sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Carta aos Prefeitos da Região Metropolitana


Prezado Senhor Prefeito

Como é do conhecimento geral, o Brasil, por ser um país continental, onde o desenvolvimento já acontece em todos os recantos, necessita de um modal de transporte que  seja eficiente,  rápido e  econômico  que não  se  restrinja ao triangulo
Rio - S. Paulo - Brasilia. Esse modal, se duvida nenhuma é o transporte aeroviário.

Esse modal não tem recebido a atenção necessária e por isso temos numerosos aeroportos sem capacidade de utilização adequada e eficiente por não ser possível a sua adequação a uma operação segura das necessidades presente e futuras das regiões por eles abrangidas.

Maior a necessidade de um aeroporto realmente funcional para todas as Regiões Metropolitanas que, no nosso caso, se refere à capacidade do Leite Lopes poder atender às necessidades presente e futuras do desenvolvimento da nossa macroregião.

Uma análise simplificada indica que não porque o Leite Lopes pode ser um excelente aeroporto regional mas apenas isso, por falta de condições de ser ampliado e atender a novas e maiores demandas.

(É claro que não estamos levando em conta as questões socioambientais e de segurança que existem com a permanência do Leite Lopes no local atual e que estão sendo discutidas no Judiciário)

As obras anunciadas pelo Governo Federal resumem-se à sua adequação a um trânsito e operação mais adequados para o Leite Lopes se transformar num aeroporto regional, com a ampliação do terminal de Passageiros de forma a atender as futuras demandas e também a acessibilidade de embarque/desembarque por meio das pontes móveis.

Qualquer ampliação para novas operações, como por exemplo de cargas, está impedida por razões judiciais e físicas (um aeroporto de cargas pleno não cabe no espaço físico disponível no local).

Todas as análises técnicas sobre a permanência do Leite Lopes no local atual demonstraram a sua impossibilidade. Mas se permanecermos com essa politica ficaremos ou com a insegurança de um Congonhas ou com a impossibilidade física de ampliação como acontece com Guarulhos.

A politica atual de remendar o Leite Lopes para aeroporto de cargas não passa de uma tentativa de beneficiar apenas alguns interesses empresariais sem nenhuma preocupação com os interesses maiores de possibilidades de atender às demandas futuras de desenvolvimento da Região Metropolitana.


Portanto, senhor Prefeito, torna-se necessário passar por cima dos interesses menores e da pequena politica que impede a região de ter um aeroporto adequado para a RMRP, vimos pelo presente sugerir a Vossa Excelência que se digne avaliar a possibilidade de recomendar ao Conselho de Desenvolvimento da RMRP, quando de reunião com pauta sobre modal transportes, a contratação de uma empresa especializada para elaboração de um estudo de viabilidade técnica para implantação do Novo Aeroporto  para atender a Região Metropolitana e que permita futuras expansões para atender às futuras demandas, inclusive para uso de cargas internacionais e que esteja planejado para  impedir problemas sócio ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário