quinta-feira, 14 de julho de 2016

MORADORES PEDEM DESCONTO NO IPTU

·         14.07.2016
Moradores dos bairros no entorno do Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, pro­tocolaram novas denúncias no Ministério Público e Defensoria Pública, nesta quarta-feira, 13, para cobrar providências da prefeitura para implantar me­lhorias que são fundamentais às famílias de baixa renda que vivem no local. Entre as solici­tações estão desconto no IPTU e proteção contra o ruído das aeronaves, que torna os bair­ros insalubres.
Marcos Valério Sérgio, da liderança do Movimento Pró­-Novo Aeroporto, diz que es­ses pedidos são antigos, mas nunca foram atendidos pela administração municipal. ”Para atender aos interesses ligados à ampliação do Leite Lopes, a prefeitura aprovou lei comple­mentar em 2012 que estabele­ceu o Uso e Ocupação do Solo no entorno do aeroporto como de uso industrial, indepen­dente do fato de toda área ser classificada, antes, como ‘mis­ta’, com ocupação consolidada há mais de 40 anos”, explica.
Essa lei foi considerada in­constitucional e a insegurança jurídica prejudica quem quer regularizar a moradia. ”Se o po­der público municipal entende que é uma área crítica, quem já está lá deveria ter direito a desconto nos impostos. Ainda temos a questão do ruído dos aviões, entendemos que deve­ria ser de responsabilidade do gestor do terminal as obras de proteção às famílias”, detalha.
Em nova representação entregue ao Grupo de Atuação Especial em Meio Ambiente (Gaema), o movimento destaca que a situação atual do Leite Lopes desrespeita o Plano Bá­sico de Zoneamento de Ruído e outras normas ambientais e da Aeronáutica, o que pode ser agravado caso o projeto de internacionalização do termi­nal avance. Também haveria ”falta de transparência” com as informações relacionadas aos bairros lindeiros ao aeroporto.

”Foram feitas diversas ten­tativas, sem sucesso, de que as restrições existentes no local fossem divulgadas junto às comunidades interessadas, nos termos da Lei da Transpa­rência. Essa política de enco­brir a real situação fundiária e urbanística no entorno do Leite Lopes consolida a sus­peição de que existe vontade política em não esclarecer uma situação irregular”, frisa a representação.

”Só queremos o que é do nosso direito, um pouco de boa-fé por parte da prefeitura. Somos mais de seis mil famí­lias que aguardam, há muito tempo, solução para esse im­passe, sem sucesso”, concluiu Marcos Valério. Em nota, a Coordenadoria de Comunica­ção Social (CCS) do Executivo informou apenas que não tem conhecimento da solicitação.



Comentários: estranho a Coordenadoria de Comunica­ção Social (CCS) do Executivo alegar desconhecimento da solicitação, pois em 13/07/2013 a Camara fez a lei municipal 13002 e a Prefeitura se recusou a cumprí-la sob a alegativa de vicio de iniciativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário