sábado, 29 de agosto de 2015

A MIDIA E O AEROPORTO LEITE LOPES

A MIDIA E O AEROPORTO LEITE LOPES
Parte I

A LIBERDADE DE IMPRENSA  a serviço do PODER ECONOMICO
(Teologia do deus Mercado)[i]

Temos visto algumas noticias sobre as obras fantásticas do mega-midiático projeto da ampliação do Leite Lopes que não é ampliação  mas apenas deslocamento de pista, segundo os defensores da ampliação do Leite Lopes e a quem nós, carinhosamente, denominamos de SLLQC[ii].

A imprensa local, tanto escrita quanto a televisiva ou apenas a falada, apenas se refere às obras do Leite Lopes como se fossem uma certeza absoluta e não houvesse oposição séria a essa aberração. Essa oposição séria somos nós, o Movimento Pro Novo Aeroporto.

Aí chega para nós uma pequena dúvida: porque é que a imprensa local, escrita, televisiva e falada, não fala nada a nosso respeito? Não nos conhecem? Não sabem que nós existimos?

É claro que sabem que nós existimos, pois desde 1997 lutamos contra a ampliação do Leite Lopes e exigimos a construção de um aeroporto novo em local adequado e apto a se ampliar sempre que o desenvolvimento regional assim o exigir, sem causar danos socioambientais nem urbanísticos.

E temos sido bem sucedidos já que não conseguiram ampliar nada.
                                 
Eles sabem que nós existimos porque nós enviamos todas as nossas publicações para eles também. E eles sabem que nós existimos porque, em diversas manifestações populares, nós estávamos lá, com as nossas faixas, que eles sempre procuravam evitar que fossem divulgadas por meio de edição de imagens ou simples omissão por desvio de câmara.

Já que perguntar não ofende, cabe então uma perguntinha: Por que insistem em nos omitir?

Vamos tentar explicar: é a tal liberdade de imprensa que caracteriza a nossa imprensa local.

Sabemos que os princípios essenciais do jornalismo, a liberdade de imprensa e a respectiva autonomia editorial, que definem os direitos e deveres de informar com sentido de responsabilidade, são difíceis de respeitar e de serem cumpridos pelos editores e jornalistas em geral, no contexto de uma comunicação social dominada por critérios mercantilistas e pelos imperativos do negócio.

Sem detalharmos a composição do capital social dos grupos econômicos da mídia ribeirão-pretana podemos, no entanto, perceber a profunda ligação de natureza estrutural entre esses grupos midiáticos e a sociedade capitalista em que vivemos, provinciana da republica dos verdes canaviais e dependente de publicidade.

A comunicação social tem muito poder mas o poder maior é de quem manda na comunicação social.

A mídia não é constituída apenas por quem quer investir para ganhar dinheiro num negócio nem também apenas para exercer uma função social de comunicação mas, principalmente, para ser um importante meio de influência social.

Por isso é que a mídia antiga, de características familiares passa a se tornar empresarial. Requer altos investimentos e  atrai vultuosas campanhas publicitárias desde que possam exercer a sua função não mais social mas de influência social que atenda aos interesses hegemônicos dos grupos econômicos. Conforme Fernando Correia,

Retomando uma formulação já com cerca de uma década, julgo importante sublinhar que o predomínio no sistema de mídia do fator econômico sobre o informativo, ao mesmo  tempo que é um sintoma do mercantilismo (comunicacional, jornalístico, cultural, etc.) dominante, enquadra-se também, numa perspectiva global, na ofensiva das políticas neoliberais, das quais a concentração da propriedade dos medias nas mão do grande capital, é um sustentáculo, um amplificador e um instrumento. A informação e a comunicação constituem terreno privilegiado para uma intensa luta ideológica e um confronto de interesses de vária natureza. Ter em conta este fato é uma condição essencial para entender e intervir na realidade em que nos movemos.[iii]

Dá para entender porque é que a mídia ribeirão-pretana se nega a citar a oposição à ampliação do Leite Lopes e à alternativa de se construir um novo aeroporto? Porquê de todo esse silenciamento sobre o Movimento pro Novo Aeroporto?
                                         
Porque essa alternativa fere interesses econômicos hegemônicos que interferem nos interesses políticos de Ribeirão Preto, sede da republica dos verdes canaviais.

Não se chama a esse procedimento de falta de interesse em noticiar. Chama-se o seu verdadeiro nome: é censura a mando dos interesses neoliberais de influência social que dominam a mídia local. É instrumento ideológico de influência social para manipulação da opinião pública.

É simples assim. 

E como se enfrenta essa censura institucional? Com mobilização popular e a campanha de esclarecimento para desmascarar toda a sacanagem que os interesses econômicos, absolutamente desinteressados com a qualidade de vida e o futuro de Ribeirão Preto, tentam impor a todos nós com o apoio inconsequente da mídia e de políticos sem qualquer ideologia nem comprometimento com a cidade que os elegeu.

Já vimos que a mídia local ignora o Movimento Pro Novo Aeroporto como método de censura previa, protegendo interesses que se relacionam especificamente com a ampliação do Leite Lopes.

Mas, apenas o ato de censura prévia não é suficiente. É necessária uma campanha de influência pública transvestida de informação.

Essa campanha midiática de manipulação da opinião publica, aliás muito bem organizada, será objeto da segunda parte deste artigo que podemos resumir no tema  “Papai Noel Leite Lopes a serviço do deus Mercado”.

Iremos explicar porque é que o poder econômico é contra um aeroporto novo e insiste na ampliação do Leite Lopes.

Aí vai ficar bem claro porque é que a mídia nos ignora.


Congonhas em Ribeirão Não!

INFLUÊNCIA SOCIAL PARA MANIPULAR OPINIÃO PÚBLICA NÃO !
LIBERDADE DE IMPRENSA A SERVIÇO DO DEUS MERCADO NÃO!

LIBERDADE DE IMPRENSA A SERVIÇO DO INTERESSE PÚBLICO SIM!
Novo aeroporto em nova área
s do grande capital é um sustentáculo, um amplificador e um instrumento. a ação constituem terreno privilegiado para uma intensa luta ideológica e um confronto de interesses de vária natureza. Ter em conta este condição essencial para entender


[i] Teologia do deus Mercado - adoração ao dinheiro acima de tudo e de todos como principal objetivo de vida.
[ii] SLLQC É o grupo de pessoas e de entidades que, há mais de 15 anos, insistem em não deixar construir um aeroporto novo para Ribeirão Preto e que entendem que Só o Leite Lopes a Qualquer Custo lhes serve, porque na opinião deles, demora 10 anos para construir um novo aeroporto.

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