento. (ABP)

Aqui é notável o entendimento de que o problema Leite Lopes é político-eleitoreiro, somado à percepção de que a região necessita de um aeroporto internacional.

O que falta é o conhecimento dos prejuízos para Ribeirão Preto se ocorrer essa ampliação no Leite Lopes e tudo o que imagina de benefícios apenas poderão ocorrer com um aeroporto novo.  A mídia não divulgando os dois lados, consolida a “informação” de que apenas a solução Leite Lopes é viável.

É para desconstruir toda esta estrutura de manipulação da opinião pública que o Movimento promove palestras e discussões com a população. Pequenos grupos, porque é de grão em grão que a galinha enche o papo, ou, no nosso caso,  é de reunião em reunião que conscientizamos as pessoas da verdadeira situação do aeroporto de Ribeirão. Das necessidades da mobilidade aeroportuária e dos malefícios que Ribeirão Preto terá com o puxadinho Leite Lopes, que na verdade não passa de uma eleitorice a curto prazo (o do mandato) para atender aos interesses de uma empresa privada.

Por isso um passo importante nesta direção será o voto consciente em políticos estadistas, comprometidos com projetos a médio e longo prazos para nossa cidade, diferente do que historicamente só temos elegido políticos casuístas adeptos do marketing restrito ao mandato de 4 anos, ideologicamente sem nenhum projeto político consistente.

Povo esclarecido jamais será iludido

Então a única alternativa para a cidadania é que

Em 2012 não vote em político de 3ª Linha. Vote em estadista!


Congonhas em Ribeirão Não!
O Leite Lopes fica como está. Novo aeroporto já!

* SLLQC É o grupo de pessoas e de entidades que insistem em não deixar construir um aeroporto novo para Ribeirão Preto e que entendem que Só o Leite Lopes a Qualquer Custo lhes serve.


Nenhum comentário:

Postar um comentário