terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Entorno ao aeroporto: A Favela fica

Processo de Desfavelamento muda e o pano de fundo agora se confessa  como  pauta principal

O Processo de Desfavelamento divulgado como objetivo primeiro na promoção da dignidade humana na próxima quarta feira (dia 28) irá mostrar a sua face cruel da subserviência do poder público  ao verdadeiro poder – o econômico-  porque se revela apenas como pano de fundo para a regularização precipitada de um zoneamento de ruídos do aeroporto, que não existe .
Para evitar despejos e prováveis ocorrências policiais  , a exemplo das atrocidades cometidas contra os moradores da Favela da Família, que geraram  um enorme desgaste político,  a atual administração substituiu o processo de Desfavelamento das Favelas próximas ao aeroporto, por desocupação parcial, ou seja, somente a faixa da Favela da Mata que está na área de ruídos é que irá sair, o restante ficará sem prazo determinado.
Importante ressaltar que não existe ainda uma definição da faixa abrangida pela curva de ruídos que, em tese, deveria ser  desocupada de uso residencial porque se baseia apenas num estudo elaborado pelo IPT mas ainda não aprovado nem homologado pela autoridade aeronáutica, que, simplesmente, pode dizer que não aceita esse estudo e do Judiciário que também pode determinar a sua não aplicabilidade,  sentenciando que o Leite Lopes não seja nada mais que um aeroporto regional e que só permita o uso de aeronaves cuja curva de ruído não perturbe a vizinhança.
 Ou seja, pode mandar fechar o Leite Lopes e mandar construir um novo aeroporto.
A Favela continua, e isto demonstra que o Processo assume uma nova cara, melhor dizendo, assume a sua verdadeira face que estava escondida por objetivos eleitorais – Processo de remoção das comunidades  para atender ao zoneamento de ruídos,  sem nenhum interesse cidadão.

A finalidade principal que outrora era velada, agora se tornou transparente – O objetivo principal não é o ser humano que reside nas favelas e sim a regularização do  Aeroporto Leite Lopes
Como presente de fim de ano a Prefeita anunciou a remoção da Favela da Mata para o próximo dia 28 (quarta feira) , e nós do Movimento da Moradia, convidamos todos a uma reflexão, para assistirem logo  abaixo o vídeo produzido pelo Movimento da retrospectiva de todo este processo.
E nessa reflexão também se atente a que os políticos que agem dessa forma estão lá porque nós lá os colocamos. Vamos melhorar o nosso desempenho político e cidadão em 2012:
Em 2012 não vote em político de 3ª linha: vote em estadista

Vídeo :


Nenhum comentário:

Postar um comentário