A tradicional propaganda enganosa das obras começarem em breve
Um grupão de
nossos edis foi até Brasilia[i]
jantar por nossa conta com a desculpa de se inteirarem da tão propagandeada
falácia da internacionalização do Leite Lopes.
O objetivo foi o de pressionar o governo federal
para liberar as obras, devidamente
comandados e vigiados pelos seus feitores e patrocinadores, além, é claro, de
aparecerem na mídia como grandes ativistas do “progréssio” da capital da
república dos verdes canaviais[i].
Voltaram e mais
uma vez, em conjunto com o governo municipal e o estadual, declararam que as
obras irão começar em breve. Essa história de que “as obras vão começar
logo” já caiu em descrédito popular
apesar dos prestativos serviços da mídia subserviente faz mais de 15 anos.
Tempo mais que
suficiente para que um novo aeroporto tivesse sido construído e até já
ampliado, para atender ao desenvolvimento regional.
Mas a mídia
também gosta muito de fazer média com os seus patrocinadores. Vejam o que ela
“informa” a seus leitores, com base nas afirmações “fidedignas” de suas fontes:
A mentira tem pena curta e a verdade
logo aparece:
é mais fácil pegar um mentiroso que um manco
É claro que o
Movimento Pro Novo Aeroporto, como sempre faz, vai à fonte e perguntou e a
Secretaria de Aviação Civil, como órgão do governo federal respondeu, como
sempre deve ser feito. A resposta, a seguir transcrita com grifos nossos, foi:
27/04/2015 08:08
Resposta solicitada inserida no e-SIC
Senhor XXXXXXX
XXXXXXX,
Em
resposta à solicitação de Vossa senhoria, informamos que não há convênio da
União com o Estado de São Paulo, nem da União com o Município de Ribeirão Preto
para a ampliação do referido aeroporto. O que ocorre de fato é que tal
aeroporto tem investimentos previstos
para a sua ampliação no âmbito do Programa de Aviação Regional do Governo
Federal. Tal processo está em fase
de Anteprojeto e os investimentos estão estimados em R$ 256,49 milhões, dos
quais R$ 90,33 milhões seriam destinados à desapropriação de uma área de
392.718m², a cargo do delegatário, no caso o Estado de São Paulo.
As
intervenções previstas em fase de Estudo Preliminar, passíveis ainda de
alterações, são para Aeronave de projeto Categoria 4D (B767) com 96% do Peso
Máximo de Decolagem e as principais obras são:
• Terminal
de Passageiros: ampliação de 32.577m² (total: 37.939m²);
• Pista de
pouso e decolagem: ampliação de 500m, na direção de cab. 36 (passando de 2.100m
para 2.600m) com recuo de 500m na cab. 18;
• Seção Contra-incêndio:
construção cobertura de veículos de 165m² e reforma da edificação (433m2) –
área total 598 m2; e
• Pátio de
aeronaves: pátio 1 (carga) será recuperado (área total 15.149 m2 – 2 posições)
e pátio 2 (av. regular) será ampliado em 50.829 m2 (área total 78.367 m2 – 20
posições).
A expansão
da pista de pouso e decolagem supracitada terá impacto na Avenida Thomaz
Alberto Whately, adjacente ao aeródromo. Diante disso, está também prevista a
obra de um túnel que possibilitará que a avenida passe por baixo da futura
extensão da pista de pouso e decolagem. Para a realização da obra do túnel, foi
celebrado um convênio entre o Estado de São Paulo e a Prefeitura de Ribeirão
Preto, entes estes que poderão fornecer mais informações sobre tal intervenção.
Também se tem conhecimento de
questionamentos judiciais do Ministério Público referente à ampliação do
Aeroporto Leite Lopes, questão a ser resolvida pelo Governo do Estado de São
Paulo, delegatário, antes do processo de licitação das obras, tendo em vista
que o Governo Federal somente fará investimentos do Programa de Aviação
Regional em aeródromos livres e desembaraçados.
Atenciosamente,
Serviço de Informação ao Cidadão
Da Secretaria de Aviação Civil da
Presidência da República
Vamos analisar:
A despreocupação com o bem estar dos passageiros,
trabalhadores e outros usuários
O investimento
do Governo Federal não é para a internacionalização do Leite Lopes mas sim para
transformá-lo num aeroporto regional. Isso significa que o projeto inicial do
DAESP era apenas o de prover o Leite Lopes de um entreposto comercial
internacional, para beneficiar um empreendimento privado dentro do aeroporto,
sem nenhuma preocupação com o bem estar dos passageiros, trabalhadores e outros
usuários.
Lembramos que o
Movimento Pro Novo Aeroporto sempre pleiteou melhorias funcionais no Leite
Lopes incluindo um Terminal de Passageiros decente, dispondo de pontes de
embarque em lugar das escadinhas ridículas ou dos monta cargas que o DAESP
disponibilizou para atender aos deficientes físicos e outros passageiros com
mobilidade reduzida.
Apresentou
denuncia ao Ministério Publico logo após a última “reforma” do Terminal de
Passageiros de que não dispunha das condições de mobilidade e acessibilidade
exigidas pelas normas. Além da Ação Civil Pública, ocorreu a intervenção do SAC
e foi obrigatória uma ampliação decente do Terminal de Passageiros, com uso de
pontes móveis, como determina a legislação de acessibilidade.
A cidadania
começou a prevalecer sobre o desinteresse público típico dos governos estadual
e municipal e da própria câmara municipal local representada pela sua base
aliada, apática e ineficiente como sempre, embora muito competente na sua
subserviência.
O outro ponto
sempre interessante consiste na constante ação de esquecimento tanto pela mídia
que gosta de fazer média quanto pelo governo do estado e o municipal, sem falar
de nossos laboriosos e passeadores edis, quando afirmam que Setembro de 2015
será feita a licitação das obras que começarão em Dezembro de 2015.
Vistas grossas com o embaraço
judicial
A Secretaria de
Aviação Civil informa que Também se tem conhecimento de
questionamentos judiciais do Ministério Público referente à ampliação do
Aeroporto Leite Lopes, questão a ser resolvida pelo Governo do Estado de São
Paulo, delegatário, antes do processo de licitação das obras, tendo em vista
que o Governo Federal somente fará investimentos do Programa de Aviação Regional
em aeródromos livres e desembaraçados.
Se um copo meio cheio é o mesmo que um copo meio vazio, uma meia
verdade é uma mentira por inteiro.
O Brasil vive um momento de instabilidade e de falta de credibilidade
face aos escândalos de corrupção. Corrupção e mentira são caminhos que se
cruzam.
Não enganem as pessoas. Falem a verdade, de forma clara e transparente.
Objetivamente, se começassem agora as obras de um aeroporto novo,
provavelmente ele estaria pronto antes da demanda judicial sobre o Leite Lopes estar
resolvida.
Descaso com a insegurança atual do
Leite Lopes
Segundo declarações dadas à reportagem[i] “o Estado está pronto para iniciar as
obras. Entretanto, quer fazê-lo ao mesmo tempo que o governo federal”.
Que obras e ações são de responsabilidade
do governo estadual? Só falaram do tal mergulhão (em breve voltaremos a falar
sobre esse projeto) e se esqueceram das desapropriações e de uma outra pequena obra que nada tem a
ver com a internacionalização do Leite Lopes mas sim com a segurança de voo nas condições atuais de
operação: as Normas de Segurança exigem o
afastamento da cerca que separa a pista da R. Americana e por isso é necessária
a relocação da via, que atualmente está sem pavimentação.
Neste desenho[i]
é possível ver a atual cerca do Leite Lopes em linha azul tracejada que será
deslocada para a posição da linha amarela tracejada e toda a área será
incorporada ao domínio do aeroporto através de desapropriação.
Se olharem com atenção, não existem
favelas mas sim casas edificadas em terrenos devidamente regularizados e com
registro em cartório. Não são invasores como a propaganda deles sempre divulgou
para deixar as pessoas filantrópicas felizes porque os supostos
favelados seriam agraciados com casas boas. São
famílias que vão perder o que construíram durante toda a vida, com muito
esforço, porque serão indenizados por valores irrisórios que não irão permitir
a recomposição do bem perdido.
Se o governo do estado começar agora
as desapropriações certamente que irá gerar forte comoção popular e espera
fazer isso apenas de uma forma rápida e contundente para não dar tempo das
comunidades se organizarem contra essa indignidade, disfarçada de Papai Noel
Leite Lopes, a serviço do deus
Mercado.
E este presente de grego já está sendo percebido
por moradores do entorno em momentos de processo de regularização ou transação
de imóveis conforme um comentário recebido em uma de nossas postagens:
Olá!
Quero entrar com um processo pedindo indenização pois com essa ampliação não estou conseguindo fazer a documentação da minha casa, pois o bairro se tornou área de risco, não consigo nem vender a casa.
Quero entrar com um processo pedindo indenização pois com essa ampliação não estou conseguindo fazer a documentação da minha casa, pois o bairro se tornou área de risco, não consigo nem vender a casa.
Entro com a ação conta quem? a prefeitura?
Caso eu precise de alguma documentação, vcs disponibilizam?
Quero uma indenização no valor do terreno (que não consigo desmembrar) e
no valor da casa (que não consigo escriturar) por causa dessa zona de ruido 2.
Por isso, a
nossa campanha continua
Congonhas em Ribeirão Não!
Leite
Lopes ampliado = mais favelas, ,
maior risco de acidentes
e assaltos no mergulhão (túnel sob a Av. Thomas
Alberto).
Novo aeroporto em nova área
já!
[i]
http://www.jornalacidade.com.br/politica/NOT,2,2,1051519,Pelo+Estado+Daesp+garante+Leite+Lopes.aspx
[i] Ativismo este na versão do “Papai Noel
Leite Lopes Internacional”, substituto do “Ribeirão Preto Califórnia
Brasileira”, entre outros chavões, que ao longo dos anos tem trazido sérios
problemas urbanísticos e sociais com a imigração de pessoas atraídas e
enganadas por essas mentirosas
oportunidades, na condição de mão de obra barata que, depois de bem exploradas
e descartadas, não têm como voltar e terminam por se estabelecerem em favelas.
[i] No dia 09/04/2015
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