sexta-feira, 29 de julho de 2016

moradores-pintam-mapas-por-descontos-no-iptu

Moradores pintam mapas por descontos no IPTU

Os moradores do entorno do aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, encontraram uma forma criativa para mobi­lizar a comunidade pelo direito de desconto no Imposto Pre­dial Territorial Urbano (IPTU) para os imóveis que estão den­tro da “zona de ruído” do ter­minal. As famílias disponibili­zaram os muros das casas para que sejam pintados “mapas” que comprovariam quais ruas têm direito ao benefício.
Marcos Valério Sérgio, li­derança do Movimento Pró­-Novo Aeroporto, explica que – de acordo com a legislação da Aeronáutica – a poluição sonora para as famílias tornaria a área insalubre, por isso, com cobran­ças menores de tributos. Ele explica que essa “campanha de conscientização” também tem o objetivo de sensibilizar a pre­feitura que vetou projeto que concederia os descontos, mas não normatiza a questão.
“Nada disso seria necessário se a prefeitura cumprisse com a lei de Acesso à Informação e Transparência. Desde 2013, a administração municipal se recusa a implantar nos carnês de IPTU a informação do tipo de uso do solo. Muita gente compra casas ou terrenos e nem sabe que teria condições diferenciadas garantidas por lei”, explicou. Em nota, a Co­ordenadoria de Comunicação Social (CCS) da prefeitura não disse por que não regulamenta o benefício, informou apenas que “não tem conhecimento so­bre a referida campanha”.
Nesta sexta-feira, 29, have­rá reunião das associações de moradores com a direção do Leite Lopes. Neste encontro, agendado a convite do gestor do Leite Lopes, também será discutido o perigo das crianças em férias invadindo a pista de pouso e decolagem das aerona­ves atrás de pipas. Para Marcos Valério, a cerca do terminal permite fácil acesso às crian­ças, aumentando o perigo para passageiros e para quem não respeita o isolamento da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário