domingo, 2 de agosto de 2015

POR QUE O LEITE LOPES AMPLIADO SERIA UM NOVO CONGONHAS EM RIBEIRÃO ?


Porque  com o pretenso deslocamento da pista do Leite Lopes, que na verdade é uma ampliação, mesmo assim a pista continuará curta para operações com aviões de carga e com as cabeceiras muito próximas de áreas densamente habitadas,  colocando em risco moradores e milhares de freqüentadores dos eventos no Parque Permanente de Exposições.

Para cada tipo de avião e de seu peso total (carga completa e combustível) existe um comprimento mínimo de pista em que poderá operar, tanto para a decolagem como para o pouso. Entre muitas coisas que influenciam esse comprimento, a temperatura no aeroporto e a altitude da pista são as mais importantes. Isso significa que um avião que necessite de uma pista com 3000 metros de comprimento ao nível do mar (aeroporto do Galeão, por exemplo) para a altitude de Ribeirão Preto, o comprimento da pista terá que ser maior.

Quem define isso não são os políticos ou as autoridades submissas aos interesses financeiros de empresários, que conscientemente ocultam  estes dados através da máscara das suas baboseiras do dito progréssio.

Quem define os comprimentos de pista é o fabricante do avião. Ele é que conhece muito bem as necessidades do seu equipamento, além do que a pilotagem é feita por pilotos experientes e especializados na sua operação.

No caso do Leite Lopes e dos aviões cargueiros anunciados para operar, requerem pistas muito maiores que a que irá estar disponível, mesmo que o tal deslocamento de pista seja usado como ampliação.

Oficialmente, a pista terá 2.100 metros de comprimento mas vão querer operar com 2.600 metros.  Mas o mínimo necessário no Leite Lopes seria de 3.290 metros e preferencialmente 3.913 metros.

Quem disse isso? A Aeronáutica! Enquanto isso os políticos e as autoridades defensores da ampliação fingem que está tudo em ordem?

Sabe porque é que o Leite Lopes não pode ter comprimento de pista adequada? Porque não cabe no espaço disponível no entorno do Leite Lopes. Não cabe! É como dormir com os pés fora da cama.

E, se a pista for deslocada/aumentada, ocorrerão sérios riscos para a segurança das operações de pouso e decolagem, para os passageiros e para as populações que moram no entorno, no caso de um acidente. Em caso de acidente o risco é maior para  os bairros próximos às cabeceiras,  de um lado o Quintino Facci I densamente habitado e do outro o Parque Permanente de Exposições onde  ocorrem eventos com milhares de participantes.

Fica claro a semelhança com o Aeroporto de Congonhas caso o Leite Lopes seja ampliado? Aeroporto encravado em área densamente habitada é um aeroporto inseguro. Será mais inseguro ainda se a pista for curta.

Os acidentes contínuos no aeroporto de Congonhas, deveriam servir de exemplo para Ribeirão Preto evitá-los. Copiá-los é falta de respeito às comunidades!  E ainda temos agravantes como o forte risco aviário (urubus que já causaram muitos incidentes) e o potencial de ocorrência de graves acidentes por causa da  cerca de aramado que costumeiramente é invadida por crianças atrás de pipas.

Congonhas em Ribeirão: tragédia anunciada decorrente de negligência pública que desgraçadamente  tem o véu protetor da grande mídia local. É o império da mediocridade cujo imperador que não se revela é a elite suburbana e provinciana que desgoverna esta cidade.

Para você que ainda não tem opinião formada ou tem dúvidas, leve em conta que se o Leite Lopes for ampliado, sua posição será tardia e não fará mais diferença pois o novo Congonhas já estará consolidado.  A hora é agora, por isto o Movimento pergunta:

Congonhas em Ribeirão: Sim ou Não?




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