quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Aeroporto Internacional: Agora ou nunca!

Na coluna “DO LEITOR” do jornal “A CIDADE”, de ontem, dia 24/09, sobre Aeroportos, Ricardo Corona, administrador de empresas, escreveu: “Enquanto o aeroporto Leite Lopes de Ribeirão Preto agoniza, o aeroporto de Araraquara entra na lista, entre os quais serão privatizados.” – ainda, menciona aerotrópolis como podendo ser uma das alternativas.
No artigo com o título acima, de agosto de 1999, escrevi que, “Remendado o daqui, outra cidade irá construir o Grande Aeroporto Internacional, inviabilizando em definitivo a construção do pretendido para esta região, devido à pequena distância que os separariam, além de tão cedo o interior do Estado de São Paulo não comportar mais do que um dessa envergadura.”
Portanto, hoje passados quatorze anos, lamentavelmente, meu vaticínio parece estar em vias de se tornar realidade, perdendo todos nós de Ribeirão Preto e região!  Tendência mundial, aerotrópolis exigem grandes áreas totalmente incompatíveis com a do Leite Lopes.
Teríamos nós, ainda tempo para reverter às expectativas e garantir a possibilidade de termos nossa aerotrópolis? Será que o império da mediocridade continuará barrando tal pretensão?
PENSEMOS GRANDE, ACORDE RIBEIRÃO PRETO, ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS!
Jorge de Azevedo Pires – professor dedicado ao bem comum, autor do livro “Pensando Ribeirão Preto – ontem, hoje e amanhã” – 2011.

Um comentário:

  1. Acredito que o amigo Ricardo Corona é que está agonizando, a notícia que ele leu não é bem essa, aqui transcrevo os principais tópicos:

    São Paulo, sábado, 25 de agosto de 2012

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    Aeroportos locais entram em pacote de 'privatização':
    Leite Lopes, de Ribeirão, é apontado como um dos mais interessantes para investidores,Terminais de Franca, Barretos, São Carlos e Araraquara também são analisados para concessões até 2014.
    ARARIPE CASTILHO
    DE RIBEIRÃO PRETO

    O governo de São Paulo planeja fazer a concessão de aeroportos do Estado até 2014 -ano da Copa do Mundo- e incluiu no pacote os cinco terminais da região: em Ribeirão Preto, Franca, São Carlos, Araraquara e Barretos.
    As concessões devem ocorrer por meio de PPPs (parcerias público-privadas) e, segundo a Secretaria de Estado de Logística e Transportes, estudos definirão se o processo será caso a caso ou por grupos de aeroportos.
    Em abril, o superintendente do órgão, Ricardo Rodrigues Barbosa Volpi, afirmou que a ideia era dividir os aeroportos em cinco lotes para torná-los mais atraentes para possíveis investidores.
    A pasta já avalia, no entanto, que o Leite Lopes, em Ribeirão Preto, é um dos mais viáveis do Estado para concessão e dá como certa a parceria com investidores.
    "Trata-se do aeroporto de maior movimento do Daesp e o quarto do Estado. Este fato gerará interesse, com certeza, da iniciativa privada", afirmou a secretaria em nota.
    Em 2011, 2,57 milhões de passageiros circularam nos 31 terminais estaduais. Ribeirão foi responsável por 1,14 milhão (56,69%) desses embarques e desembarques.
    Já no transporte de cargas, Ribeirão fica em segundo com 889,8 toneladas movimentadas no ano passado, perdendo para Bauru/Arealva, que movimentou 1,24 mil toneladas das 5,02 mil do Estado.

    Leia mais sobre os aeroportos do Estado
    folha.com/no1142834
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