segunda-feira, 28 de agosto de 2017

OS SLLQC ESTÃO EUFÓRICOS E EM ESTADO DE NIRVANA

JÁ VÃO PODER FAZER COMPRAS NA 25th, March Street em Maimi

SLLQC É o grupo de pessoas e de entidades que, há a 20 anos, insistem em não deixar construir um aeroporto novo para Ribeirão Preto porque, para eles, Só o Leite Lopes a Qualquer Custo lhes interessa, mesmo que  a cidade e a região possam ficar sem Aeroporto Internacional.

Para não perder o hábito do que já é habitual, novamente se repete  a lengalenga da ampliação do Leite Lopes e de sua internacionalização. Discurso enfadonho e repetitivo para mostrar serviço visando às eleições de 2018.

Como sempre essa é a manchete da imprensa mas, sempre existe um “mas” neste negócio do Leite Lopes: quando se lê a noticia, não existe nenhuma ampliação para a internacionalização  mas sim adequações para transformar  o Leite Lopes num aeroporto regional decente.

O estranho é que desde que se falou em ampliar o Leite Lopes, em 1997, a única coisa que constava do projeto era a ampliação da pista. Outras questões, tais como a segurança e o conforto dos passageiros não tinha a menor importância.

Agora descobriram que o pátio de combustíveis era inadequado e precisava de melhorias e que para a aviação moderna de passageiros era necessário também aumentar o pátio de aeronaves e colocar pontes de embarque para que os passageiros possam embarcar e desembarcar em dias de chuva sem precisar de colocar galochas e abrir o guarda-chuvas.

Porque é que nunca perceberam isso antes? Porque o objetivo era apenas e exclusivamente o de abrir o Leite Lopes para voos internacionais de carga para atender a interesses empresariais específicos e não aos interesses da cidade e muito menos da região que hoje é metropolitana.

É o principio filosófico do neoliberalismo: viva a grana e danem-se as pessoas!

A ampliação do Terminal de Passageiros deve-se a que o  Movimento Pro Novo Aeroporto, após a última ampliação  - que foi tão cantada em prosa e verso pela imprensa local e pela ex-prefeita hoje presidiária – denunciou ao Ministério Público que essa ampliação não estava em conformidade com as normas de acessibilidade e não atendiam às necessidades dos usuários, vulgo passageiros.

Foi instaurado inquérito, foi feita pericia técnica e, milagre dos milagres, um monte de políticos assumiu a paternidade da adequação do Terminal de Passageiros à qual chamam de ampliação e internacionalização do aeroporto. A ampliação vai incluir as pontes móveis para acesso às aeronaves. No futuro próximo, os cadeirantes não precisarão mais de embarcar/desembarcar no colo de ninguém. 

Cidadania garantida mas sempre esquecida pelos menestréis da ampliação do Leite Lopes. Quem se importa com cadeirante, idoso, etc. se não dá lucro nem notícia? Para esses administradores pessoa com deficiência é apenas embrulho que se põe nas costas e se carrega.

É o principio filosófico do neoliberalismo: viva a grana e danem-se as pessoas!

Mas a ampliação da pista está impedida. Não vai ter nem mesmo financiamento pela União, porque já foi informada que enquanto os imbróglios jurídicos e judiciais dessa ampliação - transvestida de deslocamento - não estiverem todos resolvidos, a grana não sai. E quem disse isso foi o Ministério Público Federal.

Também não fizeram nem mesmo o projeto do tal mergulhão, ou seja, o rebaixamento da Av. Antonio Albert Whatelly para que a pista de pouso passasse por cima.  Projeto excelente para facilitar arrastões para a bandidagem, como acontece nos tuneis do Rio de Janeiro, e de piscinão na época das chuvas interditando uma das principais vias de acesso dos bairros, como acontece, por exemplo, com os tuneis em S. Paulo.

Estavam querendo que nós esquecêssemos da obrigatoriedade da elaboração do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) mas não esquecemos e fizemos a exigência, inclusive à própria prefeitura.

Eles sabem que o EIV nunca poderá ser aprovado. Pelo menos se for levado em conta a obrigação de garantir a cidadania dos seus infortunados usuários, principalmente pedestres e ciclistas. Mas isso não interessa aos políticos locais nem à imprensa, sempre engajada na defesa dos interesses ligados ao Leite Lopes ampliado, esquecendo-se de que além dos negócios existem alguns pequenos detalhes a serem levados em conta: a dignidade e cidadania das pessoas e a que cidade não é um balcão de negócios mas sim onde pessoas moram, vivem e trabalham.

Os políticos oportunistas e a imprensa repetem papagueando que a tal ampliação pretendida, mas não alcançada, para internacionalizar o Leite Lopes irá trazer empregos mil, empresas mil, tecnologias mil, uma verdadeira benção de empregos, mas sempre se esquecem de dizer quais serão esses empregos, quais as qualificações necessárias e que tipo de empresas milagrosas irão se estabelecer no entorno do aeroporto, já que ele é ocupado por uso residencial misto.

É a propaganda enganosa do velho Papai Noel Leite Lopes tão propagada despudoradamente pelos SLLQC desde 1997, faz 20 anos, mas que não consegue convencer ninguém.

Mas alguns jornalistas, na culminância de seus  conhecimentos, chegam a afirmar que produtos que são exportados pelo porto de  Santos passarão a sê-lo pelo Leite Lopes. Falta saber se essas afirmações bombásticas são por ignorância ou por má-fé mesmo: por avião só são despachados produtos com alto valor agregado. Os outros vão de navio e embarcam, por exemplo, em Santos.

Um certo ministro, irritado, já deu uma aula dessas à ex-prefeita-hoje-presidiária. Esses jornalistas parecem não terem lido a noticia que eles mesmos publicaram.

Algumas pessoas desavisadas e mal informadas, acreditam que vão para Miami fazer compras na 25 de março de lá, embarcando no Leite Lopes. Não vão, não. A internacionalização do Leite Lopes já está outorgada faz muito tempo e é apenas para cargas.

De qualquer forma, uma coisa boa aconteceu com essa noticia das adequações do Leite Lopes para aeroporto regional, transvestida pela propaganda SLLQC de ampliação:

Alguns SLLQC entraram em transe, chegando a Nirvana ou na histeria do arrebatamento transcendental.

Pelo menos uma coisa boa pode acontecer para Ribeirão Preto com todo esse projetaço que de 500 milhões foi reduzido para 80 milhões: a prefeitura vai melhorar o sistema viário de duas avenidas.  Já é um bom progresso para uma cidade vitimizada por tanta incompetência administrativa faz várias administrações sucessivas.

QUEREM FAZER DO LEITE LOPES UM AEROPORTO INTERNACIONAL DE CARGAS MAS NÃO CONSEGUEM NEM CONCLUIR UMA CERCA NO ENTORNO QUE IMPEÇAM AS CRIANÇAS DE ENTRAR PARA EMPINAR PIPA OU LADRÕES DE ROUBAREM A PROPRIA CERCA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário