domingo, 17 de maio de 2015

MENTIRA TEM PERNA CURTA

A tradicional propaganda enganosa das obras começarem em breve


Um grupão de nossos edis foi até Brasilia[i] jantar por nossa conta com a desculpa de se inteirarem da tão propagandeada falácia da internacionalização do Leite Lopes.





O objetivo foi o de pressionar o governo federal para liberar as obras,  devidamente comandados e vigiados pelos seus feitores e patrocinadores, além, é claro, de aparecerem na mídia como grandes ativistas do “progréssio” da capital da república dos verdes canaviais[i].





Fonte: Jornal A Cidade / Wesley Alcantara 10/05/2015

Voltaram e mais uma vez, em conjunto com o governo municipal e o estadual, declararam que as obras irão começar em breve. Essa história de que “as obras vão começar logo”  já caiu em descrédito popular apesar dos prestativos serviços da mídia subserviente faz mais de 15 anos.

Tempo mais que suficiente para que um novo aeroporto tivesse sido construído e até já ampliado, para atender ao desenvolvimento regional.

Mas a mídia também gosta muito de fazer média com os seus patrocinadores. Vejam o que ela “informa” a seus leitores, com base nas afirmações “fidedignas” de suas fontes:



A mentira tem pena curta e a verdade logo aparece: 
é mais fácil pegar um mentiroso que um manco

É claro que o Movimento Pro Novo Aeroporto, como sempre faz, vai à fonte e perguntou e a Secretaria de Aviação Civil, como órgão do governo federal respondeu, como sempre deve ser feito. A resposta, a seguir transcrita com grifos nossos, foi:

27/04/2015 08:08
Resposta solicitada inserida no e-SIC

Senhor  XXXXXXX XXXXXXX,

            Em resposta à solicitação de Vossa senhoria, informamos que não há convênio da União com o Estado de São Paulo, nem da União com o Município de Ribeirão Preto para a ampliação do referido aeroporto. O que ocorre de fato é que tal aeroporto tem investimentos previstos para a sua ampliação no âmbito do Programa de Aviação Regional do Governo Federal. Tal processo está em fase de Anteprojeto e os investimentos estão estimados em R$ 256,49 milhões, dos quais R$ 90,33 milhões seriam destinados à desapropriação de uma área de 392.718m², a cargo do delegatário, no caso o Estado de São Paulo.
        As intervenções previstas em fase de Estudo Preliminar, passíveis ainda de alterações, são para Aeronave de projeto Categoria 4D (B767) com 96% do Peso Máximo de Decolagem e as principais obras são:
•          Terminal de Passageiros: ampliação de 32.577m² (total: 37.939m²);
•          Pista de pouso e decolagem: ampliação de 500m, na direção de cab. 36 (passando de 2.100m para 2.600m) com recuo de 500m na cab. 18;
•          Seção Contra-incêndio: construção cobertura de veículos de 165m² e reforma da edificação (433m2) – área total 598 m2; e
•          Pátio de aeronaves: pátio 1 (carga) será recuperado (área total 15.149 m2 – 2 posições) e pátio 2 (av. regular) será ampliado em 50.829 m2 (área total 78.367 m2 – 20 posições).
        A expansão da pista de pouso e decolagem supracitada terá impacto na Avenida Thomaz Alberto Whately, adjacente ao aeródromo. Diante disso, está também prevista a obra de um túnel que possibilitará que a avenida passe por baixo da futura extensão da pista de pouso e decolagem. Para a realização da obra do túnel, foi celebrado um convênio entre o Estado de São Paulo e a Prefeitura de Ribeirão Preto, entes estes que poderão fornecer mais informações sobre tal intervenção.
        Também se tem conhecimento de questionamentos judiciais do Ministério Público referente à ampliação do Aeroporto Leite Lopes, questão a ser resolvida pelo Governo do Estado de São Paulo, delegatário, antes do processo de licitação das obras, tendo em vista que o Governo Federal somente fará investimentos do Programa de Aviação Regional em aeródromos livres e desembaraçados.
            Atenciosamente,

Serviço de Informação ao Cidadão
Da Secretaria de Aviação Civil da
Presidência da República

Vamos analisar:

A despreocupação com o bem estar dos passageiros,
 trabalhadores e outros usuários

O investimento do Governo Federal não é para a internacionalização do Leite Lopes mas sim para transformá-lo num aeroporto regional. Isso significa que o projeto inicial do DAESP era apenas o de prover o Leite Lopes de um entreposto comercial internacional, para beneficiar um empreendimento privado dentro do aeroporto, sem nenhuma preocupação com o bem estar dos passageiros, trabalhadores e outros usuários.

Lembramos que o Movimento Pro Novo Aeroporto sempre pleiteou melhorias funcionais no Leite Lopes incluindo um Terminal de Passageiros decente, dispondo de pontes de embarque em lugar das escadinhas ridículas ou dos monta cargas que o DAESP disponibilizou para atender aos deficientes físicos e outros passageiros com mobilidade reduzida.

Apresentou denuncia ao Ministério Publico logo após a última “reforma” do Terminal de Passageiros de que não dispunha das condições de mobilidade e acessibilidade exigidas pelas normas. Além da Ação Civil Pública, ocorreu a intervenção do SAC e foi obrigatória uma ampliação decente do Terminal de Passageiros, com uso de pontes móveis, como determina a legislação de acessibilidade.

A cidadania começou a prevalecer sobre o desinteresse público típico dos governos estadual e municipal e da própria câmara municipal local representada pela sua base aliada, apática e ineficiente como sempre, embora muito competente na sua subserviência.

O outro ponto sempre interessante consiste na constante ação de esquecimento tanto pela mídia que gosta de fazer média quanto pelo governo do estado e o municipal, sem falar de nossos laboriosos e passeadores edis, quando afirmam que Setembro de 2015 será feita a licitação das obras que começarão em Dezembro de 2015.


Vistas grossas com o embaraço judicial

 A Secretaria de Aviação Civil informa que Também se tem conhecimento de questionamentos judiciais do Ministério Público referente à ampliação do Aeroporto Leite Lopes, questão a ser resolvida pelo Governo do Estado de São Paulo, delegatário, antes do processo de licitação das obras, tendo em vista que o Governo Federal somente fará investimentos do Programa de Aviação Regional em aeródromos livres e desembaraçados.

Se um copo meio cheio é o mesmo que um copo meio vazio, uma meia verdade é uma mentira por inteiro.

O Brasil vive um momento de instabilidade e de falta de credibilidade face aos escândalos de corrupção. Corrupção e mentira são caminhos que se cruzam.

Não enganem as pessoas. Falem a verdade, de forma clara e transparente.

Objetivamente, se começassem agora as obras de um aeroporto novo, provavelmente ele estaria pronto antes da demanda judicial sobre o Leite Lopes estar resolvida.


Descaso com a insegurança atual do Leite Lopes

Segundo declarações dadas à reportagem[i]o Estado está pronto para iniciar as obras. Entretanto, quer fazê-lo ao mesmo tempo que o governo federal”.

Que obras e ações são de responsabilidade do governo estadual? Só falaram do tal mergulhão (em breve voltaremos a falar sobre esse projeto) e se esqueceram das desapropriações  e de uma outra pequena obra que nada tem a ver com a internacionalização do Leite Lopes mas sim com a segurança de voo nas condições atuais de operação: as Normas de Segurança exigem o afastamento da cerca que separa a pista da R. Americana e por isso é necessária a relocação da via, que atualmente está sem pavimentação.


Neste desenho[i] é possível ver a atual cerca do Leite Lopes em linha azul tracejada que será deslocada para a posição da linha amarela tracejada e toda a área será incorporada ao domínio do aeroporto através de desapropriação.

Se olharem com atenção, não existem favelas mas sim casas edificadas em terrenos devidamente regularizados e com registro em cartório. Não são invasores como a propaganda deles sempre divulgou para deixar as pessoas filantrópicas felizes porque os supostos favelados seriam agraciados com casas boas. São famílias que vão perder o que construíram durante toda a vida, com muito esforço, porque serão indenizados por valores irrisórios que não irão permitir a recomposição do bem perdido.

Se o governo do estado começar agora as desapropriações certamente que irá gerar forte comoção popular e espera fazer isso apenas de uma forma rápida e contundente para não dar tempo das comunidades se organizarem contra essa indignidade, disfarçada de Papai Noel Leite Lopes, a serviço do deus Mercado.

E este presente de grego já está sendo percebido por moradores do entorno em momentos de processo de regularização ou transação de imóveis conforme um comentário recebido em uma de nossas postagens:

Olá!
Quero entrar com um processo pedindo indenização pois com essa ampliação não estou conseguindo fazer a documentação da minha casa, pois o bairro se tornou área de risco, não consigo nem vender a casa.
Entro com a ação conta quem? a prefeitura?
Caso eu precise de alguma documentação, vcs disponibilizam?
Quero uma indenização no valor do terreno (que não consigo desmembrar) e no valor da casa (que não consigo escriturar) por causa dessa zona de ruido 2.


Por isso, a nossa campanha continua


Congonhas em Ribeirão Não!

Leite Lopes ampliado = mais favelas, , maior risco de acidentes 
e assaltos no mergulhão (túnel sob a Av. Thomas Alberto).

Novo aeroporto em nova área já!






[i] Desenho que consta do Relatório de Regularização Ambiental (RRA) no 2º volume pag 364


[i] http://www.jornalacidade.com.br/politica/NOT,2,2,1051519,Pelo+Estado+Daesp+garante+Leite+Lopes.aspx



[i] Ativismo este na versão do “Papai Noel Leite Lopes Internacional”, substituto do “Ribeirão Preto Califórnia Brasileira”, entre outros chavões, que ao longo dos anos tem trazido sérios problemas urbanísticos e sociais com a imigração de pessoas atraídas e enganadas por essas  mentirosas oportunidades, na condição de mão de obra barata que, depois de bem exploradas e descartadas, não têm como voltar e terminam por  se estabelecerem em favelas.


[i] No dia 09/04/2015

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