terça-feira, 4 de agosto de 2015

Vereador Beto Cangussu é contrário à ampliação do Aeroporto Leite Lopes

Por teimosia (ou seria má-fé?) de nossos governantes, Ribeirão Preto continua perdendo a oportunidade de ter um novo aeroporto, moderno, adequado, que atenda as necessidades dessa importante região administrativa do Estado de São Paulo.

Só para lembrar os desavisados que defendem a ampliação do Leite Lopes, em 1995, ano em que foi votado o Plano Diretor de nossa cidade, os técnicos da prefeitura já recomendavam naquela Lei a mudança do aeroporto Leite Lopes, em razão do crescimento da zona urbana no seu entorno.

Se não me falha a memória, em 2005/2006 participei de uma audiência pública na centro de convenções em frente ao HC/velho (Rua Bernardino de Campos), convocada pelo Governo do Estado, para apresentação do projeto de ampliação do Leite Lopes e os estudos sobre os impactos da obra. Naquela ocasião, prefeito, vereadores, deputados de Ribeirão Preto, empresários, mídia local, se organizaram em torno do movimento "Decola Ribeirão", defendendo a ampliação do Leite Lopes.

A audiência teve grande participação, de um lado, os defensores da ampliação (movimento "Decola Ribeirão") todos uniformizados; de outro, participantes de movimentos sociais: MST, Comunidade do entorno do aeroporto, ambientalistas, promotor de justiça, pouquíssimos vereadores (eu estava nesse time), algumas comunidades da igreja Católica, que defendiam um novo aeroporto na cidade, em área que não tivesse riscos aos usuários e população.

Depois da apresentação do projeto e do estudo dos impactos pelo representante da empresa que foi contratada para fazer os estudos, o professor Marcelo Pereira da USP de São Carlos, "detonou" o estudo apresentado, questionando tecnicamente vários aspectos do projeto, desconstruindo argumento por argumento favoráveis à ampliação do Leite Lopes. Os questionamentos do professor foram tão contundentes e tecnicamente robustos, que a audiência terminou com a decisão de refazer os estudos.

O engraçado foi que um dos argumentos para optar-se por uma ampliação do Leite Lopes e não fazer um novo aeroporto era de que um novo aeroporto demoraria aproximadamente 10 anos para ser construído e colocado em operação. Veja isso foi em 2005/2006, hoje (2015) ainda insistem na ampliação, quase 10 anos depois. Se tivessem optado por um novo aeroporto, já estaríamos com ele praticamente concluído. A teimosia e a falta de visão de nossas lideranças políticas, empresarias e mídia local, fez e continua fazendo com que nossa cidade perca a oportunidade de ter um novo aeroporto.

Nesse tempo todo, nunca vi ninguém apresentar qualquer estudo que comprove a necessidade de nossa economia regional, predominantemente voltada ao agro-negócio e à prestação de serviços, de termos um aeroporto de cargas. Será que vamos transportar açúcar, etanol, suco de laranja de avião?

Por fim quero manifestar publicamente, mais um a vez, que sou favorável à construção de um novo aeroporto em nossa cidade, portanto, contra a ampliação e transformação do Leite Lopes em aeroporto de cargas, não somente pelos impedimentos técnicos de tal obra, mas, principalmente pelas implicações ambientais e sociais que essa obra (ampliação do Leite Lopes) trará à nossa cidade.

Essa é a minha opinião e posição a respeito, desde sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário